Conheça a nova marca do Grupo Volkswagen
3 de fevereiro de 2019 – 9:07 | Comentários desativados em Conheça a nova marca do Grupo Volkswagen

Primeiro modelo 100% da Cupra deve estrear no Salão de Genebra
Nova marca do Grupo Volkswagen, a Cupra já lançou seu primeiro produto. Porém, trata-se de uma versão com apelo esportivo do SUV Seat Ateca, que …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Mercado, Motos

Yamaha Tracer chega ao Brasil por R$ 45.990 como “SUV das motos”

Submitted by on 14 de mar̤o de 2016 Р11:20No Comment

yamaha-tracer-2016-1457559299439_615x470

Yamaha MT-09 Tracer é um modelo encorpado, de linhas modernas, que tem duas características marcantes: esportividade (115 cv) e ciclística de bigtrail. O resultado desta “mistura” é um crossover de comportamento apimentado, mas com bastante conforto e forte vocação para longas viagens.

O bom pacote tecnológico com três modos de pilotagem, controle de tração e sistema de freios ABS. O preço é competitivo para a categoria: R$ 45.990.

Desenho

Impactante, o design segue o padrão estético das superesportivas da Yamaha, traduzido pela carenagem frontal facetada com dois faróis. O tanque de combustível de 18 litros oferece bom encaixe para as pernas, que vai acomodado em um largo e confortável banco, que tem espuma de boa densidade e ainda regulagem de altura.

O painel de instrumentos é completo. Além do velocímetro, conta-giros e marcador de combustível, traz computador de bordo capaz de informar a marcha engatada, hodômetros (total e parcial), termômetro, informações de consumo instantâneo e relógio – é possível navegar meio de um botão no punho esquerdo. Há ainda uma prática tomada 12 volts, que pode carregar o GPS ou até o celular.

Super motor

Com três cilindros e virabrequim crossplane, onde as bielas estão posicionadas a 120 graus, a Yamaha conseguiu reunir o melhor dos dois mundos no motor da Tracer: muito torque em baixos e médios regimes e potência de sobra em altos giros. São 846 cc, 115 cv (10.000 rpm) e 8,92 kgfm de torque (8.500 rpm). O sistema ainda conta com duplo comando (DOHC), quatro válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e alimentação por injeção eletrônica.

Para otimizar o desempenho, ela conta com a tecnologia Drive Mode, que permite ao motociclista escolher entre três modos de pilotagem: standard, A e B. O modo “B” deixa a moto mais conservadora e suave; a opção “A” oferece respostas bem mais instantâneas e até ríspidas.

Para controlar o caráter esportivo, a MT-09 Tracer oferece controle de tração como item de série. Em mais de 400 quilômetros, o consumo médio foi de 22 Km/l, o que lhe confere autonomia de cerca de 400 quilômetros com um tanque.

Ciclística de primeira
Com boa dose de progressividade e segurança, a Tracer usa suspensão invertida (upside-down) na dianteira, com tubos de 41 mm de diâmetro e 137 mm de curso. No sistema de freio, dois discos flutuantes de 298 mm e duas pinças radiais de quatro pistões opostos.

Na traseira, a moto utiliza sistema Monocross com link, com curso de 130 mm, e disco de 245 mm com uma pinça simples. O amortecedor, aliás, tem posicionamento mais horizonta com regulagem na pré-carga da mola e no retorno hidráulico. As rodas são aro 17, calçadas por pneus de uso esportivo.

A moto é ágil, principalmente nas mudanças de direção. Destaque para o sistema de freios, superdimensionado para a moto, com mordidas precisas e ABS.

SUV?
No quesito ergonomia, a Tracer mostra o quanto é diferente. O piloto encontra postura mais confortável, com a coluna mais ereta, como nas trails — vale lembrar que a altura do assento pode ser ajustada entre 845 e 860 mm.

O mesmo vale para o guidão de alumínio, que permite duas posições: mais recuado ou mais à frente. O conforto da garupa também recebeu atenção e traz assento mais espesso, com alças mais altas e acessíveis.

A união entre esportividade e conforto faz da Tracer uma moto extremamente versátil, como um SUV. Um veículo seguro e ágil na cidade, mas que pode encarar longas viagens com conforto.

FONTE: Uol.com
TEXTO: Aldo Tizzani

Comments are closed.