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Volkswagen Teramont deve estrear inédito V6 2.5 TSI com 299 cv

Submitted by on 25 de outubro de 2016 – 8:50No Comment

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O Volkswagen Teramont é a versão chinesa do Atlas, o maior SUV da marca alemã, que deve chegar em breve aos dois maiores mercados do mundo. Feito sobre a plataforma modular MQB, o utilitário esportivo já nasce com espaço e comodidade suficientes para sete ou oito passageiros.

Tanto na China quanto nos EUA, cogita-se o uso de motor de quatro cilindros, que pode ser o 2.0 TSI com algo em torno de 265 cv, a mesma preparação do Golf GTI Clubsport, por exemplo. Com essa cavalaria, o Volkswagen Teramont/Atlas já teria condições de suprimir um V6 mais antigo.

No entanto, pelo menos na China, já se fala em algo mais forte que essa suposta opção 2.0 TSI. Trata-se de um novo V6 TSI, mas com 2.5 litros e potência em torno de 299 cv. A informação teria sido registrada pela Shanghai-VW junto ao Ministério da Indústria, dizendo que o propulsor é fabricado na histórica fábrica de motores em Salzgitter, Alemanha.

Por conta da MQB, provavelmente esse motor V6 2.5 TSI é uma derivação do clássico VR6, cujo ângulo de abertura das bancadas de cilindros é de 15°, favorecendo a introdução transversal. Comenta-se há algum tempo que o VR6 daria origem também a um novo 3.0 TSI, que poderia ser utilizado em modelos esportivos da marca alemã. Ele foi usado no conceito GTI Vision em 2014 e entregava 503 cv.

CrossBlue

O Volkswagen Teramont e sua versão americana Atlas são desenvolvimentos do conceito CrossBlue, que não só apresentava uma proposta de SUV de grande porte, mas também um veículo híbrido com várias possibilidades. O gigantismo do utilitário conceitual surpreendeu, pois o mesmo supera com folga do maior SUV da VW até então, o Touareg.

Com 4,98 m de comprimento, 2,01 de largura, 1,73 de altura e 2,98 de entre eixos. Ele utilizava o novo motor EA288 2.0 TDI com duas turbinas e dois motores elétricos. O Volkswagen CrossBlue também deu origem ao CrossBlue Coupé. uma variante pouco menor e com cinco lugares, que por enquanto não está pronta.

Chattanooga e as chinesas

Nos EUA, a planta de Chattanooga, Tennessee, já está adaptada para produção do Atlas, que deverá ser o topo de linha dos utilitários esportivos da Volkswagen. Logo abaixo dele, a VW deve emplacar o Novo Tiguan LWB. Essa variante maior – também existente na China – terá cinco ou sete lugares, mas não deve fechar a gama, pois provavelmente o derivado SUV do Novo Polo deve ser vendido nos EUA e quem sabe até um intermediário entre eles.

Na China, o Teramont levanta uma questão interessante: haverá somente um SUV top de sete lugares? A resposta provavelmente é não. Como já se sabe, o utilitário esportivo será fabricado pela Shanghai-VW. Como compensação, a FAW-VW precisará ter um equivalente do outro lado.

Este poderia ser o CrossBlue Coupé, por exemplo, mas o termo “equivalente” se aplica de fato em produtos similares das duas joint-ventures. Por isso, uma variante local do Teramont deve aparecer sob a FAW-VW e com novo nome. Se não acontecer, outra opção seria o Novo Touareg, mas de qualquer forma, ele não entregaria os dois assentos oferecidos pelo Teramont. Assim, a VW mantém a disputa entre suas sócias e a liderança do mercado chinês.

TEXTO: Redação
FONTE: Noticias Automotivas

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