Toyota Yaris sedã começa a chegar às concessionárias
12 de julho de 2018 – 8:51 | Coment√°rios desativados

 Configuração sedã do Yaris começou a ser fabricada na semana passada e já chegou a concessionárias da marca no país
O Toyota Yaris sed√£ j√° come√ßou a chegar √†s concession√°rias da marca, de acordo com informa√ß√Ķes …

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Teste: Novo DS5 – Vida e cara novas

Submitted by on 10 de agosto de 2015 – 8:23No Comment

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A DS, divis√£o de luxo da Citro√ęn criada em 2009, sempre teve como objetivo criar projetos mais atraentes e requintados a partir dos modelos da Citro√ęn. Foi assim que aconteceu com o DS3, baseado no compacto C3, o DS4, inspirado no hatch C4, e tamb√©m o DS5, que compartilha a plataforma de modelos m√©dios do grupo PSA Peugeot Citro√ęn e tomou como base o conceito C-Sport Lounge, apresentado em 2005, durante o Sal√£o de Frankfurt. Ap√≥s ganhar a condi√ß√£o de marca independente da Citro√ęn, no ano passado, a DS tratou logo de apresentar mudan√ßas para seu modelo topo de linha. Sutis, mas suficientes para exalar ainda mais a voca√ß√£o esportiva do DS5.

Passar despercebido sempre foi tarefa praticamente imposs√≠vel para o DS5. O modelo sempre atraiu olhares por seu design inusitado, misto de sed√£, cup√™ e crossover. E, no √ļltimo Sal√£o de Genebra, em mar√ßo deste ano, o DS5 ganhou renova√ß√Ķes est√©ticas e mec√Ęnicas. Na parte externa, as modifica√ß√Ķes mais contundentes est√£o na ‚Äúcara‚ÄĚ do carro. A grade, agora em formato colmeia, est√° maior e se interliga aos far√≥is atrav√©s de molduras cromadas. Outra novidade em rela√ß√£o √† grade est√° na aus√™ncia do s√≠mbolo da Citro√ęn ao centro, que foi substitu√≠do pela logo DS, para explicitar a desvincula√ß√£o da antiga divis√£o de luxo da marca do ‚Äúdouble chevron‚ÄĚ. O conjunto √≥tico recebeu nova reorganiza√ß√£o de luzes, e os far√≥is agora s√£o compostos de bixen√īnio com leds junto com sinaliza√ß√£o das luzes direcionais. O friso cromado, que sai do cap√ī e vai at√© a janela dianteira do carro foi mantido. Na parte externa, a √ļnica novidade fica por conta da dupla sa√≠da de escape cromada, agora integrada ao para-choque.

Se do lado de fora, o hatch premium ganhou apenas uma ‚Äúmaquiagem b√°sica‚ÄĚ, dentro da cabine est√£o as principais atra√ß√Ķes. Os bancos s√£o revestidos em couro com costuras √† m√£o e tem desenho inspirados em pulseiras de rel√≥gio. Al√©m disso, os dianteiros contam com massageadores e regulagem el√©trica. O cockpit transmite a sensa√ß√£o de estar dentro de uma aeronave, com bot√Ķes no console central e no teto em pe√ßas de alum√≠nio escovado, para lembrar os comandos utilizados por pilotos de avi√£o. O teto tamb√©m possui tr√™s aberturas din√Ęmicas, com cortinas el√©tricas e individuais.

No centro do painel, aparece a nova tela sens√≠vel ao toque de 7 polegadas, que permitiu eliminar 12 bot√Ķes. Logo abaixo aparecem os comandos do ar-condicionado de duas zonas e o c√Ęmbio. Outra tecnologia dispon√≠vel no DS5 fica por conta do Head Up Display. Ao acionar o motor do ve√≠culo, aparece no campo de vis√£o do motorista uma placa transparente com algumas informa√ß√Ķes essenciais para que o motorista n√£o tire o olhar da via.

A lista de itens tecnol√≥gicos e de seguran√ßa fica mais extensa ao mencionar os seis airbags, sistema de partida sem chave, freio de estacionamento el√©trico com assistente em rampas, c√Ęmara de r√©, far√≥is de neblina que fornece feixe de luz lateral em curvas e cruzamentos, freios ABS com EBD e sistema antipatinagem, alerta para troca de faixa e monitoramento de press√£o dos pneus.

Na Europa, assim como no Brasil, o DS5 tem sob seu cap√ī o propulsor a gasolina THP 1.6 com turbocompressor, que fornece 165 cv de pot√™ncia. Por l√°, a gama √© ampliada com motores diesel ‚Äď 1.6 litro com 120 cv, e 2.0 litros com 150 e 180 cv, todos tamb√©m com turbo e tra√ß√£o dianteira. A parte mais instigante fica com o motor h√≠brido de tra√ß√£o integral capaz de render 200 cv, onde trabalham em conjunto um propulsor el√©trico e o motor 2.0 HDI diesel. As transmiss√Ķes variam entre autom√°tica ou manual, ambas de seis velocidades. N√£o h√° previs√£o de quando o renovado DS5 chega ao mercado nacional.

M√ļltiplas identidades

Cosenza/It√°lia‚Äď A bela Cosenza se tornou o cen√°rio ideal para a apresenta√ß√£o do novo DS 5. Alguns itens merecem ser citados, tais como: design, desempenho din√Ęmico, requinte, detalhes muitos bem elaborados e escolhas ‚Äúhigh tech‚ÄĚ. Todos esses englobam o carro ‚Äútop‚ÄĚ da linha DS.

O preciosismo se mostra em excesso dentro da cabine. O acabamento √© impec√°vel e √† alta tecnologia deve-se muito a tela central de sete polegadas, que possui f√°cil acesso a todas informa√ß√Ķes do carro. Itens tecnol√≥gicos na √°rea de seguran√ßa auxiliam mais ainda a vida do condutor, como far√≥is que otimizam a ilumina√ß√£o em neblina, sensor de ponto cego, assistente de partida em rampa, entre outros. O conforto tamb√©m √© esbanjado com fun√ß√Ķes de massagem nos bancos dianteiros e ar-condicionado dual-zone.

A verdadeira novidade do test-drive fica por conta do novo motor h√≠brido, que alia o propulsor diesel e outro el√©trico com tra√ß√£o 4X4. O bloco combina o desempenho de estrada, efici√™ncia do motor diesel aliado aos benef√≠cios da propuls√£o el√©trica. Nesta configura√ß√£o, o DS5 apresenta m√ļltiplas personalidades, gra√ßas √† op√ß√£o de selecionar quatro modos: Auto, Zero Emission Vehicle (ZEV), 4 rodas motrizes ‚Äď rodas dianteiras com motor diesel e rodas traseiras com motor el√©trico ‚Äď e Sport ‚Äď extrai o m√°ximo da capacidade dos propulsores.

A sensação de condução é mais que ideal, principalmente quando está relacionada à sua potência de 200 cv. A possibilidade de uma condução elétrica em perímetro urbano e agilidade, caso haja necessidade de arrancada, se tornam agradáveis. Outro fator que merece ser destacado é o baixo consumo, principalmente em ciclos urbanos.
Ficha Técnica
DS5 1.6 THP
Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.598 cm¬≥, quatro cilindros em linha, quatro v√°lvulas por cilindro. Inje√ß√£o eletr√īnica multiponto com turbo intercooler.
Transmiss√£o: C√Ęmbio autom√°tico de seis velocidades √† frente e uma a r√©. Tra√ß√£o dianteira.
Potência máxima: 165 cv a 6 mil rpm.
Di√Ęmetro e curso: 77,0 mm X 85,8 mm. Taxa de compress√£o: 11,0:1.
Aceleração de 0-100 km/h: 8,9 segundos.
Velocidade m√°xima: 211 km/h.
Torque m√°ximo: 24,5 kgfm a partir de 1.400 rpm.
Suspens√£o: Dianteira do tipo Pseudo McPherson, com bra√ßos inferiores triangulares e barra anti-inclina√ß√£o. Traseira: Travessa deform√°vel e barra anti-inclina√ß√£o. Oferece controle eletr√īnico de estabilidade.
Pneus: 235/45 R18.
Freios: discos ventilados na frente e sólidos atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Crossover em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,53 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,51 m de altura e 2,72 metros de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina.
Peso: 1.480kg.
Capacidade do tanque de combustível: 60 litros.
Capacidade do porta-malas: 468 litros.
Produção: Sochaux, França.
Preço na França: A partir de 29.550 euros, algo em torno de R$ 112 mil.

TEXTO: Raffaele Grosso / Andrea de Rosa
FONTE:Auto Press

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