Carro voador chinês pode ser o primeiro a ser comercializado normalmente
6 de outubro de 2018 – 16:34 | Comentários desativados

A corrida em busca de produzir o primeiro carro voador comercialmente viável pode estar perto de ter um vencedor: é a Terrafugia, uma empresa chinesa que já desenvolve seu veículo com asas chamado Transition há …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Indústria

Shell prevê fim do uso de combustíveis fósseis

Submitted by on 23 de janeiro de 2014 – 9:50No Comment

05

Através de um documento de 46 páginas, a Shell expôs o resultado final de sua pesquisa sobre o futuro do seu nicho de mercado. Para a surpresa de todos, a conclusão é paradoxal comparada aos interesses da empresa, uma das maiores petrolíferas do mundo. Em 56 anos, o mercado de automóveis particulares estará perto da independência do petróleo, segundo o estudo, que completa ao afirmar que o hidrogênio será o substituto da gasolina e do diesel para viagens de longa distância e com cargas pesadas.

Entretanto, mesmo com esta previsão, a Shell anuncia que o pico de consumo destes líquidos derivados do petróleo ainda está para chegar. Para a petrolífera, o uso de gasolina e diesel no mercado de carros particulares começará a ser reduzido após o ápse global, em 2035. Até lá, o consumo seguirá estável e em crescimento, enquanto que também se aprimorarão as pesquisas e investimentos em veículos mais eficientes e que utilizam fontes de energia limpas como o gás natural, eletricidade e hidrogênio.

Quanto ao hidrogênio, o primeiro passo para o aperfeiçoamento da tecnologia parece estar sendo dado pela Toyota. A fabricante japonesa apresentou, no último Salão de Tóquio, o FCV (Fuel Cell Vehicle) Concept e anunciou que já pretende inserir o modelo no mercado como um dos seus carros de produção. De acordo com o estudo divulgado pela Shell, esta tecnologia será a principal responsável por substituir os combustíveis fósseis, pois terão reabastecimentos bem mais simples e práticos do que carros elétricos.

Fonte: David Sharp / MotorDream
Foto: Ilustração: Afonso Carlos/CZN; Foto: Divulgação

Comments are closed.