Toyota divulga imagens de sua nova frota de carros elétricos
11 de junho de 2019 – 9:24 | Comentários desativados em Toyota divulga imagens de sua nova frota de carros elétricos

A montadora anunciou seus planos para um futuro de carros elétricos e divulgou as primeiras imagens de sua nova frota sustentável, que será lançada globalmente em 2025.
A Toyota foi uma das percursoras na adoção de …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Curiosidades

TOYOTA FJ CRUISER: O DESCENDENTE SOFISTICADO DO BANDEIRANTE

Submitted by on 19 de maio de 2016 – 9:53No Comment

toyota-fj-cruiser

* A Toyota anunciou nesta semana que o FJ Cruiser deixará de ser fabricado mundialmente, após exatos 10 anos de produção. Para lembrar de um dos modelos mais desejados que jamais foram importados oficialmente para o Brasil, vamos rever o Impressões ao Dirigir publicado pela QUATRO RODAS na época de seu lançamento.

Essa cara é familiar… Os faróis redondos e o formato da grade lembram o visual do antigoToyota Bandeirante, fabricado durante décadas no Brasil. Mas, com exceção do sobrenome, o moderno FJ Cruiser não tem nada a ver com seu saudoso parente. Além do porte imponente, o jipão tem desenho impressionante, que mais parece o de um carro-conceito. Ainda mais reforçado pela combinação de cores, como você pode conferir nas fotos da versão avaliada: carroceria amarela com capota branca e pára-choques que combinam o preto fosco com o cinza.

Visto de fora, o FJ Cruiser parece ter apenas duas portas. É que as traseiras são menores e não têm maçanetas externas. São discretas mas não convencionais: elas têm abertura invertida, as chamadas “portas suicidas”.

Mas nem só de estética é feito o modelo da Toyota, que é trazido pelo importador paulista Forest Trade e vendido por 85.000 dólares (em agosto de 2006, o equivalente a R$ 181.560). O FJ Cruiser oferece conteúdo e conforto, ao contrário de seu antigo ancestral nacional. A boa vida a bordo é garantida não só pelos bancos anatômicos, mas também pelo motor V6 4.0 24V a gasolina, que tem funcionamento silencioso e sem vibrações. Com 240 cavalos de potência e 38,4 mkgf de torque, ele roda o tempo todo com suavidade.

E não pense que o câmbio automático é daqueles longos demais, nos quais o silêncio e a suavidade são valores a abater do prazer de dirigir. Em nosso test drive, as marchas (são cinco) se revezaram com bastante eficiência, deixando sempre o motor em estado de alerta. Com o pé “leve”, a condução é tranqüila, mas basta pressionar o acelerador com mais força para perceber a redução de uma ou duas marchas, recuo suficiente para o pesado FJ Cruiser avançar com rapidez. O FJ é quase tão esperto quanto um sedã de mesma motorização.

Na cidade, o conforto também é garantido pelos pneus largos, nas medidas 265/70 R17. Só mesmo uma cratera para perturbar o sossego do motorista. De quebra, os pneus – e a suspensão bem calibrada – garantem boa estabilidade nas curvas.

Para os que têm espírito aventureiro, o FJ Cruiser se apresenta preparado para as trilhas: ele conta com tração 4×4 longa e reduzida, bloqueio do diferencial traseiro e controle ativo da tração, tudo para ajudar o desbravador a não atolar.

Na cabine, os destaques ficam para o bom acabamento, o sistema de som de alta qualidade, com direito a disqueteira de painel e até um potente subwoofer, e os instrumentos no topo do painel (bússola, indicador da temperatura externa e inclinômetro). Como se vê, diante do luminoso FJ Cruiser, nosso velho Toyota Bandeirante só é mesmo uma pálida lembrança.

Veredicto
Uma boa associação de jipão 4×4 com visual de chamar atenção. Se seu gosto se enquadra nisso, essa novidade é uma boa pedida. De quebra, o porte do FJ Cruiser impõe respeito no trânsito.

Fonte: Quatro Rodas
Texto: Igor Thomaz

Comments are closed.