Salão de Detroit 2019: as novidades que você precisa conhecer
18 de janeiro de 2019 Р12:48 | Comentários desativados em Salão de Detroit 2019: as novidades que você precisa conhecer

Evento re√ļne lan√ßamentos e conceitos que podem vir para o Brasil ou antecipam tend√™ncias do mercado automobil√≠stico.
Acontece, entre os dias 14 e 27 de janeiro, nos Estados Unidos, o Sal√£o de Detroit 2019. Entre conceitos …

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SOU O FIAT MOBI – MAS PODE ME CHAMAR DE UNINHO…

Submitted by on 24 de junho de 2016 – 8:56No Comment

mobi
A Fiat est√° fazendo sua estreia em um novo segmento: o dos subcompactos. Carros menores do que voc√™ gostaria que fossem por um pre√ßo maior do que voc√™ pretendia pagar. E a receita da marca √© simples: pegue um Uno, tire um pedacinho de metal aqui, outro tantinho de pl√°stico ali, e… voil√†! Nasce um modelo novo. No caso, o pequeno Mobi.
Toda a mec√Ęnica √© compartilhada com o Uno: motor, transmiss√£o, central eletr√īnica ‚Äď at√© o monobloco. Mas as medidas s√£o menores: 356,6 cm de comprimento (√© 24,4 cm menor que o Uno) e 163,3 de largura. S√£o n√ļmeros praticamente iguais ao do Chery QQ. Outra semelhan√ßa do novo Fiat com o chin√™s: ambos t√™m a tampa do porta-malas feita de vidro.
Essa tampa n√£o tem estrutura met√°lica. Os bra√ßos das dobradi√ßas, pontos de fixa√ß√£o dos amortecedores e trinco s√£o presos diretamente ao vidro. Por dentro, a pintura preta esconde a parte transparente onde tradicionalmente h√° metal. Segundo a Fiat, essa solu√ß√£o fez o Mobi ficar 6 kg mais leve do que uma porta comum, de a√ßo. E garante: o vidro de 5 mm refor√ßado oferece resist√™ncia superior ao das demais janelas. Al√©m disso, afirma que o custo de reparo √© igual ‚Äď ou menor ‚Äď que o de uma porta convencional, no caso de uma troca.
A princ√≠pio, seis vers√Ķes ser√£o oferecidas (Easy, Easy On, Like, Like On, Way, Way On), por pre√ßos entre R$ 31.900 e R$ 43.800. Por√©m, ao contr√°rio do que acontece com os demais modelos da marca, o Mobi n√£o ter√° muitos opcionais ou pacotes de equipamentos. O Easy (configura√ß√£o de entrada) vem de s√©rie com rodas de 13 polegadas e n√£o oferece nenhum luxo ‚Äď nada de ar-condicionado, assist√™ncia de dire√ß√£o ou sistema de som. Esses recursos s√£o oferecidos a partir das vers√Ķes Easy On e Like. A ideia √© levar o cliente a optar pela migra√ß√£o de configura√ß√Ķes, conforme a escolha de equipamentos ‚Äď estrat√©gia que simplifica o processo de escolha (e de compra).
A versão avaliada, Mobi Like On (R$ 42.300), pode ser considerada uma configuração intermediária. Porém, traz os mesmos recursos da Way On (R$ 43.800). Os diferenciais da mais cara são os acessórios de estilo (molduras nas caixas de roda, barra longitudinal no teto e para-choques exclusivos) e a suspensão elevada.
O motor 1.0 de quatro cilindros desenvolve 75/73 cv a 6.250 rpm. Embora seja suficiente para dar conta dos 946 kg da vers√£o Like On (intermedi√°ria), n√£o apresentou resultados de desempenho e consumo melhores que os do Uno. Marcamos 17,5 s na prova de 0 a 100 km/h ‚Äď o Uno Vivace completou o teste em 17,7 s. Em consumo, o Vivace (j√° aposentado pelo Mobi) foi melhor: 11,4 km/l em ciclo urbano e 15,8 na estrada. A bordo do lan√ßamento, registramos 11 e 15,2 km/l nos mesmos regimes.
Apesar de desconversar, a Fiat est√° trabalhando no desenvolvimento de um motor 1.0 de tr√™s cilindros ‚Äď supostamente previsto para chegar ao mercado ainda em 2016. E o bloco com um cilindro a menos deve atender aos compactos da marca (Mobi, Uno e Palio). O novo propulsor tamb√©m deve aposentar o tanque auxiliar de partida a frio ‚Äď tecnologia que o Up!, principal rival do Fiat, j√° tem.
A estrat√©gia de vendas da montadora ser√° a de destacar a voca√ß√£o urbana do carrinho. De fato, para uma ou duas pessoas, n√£o desaponta no dia a dia. Mas ocupantes altos podem ter problemas at√© encontrar conforto. No assento do passageiro dianteiro, Fabio Paiva, designer de QUATRO RODAS, teve dificuldades para ajustar o banco. ‚ÄúTenho 1,83 m e faltou curso no trilho. Fiquei com os joelhos encostando no painel, mesmo com o assento totalmente recuado‚ÄĚ, diz.
O espa√ßo no banco traseiro √© bastante limitado. Por conta do entre- eixos curto (230,5 cm), a √°rea para as pernas dos ocupantes ficou comprometida. Na altura n√£o houve preju√≠zos, por conta do teto elevado at√© a parte traseira da carroceria ‚Äď s√£o 98,6 cm entre o assento e o teto.
Para compensar essas limita√ß√Ķes, todas as vers√Ķes do Mobi v√™m de s√©rie com assento traseiro bipartido e reclin√°vel, com duas op√ß√Ķes de ajuste ‚Äď √© poss√≠vel travar o encosto em uma posi√ß√£o mais vertical para privilegiar o espa√ßo no porta-malas. Ali√°s, dentro do bagageiro a Fiat instalou o Cargo Box, uma caixa flex√≠vel para abrigar pequenos volumes.
Na dianteira, os bancos têm apoio de cabeça embutido no encosto, como ocorre no Up!. E em relação ao rival da Volks, o Mobi tem uma vantagem: quatro saídas de ar ajustáveis. No VW, o ventilador central é fixo, voltado para o para-brisa.
As vers√Ķes Like On e Way On v√™m de s√©rie com o r√°dio Connect integrado ao volante multifuncional e √† tela de LCD no quadro de instrumentos. Esse r√°dio tem tela digital com Bluetooth e USB, mas n√£o chega a ser uma central multim√≠dia. A Fiat programou para junho a oferta do Live On, um equipamento que promete a integra√ß√£o do carro com o smartphone do dono por meio de um app.
As vers√Ķes Easy On (R$ 35.800) e Like (R$ 37.900) s√£o as que t√™m melhor custo-benef√≠cio. Mas n√£o custam pouco: um JAC J3 1.4 sai por R$ 35.990. A chinesa tamb√©m oferece o J2, com o 1.4 de 113 cv, a R$ 39.990.
N√£o espere que o Mobi seja o carro mais barato do Brasil ‚Äď esse n√£o √© o objetivo da marca. A Fiat n√£o pretende ser lembrada por esse motivo.
SEIS VERS√ēES, POUCOS OPCIONAIS
Mobi Easy
A configura√ß√£o mais barata do hatch √©, naturalmente, a menos equipada ‚Äď oferece pouco al√©m dos assentos, rodas, motor e c√Ęmbio. A dire√ß√£o n√£o tem nenhum tipo de assist√™ncia. A abertura dos vidros √© feita por alavancas e as travas s√£o mec√Ęnicas. As rodas de a√ßo s√£o de 13 polegadas. E s√≥ h√° dois opcionais: desemba√ßador com ar quente e o kit Functional (travas e vidros el√©tricos, limpador e lavador do vidro traseiro e fia√ß√£o para r√°dio). Precisa de mais? √Č necess√°rio migrar de vers√£o. Pre√ßo parte de R$ 31.900.
Mobi Easy On
Acrescenta à Easy a direção hidráulica, ar-condicionado, rodas de 14 pol., retrovisores elétricos e volante com regulagem de altura. Custa R$ 35.800.
Mobi Like
A opção intermediária é caprichada: vem de série com ar-condicionado, direção hidráulica, desembaçador, chave canivete com controle remoto, acabamento de tecido no porta-malas, travas e vidros elétricos e volante com regulagem de altura. Mas usa calotas e os retrovisores têm ajuste manual Рsem possibilidade de upgrade. À parte, só está disponível o Kit Tech, que inclui alarme, rádio Connect integrado ao painel com Bluetooth, USB e função streaming de áudio Рo volante é multifuncional.
Mobi Like On
Tem o opcional do Like e inclui rodas de liga leve de 14 pol., faróis de neblina, porta-óculos, sensor de estacionamento traseiro. Sai a R$ 42.300.
Mobi Way
No topo da gama, é fácil diferenciar o Way, que tem suspensão elevada, barras longitudinais no teto e apliques plásticos nas molduras dos para-lamas e no centro dos para-choques. Só tem um opcional, o Kit Tech, composto pelo Rádio Connect integrado ao volante multifuncional e ao quadro de instrumentos com tela de LCD. Ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos e chave canivete com controle remoto são itens de série. Porém, as rodas vêm com calotas e os retrovisores são manuais.
Mobi Way On
Sem opcionais, acrescenta rodas de liga leve de 14 pol., espelhos elétricos, limpador do vidro traseiro, sensor de estacionamento, console no teto com porta-óculos e espelho auxiliar e o Rádio Connect. Por R$ 43.800.

AVALIAÇÃO DO EDITOR
Motor e C√Ęmbio – Trabalham bem e s√£o confi√°veis, mas a concorr√™ncia oferece conjunto melhor.
Dirigibilidade – A dire√ß√£o direta associada √†s dimens√Ķes contidas d√£o boa sensa√ß√£o de agilidade.
Segurança РFoi pior que o Up! nos testes de frenagem e não foi avaliado pelo LatinNCAP.
Seu bolso – √Č uma compra racional nas vers√Ķes mais em conta. Acima da Like √© superado pelos rivais.
Conte√ļdo – Bom escalonamento de vers√Ķes, com boa oferta de equipamentos j√° na vers√£o Easy On e Like.
Vida a bordo РBoa ergonomia e bancos bipartidos rebatíveis são diferenciais.
Qualidade – Segue o padr√£o de acabamento da Fiat.

VEREDICTO QUATRO RODAS
O Mobi tem uso espec√≠fico: gente que anda s√≥ ou em dupla, dentro da cidade, sem bagagem. Precisa de espa√ßo? Migre para o Uno. Privilegia custo-benef√≠cio? As vers√Ķes ideais para voc√™ s√£o a Easy On ou Like.

Texto: Ulisses Cavalcante
Fontre: Quatro Rodas

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