Confira as novidades apresentadas no Salão Duas Rodas
20 de novembro de 2017 – 13:49 | Comentários desativados

As principais empresas do setor de motos do Brasil apresentaram suas novidades para 2018 no Salão Duas Rodas, em São Paulo. Mesmo em um mercado que ainda sente os efeitos da crise econômica, foi possível …

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SOU O FIAT MOBI – MAS PODE ME CHAMAR DE UNINHO…

Submitted by on 24 de junho de 2016 – 8:56No Comment

mobi
A Fiat está fazendo sua estreia em um novo segmento: o dos subcompactos. Carros menores do que você gostaria que fossem por um preço maior do que você pretendia pagar. E a receita da marca é simples: pegue um Uno, tire um pedacinho de metal aqui, outro tantinho de plástico ali, e… voilà! Nasce um modelo novo. No caso, o pequeno Mobi.
Toda a mecânica é compartilhada com o Uno: motor, transmissão, central eletrônica – até o monobloco. Mas as medidas são menores: 356,6 cm de comprimento (é 24,4 cm menor que o Uno) e 163,3 de largura. São números praticamente iguais ao do Chery QQ. Outra semelhança do novo Fiat com o chinês: ambos têm a tampa do porta-malas feita de vidro.
Essa tampa não tem estrutura metálica. Os braços das dobradiças, pontos de fixação dos amortecedores e trinco são presos diretamente ao vidro. Por dentro, a pintura preta esconde a parte transparente onde tradicionalmente há metal. Segundo a Fiat, essa solução fez o Mobi ficar 6 kg mais leve do que uma porta comum, de aço. E garante: o vidro de 5 mm reforçado oferece resistência superior ao das demais janelas. Além disso, afirma que o custo de reparo é igual – ou menor – que o de uma porta convencional, no caso de uma troca.
A princípio, seis versões serão oferecidas (Easy, Easy On, Like, Like On, Way, Way On), por preços entre R$ 31.900 e R$ 43.800. Porém, ao contrário do que acontece com os demais modelos da marca, o Mobi não terá muitos opcionais ou pacotes de equipamentos. O Easy (configuração de entrada) vem de série com rodas de 13 polegadas e não oferece nenhum luxo – nada de ar-condicionado, assistência de direção ou sistema de som. Esses recursos são oferecidos a partir das versões Easy On e Like. A ideia é levar o cliente a optar pela migração de configurações, conforme a escolha de equipamentos – estratégia que simplifica o processo de escolha (e de compra).
A versão avaliada, Mobi Like On (R$ 42.300), pode ser considerada uma configuração intermediária. Porém, traz os mesmos recursos da Way On (R$ 43.800). Os diferenciais da mais cara são os acessórios de estilo (molduras nas caixas de roda, barra longitudinal no teto e para-choques exclusivos) e a suspensão elevada.
O motor 1.0 de quatro cilindros desenvolve 75/73 cv a 6.250 rpm. Embora seja suficiente para dar conta dos 946 kg da versão Like On (intermediária), não apresentou resultados de desempenho e consumo melhores que os do Uno. Marcamos 17,5 s na prova de 0 a 100 km/h – o Uno Vivace completou o teste em 17,7 s. Em consumo, o Vivace (já aposentado pelo Mobi) foi melhor: 11,4 km/l em ciclo urbano e 15,8 na estrada. A bordo do lançamento, registramos 11 e 15,2 km/l nos mesmos regimes.
Apesar de desconversar, a Fiat está trabalhando no desenvolvimento de um motor 1.0 de três cilindros – supostamente previsto para chegar ao mercado ainda em 2016. E o bloco com um cilindro a menos deve atender aos compactos da marca (Mobi, Uno e Palio). O novo propulsor também deve aposentar o tanque auxiliar de partida a frio – tecnologia que o Up!, principal rival do Fiat, já tem.
A estratégia de vendas da montadora será a de destacar a vocação urbana do carrinho. De fato, para uma ou duas pessoas, não desaponta no dia a dia. Mas ocupantes altos podem ter problemas até encontrar conforto. No assento do passageiro dianteiro, Fabio Paiva, designer de QUATRO RODAS, teve dificuldades para ajustar o banco. “Tenho 1,83 m e faltou curso no trilho. Fiquei com os joelhos encostando no painel, mesmo com o assento totalmente recuado”, diz.
O espaço no banco traseiro é bastante limitado. Por conta do entre- eixos curto (230,5 cm), a área para as pernas dos ocupantes ficou comprometida. Na altura não houve prejuízos, por conta do teto elevado até a parte traseira da carroceria – são 98,6 cm entre o assento e o teto.
Para compensar essas limitações, todas as versões do Mobi vêm de série com assento traseiro bipartido e reclinável, com duas opções de ajuste – é possível travar o encosto em uma posição mais vertical para privilegiar o espaço no porta-malas. Aliás, dentro do bagageiro a Fiat instalou o Cargo Box, uma caixa flexível para abrigar pequenos volumes.
Na dianteira, os bancos têm apoio de cabeça embutido no encosto, como ocorre no Up!. E em relação ao rival da Volks, o Mobi tem uma vantagem: quatro saídas de ar ajustáveis. No VW, o ventilador central é fixo, voltado para o para-brisa.
As versões Like On e Way On vêm de série com o rádio Connect integrado ao volante multifuncional e à tela de LCD no quadro de instrumentos. Esse rádio tem tela digital com Bluetooth e USB, mas não chega a ser uma central multimídia. A Fiat programou para junho a oferta do Live On, um equipamento que promete a integração do carro com o smartphone do dono por meio de um app.
As versões Easy On (R$ 35.800) e Like (R$ 37.900) são as que têm melhor custo-benefício. Mas não custam pouco: um JAC J3 1.4 sai por R$ 35.990. A chinesa também oferece o J2, com o 1.4 de 113 cv, a R$ 39.990.
Não espere que o Mobi seja o carro mais barato do Brasil – esse não é o objetivo da marca. A Fiat não pretende ser lembrada por esse motivo.
SEIS VERSÕES, POUCOS OPCIONAIS
Mobi Easy
A configuração mais barata do hatch é, naturalmente, a menos equipada – oferece pouco além dos assentos, rodas, motor e câmbio. A direção não tem nenhum tipo de assistência. A abertura dos vidros é feita por alavancas e as travas são mecânicas. As rodas de aço são de 13 polegadas. E só há dois opcionais: desembaçador com ar quente e o kit Functional (travas e vidros elétricos, limpador e lavador do vidro traseiro e fiação para rádio). Precisa de mais? É necessário migrar de versão. Preço parte de R$ 31.900.
Mobi Easy On
Acrescenta à Easy a direção hidráulica, ar-condicionado, rodas de 14 pol., retrovisores elétricos e volante com regulagem de altura. Custa R$ 35.800.
Mobi Like
A opção intermediária é caprichada: vem de série com ar-condicionado, direção hidráulica, desembaçador, chave canivete com controle remoto, acabamento de tecido no porta-malas, travas e vidros elétricos e volante com regulagem de altura. Mas usa calotas e os retrovisores têm ajuste manual – sem possibilidade de upgrade. À parte, só está disponível o Kit Tech, que inclui alarme, rádio Connect integrado ao painel com Bluetooth, USB e função streaming de áudio – o volante é multifuncional.
Mobi Like On
Tem o opcional do Like e inclui rodas de liga leve de 14 pol., faróis de neblina, porta-óculos, sensor de estacionamento traseiro. Sai a R$ 42.300.
Mobi Way
No topo da gama, é fácil diferenciar o Way, que tem suspensão elevada, barras longitudinais no teto e apliques plásticos nas molduras dos para-lamas e no centro dos para-choques. Só tem um opcional, o Kit Tech, composto pelo Rádio Connect integrado ao volante multifuncional e ao quadro de instrumentos com tela de LCD. Ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos e chave canivete com controle remoto são itens de série. Porém, as rodas vêm com calotas e os retrovisores são manuais.
Mobi Way On
Sem opcionais, acrescenta rodas de liga leve de 14 pol., espelhos elétricos, limpador do vidro traseiro, sensor de estacionamento, console no teto com porta-óculos e espelho auxiliar e o Rádio Connect. Por R$ 43.800.

AVALIAÇÃO DO EDITOR
Motor e Câmbio - Trabalham bem e são confiáveis, mas a concorrência oferece conjunto melhor.
Dirigibilidade - A direção direta associada às dimensões contidas dão boa sensação de agilidade.
Segurança - Foi pior que o Up! nos testes de frenagem e não foi avaliado pelo LatinNCAP.
Seu bolso - É uma compra racional nas versões mais em conta. Acima da Like é superado pelos rivais.
Conteúdo - Bom escalonamento de versões, com boa oferta de equipamentos já na versão Easy On e Like.
Vida a bordo - Boa ergonomia e bancos bipartidos rebatíveis são diferenciais.
Qualidade РSegue o padṛo de acabamento da Fiat.

VEREDICTO QUATRO RODAS
O Mobi tem uso específico: gente que anda só ou em dupla, dentro da cidade, sem bagagem. Precisa de espaço? Migre para o Uno. Privilegia custo-benefício? As versões ideais para você são a Easy On ou Like.

Texto: Ulisses Cavalcante
Fontre: Quatro Rodas

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