Conhe√ßa a moto feita ‘quase completamente’ por uma impressora 3D
7 de dezembro de 2018 – 12:19 | Coment√°rios desativados em Conhe√ßa a moto feita ‘quase completamente’ por uma impressora 3D

Chamada de Nera, a motocicleta tem chassi, carenagens e até pneus feitos pelo sistema. Apenas motor e parte elétrica são produzidos de maneira convencional.
A ideia de criar diversos objetos com o uso de uma impressora …

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Veja quais itens checar na hora de comprar um carro usado de 9 e 12 anos de idade

Submitted by on 8 de junho de 2018 – 9:38No Comment

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O mercado de usados √© din√Ęmico. Segundo a associa√ß√£o das revendedoras (Fenauto), a venda de seminovos (aqueles carros com at√© 3 anos de uso) caiu, enquanto a venda dos carros entre 9 e 12 anos de idade subiu.

Porém, a aquisição de carros mais rodados exige cuidado redobrado.
S√£o ve√≠culos com a quilometragem entre 100 mil e 150 mil km. Aqui n√£o h√° d√ļvidas de que o estado deste carro depender√° dos antigos propriet√°rios, tanto em rela√ß√£o ao cumprimento das manuten√ß√Ķes peri√≥dicas, como a forma de uso. Cabe at√© aquela famosa frase ‚Äúme diga com quem andas e te direi quem tu √©s‚ÄĚ.

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Geralmente, ve√≠culos que rodam em estrada costumam estar em melhores condi√ß√Ķes do que aqueles que rodam apenas em centros urbanos. Mas n√£o podemos generalizar.

Se está de olho em um carro com essa idade, vamos ao que importa. Você tem que focar nos itens mais significativos, pois eles vão dizer efetivamente quanto vale o carro que você está comprando.

Esqueça risquinhos na pintura, manchas no banco, tabela Fipe. O valor de um carro com alta quilometragem está relacionado muito mais ao estado geral de conservação do que propriamente ao ano/modelo.

√Č preciso fazer um pente fino no motor, c√Ęmbio e suspens√£o.
Esses itens, caso necessitem de manutenção pesada, podem deixar sua situação financeira comprometida, principalmente se sua ideia for financiar parte do valor do bem.

Come√ßando pelo motor, puxe a vareta do √≥leo e verifique se est√° no n√≠vel. Se estiver com o n√≠vel baixo, ‚Äúcart√£o amarelo‚ÄĚ. O consumo de √≥leo frequente (mais de um litro por m√™s) √© um grande indicador de motor cansado.

Verifique também se o óleo não está esbranquiçado, este é um sinal de que a água do sistema de arrefecimento está contaminando o lubrificante, e talvez exija uma retífica de cabeçote. Motor falhando e a fumaça cinza azulada no escapamento é o golpe de misericórdia. Pule fora do negócio!
Se o c√Ęmbio for manual, a verifica√ß√£o √© a seguinte: Com o carro parado, acelere at√© 2 mil rota√ß√Ķes por minuto. Preste aten√ß√£o nos ru√≠dos de rolamentos, pise na embreagem e perceba se eles diminuem a ponto de voc√™ dizer ‚Äúnossa, que al√≠vio‚ÄĚ.

Quando os rolamentos estão ruins, o barulho incomoda. Porém, ao pisar no pedal de embreagem, eles param de girar, indicando que eles são os causadores do ruído.

Fa√ßa diversos testes de rodagem, em diversas condi√ß√Ķes de piso e inclina√ß√£o, para ver se nenhuma marcha escapa. Se poss√≠vel, pegue o come√ßo de uma estrada, e veja se n√£o h√° zunidos em velocidades acima de 80km/h. Tudo isso pode ser indicativo de problemas.

Um carro com cerca de 130 mil km tamb√©m pode possuir uma caixinha de surpresas chamada c√Ęmbio autom√°tico.

Se o vendedor possuir notas fiscais indicando a troca de √≥leo, a probabilidade de ter problema √© menor do que um c√Ęmbio mec√Ęnico.
Agora, se o antigo propriet√°rio nunca trocou o √≥leo desse cambio, voc√™ vai se sentir sentado em uma mesa de roleta de um cassino. Alguns poucos fabricantes indicam a troca do √≥leo do c√Ęmbio com mais de 100 mil km. A grande maioria recomenda a troca a cada 40 mil km. Consulte o manual.
Suspensão cansada a gente percebe andando com o carro, não adianta enfiar a cabeça de baixo do carro, dificilmente quem não é do ramo consegue identificar alguma coisa errada.

Comprar um carro com quilometragem mais alta sem dar uma volta é dar chance para o azar.
Na hora do test-drive, nada de avenidas com asfalto liso. Procure ruas com buracos, valetas, lombadas e fique atento aos ruídos.
Na checagem final, verifique as luzes do painel como airbags, ABS e luz da inje√ß√£o. N√£o caia na conversa de ‚Äúgasolina suja‚ÄĚ. Pode at√© ser verdade, mas n√£o feche o neg√≥cio enquanto o painel n√£o estiver com todas as luzes apagadas.

Aliás, o fato de não ter nenhuma luz acesa, não significa necessariamente que está tudo em ordem. Para não ficar com algum problema lá na frente, você pode solicitar que o sistema seja checado através de um scanner. Se houver alguma informação de anomalia armazenada no módulo, ela aparecerá.

Se voc√™ ainda n√£o se sente seguro em comprar o carro, procure um mec√Ęnico para auxilia-lo. O custo de uma assessoria √© muito pequeno quando comparado ao preju√≠zo que voc√™ pode ter com uma compra malfeita.

Até a próxima!

Texto: Denis Marum

Fonte: g1.globo.com

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