Carro voador japonês faz voo de um minuto em teste
5 de agosto de 2019 Р15:23 | Comentários desativados em Carro voador japonês faz voo de um minuto em teste

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VERDADES E MITOS SOBRE A EMBREAGEM

Submitted by on 30 de março de 2016 Р11:38No Comment

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Entenda o que é fato e o que é lenda no acionamento do pedal esquerdo

A embreagem realiza o acoplamento do motor com o c√Ęmbio e garante a transfer√™ncia homog√™nea de torque, facilitando tamb√©m a mudan√ßa de marchas. Seu uso em carros manuais, atrav√©s do pedal esquerdo, √© cercado de mitos e quest√Ķes que geralmente vieram l√° do passado. Vamos tentar respond√™-las nos t√≥picos abaixo.

Por que o pedal da embreagem come√ßa a endurecer em carros com dezenas de milhares de qui√īmetros rodados?

Isso acontece por causa do desgaste do conjunto da embreagem. Quando ocorre, a mola do disco j√° pode ter perdido de 20% a 30% de sua flexibilidade. A mola do plat√ī se deteriora com o uso, prejudicando todo o mecanismo. Nessas condi√ß√Ķes, n√£o h√° outra sa√≠da: √© preciso trocar o conjunto da embreagem. O principal respons√°vel pelo desgaste s√£o os pesados choques mec√Ęnicos e as altas temperaturas impostas aos componentes. Para prolongar a vida √ļtil da embreagem, o motorista precisa eliminar certos v√≠cios na condu√ß√£o do ve√≠culo, como descansar o p√© no pedal, “segurar” o carro com a embreagem numa ladeira (em vez de usar o freio de m√£o) e dar arrancadas bruscas.

√Č verdade que n√£o se deve acionar a embreagem ao dar a partida?

Em termos. N√£o h√° um consenso a esse respeito. H√° quem afirme que essa pr√°tica n√£o traz benef√≠cio mec√Ęnico algum. E h√° quem diga que, ao se pisar na embreagem, alivia-se o peso no volante do motor, o que √© sempre √ļtil, especialmente quando a bateria est√° fraca para dar a partida.

√Č melhor dar a partida com a marcha engatada (pisando na embreagem)?

N√£o. H√° quem ache que, assim, o √≥leo subiria mais r√°pido para lubrificar o c√Ęmbio. Mas, ao ligar o carro, os pist√Ķes se movimentam, lubrificando as paredes do cilindro. A circula√ß√£o do √≥leo lubrifica o c√Ęmbio quando ele √© movimentado.

Ao desengatar as marchas, é necessário pisar na embreagem?

Claro que sim. A embreagem deve ser sempre acionada tanto no engate quanto no desengate das marchas. Isso evita a quebra dos dentes das engrenagens.

Ao apertar a embreagem rapidamente e soltar (com a marcha engatada), o carro corre mais?

N√£o. O que acontece √© um tranco provocado pela retomada da acelera√ß√£o do motor. Ao acionar a embreagem, ocorre o desvinculamento r√°pido do motor com o c√Ęmbio e, consequentemente, com as rodas. Isso acelera o desgaste da embreagem.

Posso partir da imobilidade com a segunda marcha engatada?

Isso não é recomendado. Andar com o carro em marcha mais alta que o indicado pode prejudicar o motor e a caixa de mudanças. Nessa situação, o motor pede uma marcha mais baixa para adequar a potência à velocidade do veículo. A potência mal gerenciada faz com que a transmissão funcione aos trancos, causando desgastes.

O que significa “trocar de marchas no tempo”, sem o uso da embreagem?

Isso significa sincronizar a velocidade do motor com a velocidade da engrenagem que ser√° selecionada. Nesse exato momento, voc√™ n√£o precisa que a embreagem seja selecionada para o engate. Para isso, √© preciso conhecer as rela√ß√Ķes de marcha de seu carro para saber exatamente qual rota√ß√£o deve ser atingira em cada troca (por exemplo, esticar a primeira marcha at√© os 4.000 rpm e ent√£o passar para a segunda a 2.000 rpm, caso a rela√ß√£o entre as marchas seja de 2:1). Este recurso pode ser importante caso, por algum motivo, voc√™ precise movimentar o carro sem utilizar a embreagem (se ela estiver avariada, por exemplo). A troca, por√©m, tem que ser feita de maneira perfeita, sem arranhar as marchas. √Č poss√≠vel fazer isso em carros de passeio, mas o que se economiza no desgaste de embreagem √© muito pequeno diante do risco de voc√™ causar um dano maior nas engrenagens e an√©is sincronizadores.

Quais as consequências de se arranhar a marcha durante as trocas?

O engate for√ßado durante a troca de marchas pode quebrar ou tirar “lascas” dos dentes das engrenagens do c√Ęmbio. Essas “lascas” ficam no √≥leo de lubrifica√ß√£o do c√Ęmbio. Como o buj√£o do √≥leo √© magn√©tico, ele atrai essa limalha. √Č f√°cil verificar se h√° limalha durante a troca de √≥leo do c√Ęmbio, pois as part√≠culas grudam no √≠ma do buj√£o. Constatada a sua presen√ßa, o √≥leo deve ser trocado rapidamente, pois os peda√ßos de metal danificam as outras engrenagens do c√Ęmbio.

FONTE: Quatro Rodas
TEXTO: Redação

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