Confira as novidades apresentadas no Salão Duas Rodas
20 de novembro de 2017 – 13:49 | Comentários desativados

As principais empresas do setor de motos do Brasil apresentaram suas novidades para 2018 no Salão Duas Rodas, em São Paulo. Mesmo em um mercado que ainda sente os efeitos da crise econômica, foi possível …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Indústria

Toyota batiza carro a hidrogênio; Honda diz que terá rival em 2016

Submitted by on 18 de novembro de 2014 – 10:25No Comment

09

A Toyota anunciou nesta segunda-feira (17) que o seu primeiro carro comercial movido a hidrogênio, com lançamento previsto para abril de 2015, será chamado de Mirai, que significa “futuro” em japonês.

Ainda chamado de FCV (Fuell-Cell Vehicle), o modelo foi mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo, mas está longe do mercado nacional. Ele será vendido primeiramente no Japão e depois nos Estados Unidos, com preço estimado de US$ 70 mil (cerca de R$ 170 mil).

Rival

O Mirai é anunciado como o primeiro carro com a tecnologia de “pilha de hidrogênio” a ser feito em grande escala, mas já tem um rival. A Honda mostrou também nesta segunda-feira um nova versão do FCV Concept – base para o modelo final, que ganhará as ruas japonesas em março de 2016, ante de Europa e Estados Unidos.

Carro ‘faz’ água

Como funciona a tecnologia? É semelhante aos híbridos que podem ser carregados na tomada (plug-in), mas em vez de energia elétrica, tem tanques de hidrogênio de alta pressão.

Em uma estação, o hidrogênio é quebrado em 2 moléculas, o que gera uma descarga elétrica. Essa energia é direcionada a um conversor de tensão, que alimenta uma bateria. O resultado dessa reação é água, que sai pelo escapamento.

Desenvolvimento

O uso de hidrogênio como combustível é estudado pela indústria há pelo menos duas décadas – todas as grandes montadoras já apresentaram protótipos. A Honda realiza testes experimentais com clientes desde 2005 nos EUA, com o FCX e o FCX Clarity.

De acordo com as 2 montadoras, tanto o Mirai, quanto o FCV Concept, têm autonomia para até 700 km com uma carga de hidrogênio, e a recarga duraria apenas 3 minutos.

Fonte: G1
Foto: Alan Morici/G1

Comments are closed.