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Suzuki confirma V-Strom 1000 para junho no mercado brasileiro

Submitted by on 12 de dezembro de 2013 – 10:35No Comment

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A Suzuki confirmou nesta quarta-feira (11) que vai vender a partir de meados de junho (ainda sem preço definido) a nova geração da V-Strom 1000, principal novidade mundial da marca neste ano. O modelo fez estreia mundial em setembro passado e, na ocasião, o G1 apurou que uma unidade da moto já estava no Brasil desde julho, antes mesmo de sua apresentação na Europa, mas a empresa ainda não confirmava.

O modelo foi produzido para competir no segmento aventureiro, o das maxtrail, representado por motos como BMW R 1200 GS, Triumph Explorer 1200 e Yamaha Super Ténéré. Outras possíveis rivais são Honda Crosstourer, Kawasaki Versys 1000, Ducati Multistrada e KTM 1190 Adventure.

A nova V-Strom 1000 revisita nome de sucesso de anos atr√°s, que havia sido abandonado. Mais moderna, a aventureira possui motor V2, com refrigera√ß√£o l√≠quida e inje√ß√£o eletr√īnica, de 101 cavalos de pot√™ncia a 8.000 rpm e 10,5 kgfm de torque a 4.000 rpm.

De acordo com a J.Toledo, representante da marca no Brasil, o modelo ser√° montado em Manaus.

Controle de tração e ABS
A nova V-Strom chega para substituir o antigo modelo da aventureira, que parou de ser vendido no Brasil em 2011, mas seguiu produzido fora do país, apesar de ter baixo volume. Além de visual e chassi totalmente novos, a V-Strom ganhou muitos avanços tecnológicos, como controle de tração, freios ABS e embreagem anti-deslizante.

De acordo com a empresa, a V-Strom 1000 √© o primeiro modelo da marca a contar com controle de tra√ß√£o, sistema que impede a roda traseira de derrapar em acelera√ß√Ķes, evitando quedas. O dispositivo possui dois modos, um mais intrusivo e outro mais brando, al√©m de pode ser desligado.

O c√Ęmbio de 6 marchas tamb√©m traz a inova√ß√£o do sistema de embreagem anti-deslizante, que diminui os efeitos do freio motor, evitando o travamento da roda traseira em redu√ß√Ķes de marchas bruscas. Segundo a Suzuki, os acionamentos de embreagem est√£o 13% mais leves, gra√ßas ao dispositivo assistido.

Motor evolui
O aumento de cilindrada, de 996 cm¬≥ para 1.037 cm¬≥, foi obtido gra√ßas ao aumento do di√Ęmetro dos pist√Ķes, que passaram de 98 mm para 100 mm. O resultado √© um incremento de pot√™ncia de 98 cv para 100 cv, enquanto o torque saltou de 10,3 kgfm para 10,5 kgfm.

Quanto aos anéis do motor, estão 15% menores e com menos atrito, o que contribui para a economia de combustível. Segundo a marca, o consumo médio atual é de 20,9 km/l, ante 18 km/l da antiga V-Strom. O novo tanque, no entanto, foi reduzido de 22 para 20 litros.

Fonte: Rafael Miotto / G1
Foto: Divulgação

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