Confira as novidades apresentadas no Salão Duas Rodas
20 de novembro de 2017 – 13:49 | Comentários desativados

As principais empresas do setor de motos do Brasil apresentaram suas novidades para 2018 no Salão Duas Rodas, em São Paulo. Mesmo em um mercado que ainda sente os efeitos da crise econômica, foi possível …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Indústria

Venezuela: economia em colapso faz produção de veículos cair 80% no semestre

Submitted by on 29 de julho de 2014 – 10:30No Comment

02

Vítima de constantes intervenções do governo de Nicolás Maduro, o setor econômico da Venezuela caminha para o que pode ser chamado de verdadeiro colapso. Além de sofrer com índices de inflação que beiram a casa dos 60% e viver o desabastecimento geral de bens básicos, a economia do país amarga fortes baixas na indústria automobilística. O setor, até então o terceiro mais desenvolvido da América do Sul (atrás apenas do Brasil e da Argentina), está cada vez mais deficitário. Só no primeiro semestre deste ano o recuo foi de 80%.

Nos primeiros seis meses de 2013, por exemplo, as fábricas estabelecidas no país produziram 36.919 unidades. No mesmo período deste ano, com muitos esforços, o número foi de apenas 6.161 exemplares. A política intervencionista de Maduro, associada às taxas alarmantes de inflação, são consideradas as principais causas do declínio da indústria automobilística venezuelana. Entre outras dificuldades, o governo restringe a oferta de dólares no mercado e impossibilita as montadoras de honrarem compromissos com fornecedores estrangeiros. Sem peças vindas do exterior, é impossível tocar a produção.

O governo se defende acusando as montadoras de ganância e superfaturamento. Recentemente, Maduro foi a público criticar a postura da Toyota de interromper as operações fabris no país. Segundo o presidente, a marca tornou-se aliada de seus inimigos políticos na tentativa de desestabilizar seu governo. Além da gigante japonesa, Ford, General Motors e FCA Fiat-Chrysler mantém linhas de montagem na região.

Fonte: Dyogo Fagundes / Carplace

Comments are closed.