Confira as novidades apresentadas no Sal√£o Duas Rodas
20 de novembro de 2017 – 13:49 | Coment√°rios desativados

As principais empresas do setor de motos do Brasil apresentaram suas novidades para 2018 no Sal√£o Duas Rodas, em S√£o Paulo. Mesmo em um mercado que ainda sente os efeitos da crise econ√īmica, foi poss√≠vel …

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Teste: Chevrolet Equinox Premier 2018

Submitted by on 22 de outubro de 2017 – 10:27No Comment

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Sem d√ļvida nenhuma o segmento dos SUVs m√©dios come√ßa, a partir de agora, a se tornar uma das categorias mais interessantes em termos de produtos dentro do mercado nacional. A nova gera√ß√£o do Peugeot 3008 j√° mostrou-se um modelo com in√ļmeros predicados e agora a Chevrolet, com o in√≠cio das vendas do Equinox, deixa claro que tamb√©m n√£o est√° para brincadeira. Ao longo de 2018 tamb√©m podemos esperar novidades tamb√©m muito interessantes, com destaque para as novas gera√ß√Ķes de Volkswagen Tiguan e Honda CR-V, o aguardado Renault Koleos, dentre outros.

Mas vamos ao que interessa, que no teste de hoje é falar do Chevrolet Equinox. O modelo por si só realiza uma estreia interessante para o mercado brasileiro, no caso o lançamento da versão Premier no país, a nova designação para os modelos mais sofisticados dentro da marca.

Pelo que notamos na vasta lista de equipamentos de s√©rie do Equinox Premier, ele tem tudo para cativar os brasileiros. Pelo pre√ßo tabelado em R$ 149.900 o SUV j√° conta com um generoso teto panor√Ęmico com abertura el√©trica, assistente de estacionamento (recurso valioso em um carro com 4,65 m de comprimento), alerta de movimento, assist√™ncia de perman√™ncia em faixa, central multim√≠dia com navegador e c√Ęmera de r√©, banco do motorista com acionamento el√©trico incluindo ajuste lombar, 6 airbags, controles de tra√ß√£o e estabilidade… mas a lista est√° longe de acabar!

Apenas para citar alguns diferenciais, o Equinox conta n√£o s√≥ com o alerta de colis√£o por meio de som e luzes, mas tamb√©m adiciona um ‚Äúalerta sensorial‚ÄĚ no banco do motorista, emitindo vibra√ß√Ķes para avisar o condutor sobre o perigo em potencial. Na hora de manobrar, o sistema torna-se ainda mais inteligente e √© capaz de emitir vibra√ß√Ķes no assento do motorista de acordo com o lado onde um poss√≠vel objeto pode chocar-se com um carro. Imagine, por exemplo, que voc√™ est√° saindo de uma vaga. Se uma pessoa ou outro carro aproximar-se pelo lado direito do carro, o assento do motorista vai vibrar na extremidade direita para alertar o condutor de uma maneira mais eficaz. Segundo o time de engenharia da GM, a tecnologia foi inspirada nos ca√ßas militares, o que j√° nos mostra como a equipe caprichou no projeto.

H√° ainda no Equinox Premier um singular ‚Äúalerta de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro‚ÄĚ. Sua atua√ß√£o √© relativamente simples, sendo que toda vez que as portas traseiras s√£o abertas at√© 10 minutos antes do acionamento da igni√ß√£o, o ve√≠culo memoriza a a√ß√£o durante toda viagem e adverte o motorista no momento do seu desembarque. Soa um sinal sonoro e aparece uma mensagem no visor do computador de bordo relembrando que pode haver pessoa ou objeto no banco traseiro.

Outra caracter√≠stica que o pessoal da GM trabalhou com afinco foi para conferir um habit√°culo muito silencioso ao Equinox. Nesse ponto o para-brisa laminado com sistema de isolamento ac√ļstico, os vidros laterais mais espessos e a veda√ß√£o tripla nas portas colaboram bastante, bem como a estrutura r√≠gida da carroceria com solda a laser, o uso de espumas expansivas e defletores aerodin√Ęmicos em pontos estrat√©gicos para absor√ß√£o de ru√≠dos de rodagem e de turbul√™ncias. A tecnologia tamb√©m d√° uma for√ßa para tornar o Equinox mais silencioso gra√ßas ao ‚Äúsistema ativo de cancelamento de ru√≠do‚ÄĚ, recurso tamb√©m presente em modelos como o Ford Fusion Hybrid. Ele atua por meio de quatro microfones instalados no interior do carro que captam a frequ√™ncia e a amplitude de ondas sonoras inerentes do motor e enviam para um m√≥dulo de controle. Esse m√≥dulo processa a informa√ß√£o e faz com que os alto-falantes da cabine emitam uma onda contr√°ria neutralizadora. Este sistema pode funcionar comitantemente ao de √°udio e ao de comando de voz da cabine.

O sistema de áudio, aliás, é de alta fidelidade e foi preparado pela famosa Bose. Ele conta com cinco alto-falantes e dois woofers, conjunto suficiente para proporcionar uma boa experiência sonora a bordo do Chevrolet, conforme constatamos. A cabine também conta com o nível superior de acabamento que se espera encontrar em um carro nessa faixa de preço, com amplo uso do revestimento de couro presente não só nos bancos e laterais de porta, como também no painel. Os plásticos usados na cabine também apresentam bom aspecto tanto para o visual bem como o toque.

Ponto muito positivo vai para o assoalho traseiro plano, o que melhora muito a habitabilidade a bordo do Equinox sobretudo para os passageiros no banco traseiro. Graças a isso, você permite que 5 adultos fiquem confortavelmente instalados a bordo do modelo.

Ainda completam a lista de itens de série do Equinox Premier o mecanismo elétrico de abertura e fechamento da tampa do porta-malas, que pode ser acionado por sensor de movimento. Para isso, basta passar o pé por debaixo do sensor de estacionamento esquerdo do para-choque traseiro, recurso muito prático quando você está com as mãos ocupadas e precisa ter acesso ao compartimento de carga do SUV.

Tiro de canh√£o

Na parte mec√Ęnica, o Chevrolet Equinox Premier tamb√©m √© um modelo que sobra. ‚ÄúO motor 1.5 j√° d√° conta do recado e oferece um bom compromisso entre desempenho e consumo, mas aqui no Brasil a gente queria chegar com um produto muito competitivo. A gente resolver dar um tiro de canh√£o e trazer logo para c√° o Equinox 2.0 turbo‚ÄĚ, explica Dalicio Guiger, diretor respons√°vel pela √°rea de Global Product Programs da GM Mercosul.

E talvez n√£o exista mesmo uma express√£o melhor do que ‚Äútiro de canh√£o‚ÄĚ para classificar o Equinox Premier. O p√© direito do motorista tem a disposi√ß√£o 262 cv a 5.500 rpm e bons 37 kgfm de torque a 4.500 rpm. Trabalhando em conjunto com o c√Ęmbio autom√°tico de 9 marchas, o conjunto leva o Equinox Premier de 0 a 100 km/h em excelentes 7,6 segundos! Se o n√ļmero n√£o diz muito para voc√™, √© praticamente o que muitos carros com voca√ß√£o verdadeiramente esportiva s√£o capazes de entregar. As retomadas tamb√©m s√£o elogi√°veis e, segundo a GM, o Equinox Premier recupera a velocidade de 80 a 120 km/h em apenas 5,5 segundos. A velocidade m√°xima √© limitada eletronicamente em 210 km/h.

O Equinox comercializado no Brasil só vai aceitar gasolina, algo até que compreensível para conferir ao modelo maior autonomia. Considerando a ficha de desempenho brilhante do Equinox Premier e o fato dele registrar 1.693 kg na balança, é natural que parte dessa conta recaia no consumo mais elevado.

Segundo as medi√ß√Ķes, o Equinox Premier entrega parciais de 8,4 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada, o que n√£o pode ser considerado ruim se olharmos para tudo o que o Equinox entrega, mas esteja preparado (a) para parar no posto de combust√≠vel com frequ√™ncia. As vers√Ķes 1.6 turbodiesel ou a 1.5 turbo gasolina do Equinox seguramente entregariam n√ļmeros de consumo mais camaradas, por√©m a dupla, ao menos por enquanto, n√£o est√° nos planos da GM para o Brasil.

Ao menos o Equinox Premier sai de fábrica com start-stop, recurso que desliga o motor quando o carro encontra-se parado e ajuda a economizar uns bons litros de gasolina sobretudo na cidade. O start-stop do Equinox mostrou uma atuação notavelmente suave graças ao mecanismo de carregamento da bomba de óleo, que permanece pressurizada durante toda a parada do carro. Assim como no Cruze (modelo com o qual compartilha a plataforma D2XX) o Equinox também não permite desligar o start-stop, mas, mesmo que você não seja fã do sistema, talvez a bordo do Equinox você passe a achá-lo mais aceitável.

Um ponto vital em qualquer autom√≥vel logo depois do motor, o c√Ęmbio autom√°tico de 9 marchas do Equinox merece ser aplaudido de p√©. Um dos destaques vai para o sistema ‚Äúclutch-to-clutch‚ÄĚ, onde uma embreagem cuida da marcha engatada e outra atua na libera√ß√£o da marcha j√° utilizada. Com isso, as trocas mostraram-se muito r√°pidas e praticamente impercept√≠veis. Com certeza esta eficiente transmiss√£o colabora muito para o desempenho que o Equinox √© capaz de entregar bem como a suavidade ao rodar.

A Chevrolet n√£o esconde em momento nenhum que o Equinox conta com uma ‚Äúproposta predominantemente urbana e familiar‚ÄĚ, tanto √© que chama a aten√ß√£o como o modelo √© baixo para um SUV de porte m√©dio. Apesar das rodas de alum√≠nio aro 19‚ÄĚ, a altura livre em rela√ß√£o ao solo do modelo fica em 16 cm e sobretudo o √Ęngulo de ataque do modelo est√° longe de conferir ao Equinox muita desenvoltura fora do asfalto.

O modelo conta com tra√ß√£o integral, mas ela est√° presente muito mais para conferir seguran√ßa din√Ęmica e fazer o Equinox trafegar com facilidade por pisos escorregadios, seja com uma leve camada de gelo ou lama, por exemplo, do que encarar uma trilha. O sistema AWD (all-wheel drive) do Equinox √© bem peculiar e exige que o motorista o acione por meio de um bot√£o no console para atuar nas rodas, n√£o entrando em a√ß√£o automaticamente mesmo quando julga necess√°rio.

Uma central de comando √© capaz de realizar at√© mil leituras por segundo do momento de rota√ß√£o das rodas e, caso o sistema identifique alguma situa√ß√£o de risco, aparece uma mensagem no painel aconselhando o condutor a ativar a tra√ß√£o integral. O mesmo conjunto de sensores √© capaz de identificar que o carro est√° rebocando outro ve√≠culo, como um trailer ou um barco, e atuar para compensar oscila√ß√Ķes e elevar a estabilidade da composi√ß√£o. O sistema AWD tamb√©m pode variar o envio de torque a cada uma das rodas em qualquer situa√ß√£o para melhorar a ader√™ncia do utilit√°rio esportivo.

Em termos de comportamento din√Ęmico, o modelo √© exemplar. √Č poss√≠vel sentir a ajuda da carroceria com √≥tima rigidez torcional colaborando para manter o carro sempre firme na dire√ß√£o desejada, algo que a dire√ß√£o el√©trica bem calibrada do modelo exerce papel fundamental. “N√≥s preparamos um acerto especial da dire√ß√£o do Equinox para o Brasil, buscando uma inspira√ß√£o no Cruze Sport6, que j√° tem uma proposta mais esportiva”, acrescenta Guiger. A suspens√£o √© independente nas quatro rodas, com disposi√ß√£o multibra√ßo no eixo traseiro, favorecendo n√£o s√≥ o conforto como tamb√©m colaborando para a estabilidade que o Equinox mostrou nas curvas. Um SUV dinamicamente exemplar!

Aqui no Brasil o Equinox chega para atuar na faixa de SUVs de R$ 130.000 a R$ 160.000, onde est√° 50% do volume de vendas dos modelos de porte m√©dio. Olhando para o mercado, o modelo nada de bra√ßada sobre os alem√£es de entrada, como o Audi Q3 e o BMW X1, com um conjunto de motor e c√Ęmbio e um n√≠vel de equipamentos muito superior.

Da nova leva de concorrentes, a segunda gera√ß√£o do Peugeot 3008, hoje tabelada em R$ 139.990, talvez seja um de seus rivais mais forte. Ele tamb√©m conta com uma elogi√°vel lista de equipamentos de s√©rie e um dos interiores mais modernos e sofisticados dispon√≠veis hoje em um carro comercializado no Brasil, mas fica devendo o sistema de tra√ß√£o integral e o desempenho mais animador do Equinox. As vers√Ķes a diesel do Jeep Compass, por sua vez, podem se descolar do Equinox para aqueles clientes que de fato valorizam ‚Äď ou precisam ‚Äď de um SUV com mais aptid√£o para o uso fora de estrada.

A Chevrolet espera comercializar de 300 a 500 unidades por m√™s do Equinox Premier no Brasil, n√ļmeros que parecem conservadores frente ao conjunto extremamente competitivo e com muitas virtudes como pudemos constatar em nosso teste. Com a chegada do Rota 2030 a partir de janeiro de 2018 e um regime de importa√ß√£o mais favor√°vel para os autom√≥veis, o Equinox tem tudo para superar a estimativa da GM. O modelo apresenta um conjunto excelente e desponta hoje como a compra mais interessante que voc√™ pode realizar at√© R$ 150.000.

O Equinox Premier chega ao mercado com tr√™s anos de garantia e estar√° dispon√≠vel nas cores Vermelho Glory, Preto Global, Cinza Graphite, Branco Summit e Prata Switchblade. A Chevrolet tamb√©m promete n√£o esquer do p√≥s-vendas e preparou um pacote de revis√Ķes com pre√ßo fixo para o modelo que soma R$ 3.132 at√© os 60.000 km, mais barato, segundo a marca, do que o praticado para rivais como o Hyundai New Tucson, Jeep Compass flex, Audi Q3, dentre outros.

Texto: César Tizo

Fonte: Autoo

Rod√£o

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