Confira as novidades apresentadas no Salão Duas Rodas
20 de novembro de 2017 – 13:49 | Comentários desativados

As principais empresas do setor de motos do Brasil apresentaram suas novidades para 2018 no Salão Duas Rodas, em São Paulo. Mesmo em um mercado que ainda sente os efeitos da crise econômica, foi possível …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Novidades

Volkswagen Teramont deve estrear inédito V6 2.5 TSI com 299 cv

Submitted by on 25 de outubro de 2016 – 8:50No Comment

volkswagen-teramont-1

O Volkswagen Teramont é a versão chinesa do Atlas, o maior SUV da marca alemã, que deve chegar em breve aos dois maiores mercados do mundo. Feito sobre a plataforma modular MQB, o utilitário esportivo já nasce com espaço e comodidade suficientes para sete ou oito passageiros.

Tanto na China quanto nos EUA, cogita-se o uso de motor de quatro cilindros, que pode ser o 2.0 TSI com algo em torno de 265 cv, a mesma preparação do Golf GTI Clubsport, por exemplo. Com essa cavalaria, o Volkswagen Teramont/Atlas já teria condições de suprimir um V6 mais antigo.

No entanto, pelo menos na China, já se fala em algo mais forte que essa suposta opção 2.0 TSI. Trata-se de um novo V6 TSI, mas com 2.5 litros e potência em torno de 299 cv. A informação teria sido registrada pela Shanghai-VW junto ao Ministério da Indústria, dizendo que o propulsor é fabricado na histórica fábrica de motores em Salzgitter, Alemanha.

Por conta da MQB, provavelmente esse motor V6 2.5 TSI é uma derivação do clássico VR6, cujo ângulo de abertura das bancadas de cilindros é de 15°, favorecendo a introdução transversal. Comenta-se há algum tempo que o VR6 daria origem também a um novo 3.0 TSI, que poderia ser utilizado em modelos esportivos da marca alemã. Ele foi usado no conceito GTI Vision em 2014 e entregava 503 cv.

CrossBlue

O Volkswagen Teramont e sua versão americana Atlas são desenvolvimentos do conceito CrossBlue, que não só apresentava uma proposta de SUV de grande porte, mas também um veículo híbrido com várias possibilidades. O gigantismo do utilitário conceitual surpreendeu, pois o mesmo supera com folga do maior SUV da VW até então, o Touareg.

Com 4,98 m de comprimento, 2,01 de largura, 1,73 de altura e 2,98 de entre eixos. Ele utilizava o novo motor EA288 2.0 TDI com duas turbinas e dois motores elétricos. O Volkswagen CrossBlue também deu origem ao CrossBlue Coupé. uma variante pouco menor e com cinco lugares, que por enquanto não está pronta.

Chattanooga e as chinesas

Nos EUA, a planta de Chattanooga, Tennessee, já está adaptada para produção do Atlas, que deverá ser o topo de linha dos utilitários esportivos da Volkswagen. Logo abaixo dele, a VW deve emplacar o Novo Tiguan LWB. Essa variante maior – também existente na China – terá cinco ou sete lugares, mas não deve fechar a gama, pois provavelmente o derivado SUV do Novo Polo deve ser vendido nos EUA e quem sabe até um intermediário entre eles.

Na China, o Teramont levanta uma questão interessante: haverá somente um SUV top de sete lugares? A resposta provavelmente é não. Como já se sabe, o utilitário esportivo será fabricado pela Shanghai-VW. Como compensação, a FAW-VW precisará ter um equivalente do outro lado.

Este poderia ser o CrossBlue Coupé, por exemplo, mas o termo “equivalente” se aplica de fato em produtos similares das duas joint-ventures. Por isso, uma variante local do Teramont deve aparecer sob a FAW-VW e com novo nome. Se não acontecer, outra opção seria o Novo Touareg, mas de qualquer forma, ele não entregaria os dois assentos oferecidos pelo Teramont. Assim, a VW mantém a disputa entre suas sócias e a liderança do mercado chinês.

TEXTO: Redação
FONTE: Noticias Automotivas

Comments are closed.