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Volvo leva simulador de ônibus híbrido a feira especializada no Rio

Submitted by on 5 de novembro de 2014 – 10:19No Comment

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A Volvo terá em seu estande na FetransRio, evento dirigido ao setor de transporte que acontece no Rio de quarta (5) a sexta (7), um simulador de ônibus híbrido. Como ele, os visitantes da feira poderão sentir a diferença entre dirigir um veículo híbrido e um diesel.

Entre as principais características do ônibus híbrido, estão a ausência total de ruído quando se entra no modo elétrico, bem como o sistema de frenagem regenerativa, que aproveita a energia dissipada durante a frenagem para recarregar a bateria.

“Para retirar todos os benefícios que a tecnologia oferece, é necessário ter uma condução otimizada suave, especialmente na hora de frear o veículo, para que o motorista aproveite toda a energia da frenagem para recarregar a bateria do motor elétrico”, diz Idam Stival, coordenador da engenharia de vendas da Volvo Bus Latin América.

Para que o motorista saiba qual foi a sua performance na condução, um visor no painel do simulador aponta quanto da frenagem ele aproveitou para recarregar a bateria. O simulador de direção do ônibus híbrido foi desenvolvido pela Volvo para treinamento de motoristas no Brasil e outros países da América Latina.

Projetada para um ônibus com dois motores (um diesel e outro elétrico), que funcionam em paralelo ou de forma independente, o ônibus híbrido da Volvo tem uma tecnologia chamada Híbrida em Paralelo.

Seu motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 km/h. O motor diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. Quando o veículo está parado (no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos), o motor diesel fica desligado.

Estudos da Volvo demonstram que o tempo em que o veículo fica parado pode representar até 50% do período total de operação do ônibus. Como o motor diesel fica desligado, durante todo esse tempo não há emissões. O sistema híbrido desenvolvido pela Volvo proporciona uma redução no consumo de combustível e nas emissões de CO2 de até 35%. Além disso, o veículo emite 50% menos material particulado (fumaça) e NOx (óxidos nocivos à saúde) em relação aos ônibus com tecnologia Euro 5.

Fonte: Luís Perez / Carpress

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