F-150 Raptor SuperCrew vem ao Brasil mais barata
6 de fevereiro de 2018 – 10:20 | Comentários desativados

A versão SuperCrew da Ford F-150 Raptor é um monstro sobre rodas, trazendo ampla cabine de quatro portas e medindo 5,89 m de comprimento. O primeiro exemplar da linha 2018 com essa configuração acaba de …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Indústria

Toyota batiza carro a hidrogênio; Honda diz que terá rival em 2016

Submitted by on 18 de novembro de 2014 – 10:25No Comment

09

A Toyota anunciou nesta segunda-feira (17) que o seu primeiro carro comercial movido a hidrogênio, com lançamento previsto para abril de 2015, será chamado de Mirai, que significa “futuro” em japonês.

Ainda chamado de FCV (Fuell-Cell Vehicle), o modelo foi mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo, mas está longe do mercado nacional. Ele será vendido primeiramente no Japão e depois nos Estados Unidos, com preço estimado de US$ 70 mil (cerca de R$ 170 mil).

Rival

O Mirai é anunciado como o primeiro carro com a tecnologia de “pilha de hidrogênio” a ser feito em grande escala, mas já tem um rival. A Honda mostrou também nesta segunda-feira um nova versão do FCV Concept – base para o modelo final, que ganhará as ruas japonesas em março de 2016, ante de Europa e Estados Unidos.

Carro ‘faz’ água

Como funciona a tecnologia? É semelhante aos híbridos que podem ser carregados na tomada (plug-in), mas em vez de energia elétrica, tem tanques de hidrogênio de alta pressão.

Em uma estação, o hidrogênio é quebrado em 2 moléculas, o que gera uma descarga elétrica. Essa energia é direcionada a um conversor de tensão, que alimenta uma bateria. O resultado dessa reação é água, que sai pelo escapamento.

Desenvolvimento

O uso de hidrogênio como combustível é estudado pela indústria há pelo menos duas décadas – todas as grandes montadoras já apresentaram protótipos. A Honda realiza testes experimentais com clientes desde 2005 nos EUA, com o FCX e o FCX Clarity.

De acordo com as 2 montadoras, tanto o Mirai, quanto o FCV Concept, têm autonomia para até 700 km com uma carga de hidrogênio, e a recarga duraria apenas 3 minutos.

Fonte: G1
Foto: Alan Morici/G1

Comments are closed.