Confira as novidades apresentadas no Sal√£o Duas Rodas
20 de novembro de 2017 – 13:49 | Coment√°rios desativados

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Sachsenring P240 foi um luxuoso da Alemanha Oriental

Submitted by on 12 de setembro de 2016 – 12:17No Comment

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Com o fim da Segunda Guerra e a derrota da Alemanha, as f√°bricas de autom√≥veis sobreviventes no lado oriental do pa√≠s, ocupado pela URSS, passaram a produzir ve√≠culos para o governo que passou a vigorar na Rep√ļblica Democr√°tica Alem√£, a chamada DDR.

A antiga fábrica da Horch em Zwickau, passou para a produzir veículos a partir de 1954 sob empresa VEB Sachsenring, que começou com o modelo P240, considerado um carro de luxo. O propósito do projeto era atender os funcionários comunistas de alto escalão com um carro mais confortável e espaçoso.

O Sachsenring P240 tinha 4,73 m de comprimento, 1,72 de largura, 1,60 de altura e 2,80 de entre eixos, pesando 1.480 kg. O modelo herdara um motor Horch de seis cilindros em linha 2.4 de 80 cv com 17 kgfm, suficientes para atingir 140 km/h. O consumo médio era de 8,3 km/litro. O nome Horch fora abandonado a partir de 1957 por conta de uma ação judicial movida pela Auto Union na Alemanha Federal.

A f√°brica j√° tinha experi√™ncia em carros de luxo da antiga marca germ√Ęnica, mas agora teria de enfrentar um concorrente dentro do bloco comunista. Nem bem foi apresentado, o Sachsenring P240 encontrou o tcheco Tatra 603. A montadora da Tchecoslov√°quia foi obrigada a produzir somente 300 carros de luxo por ano.

No entanto, a Tatra fazia bem mais que o estabelecido pelo Comecon (Conselho para Assist√™ncia M√ļtua dos pa√≠ses do Leste Europeu). Ent√£o, os dois pa√≠ses chegaram a um empasse, pois s√≥ poderia haver um fornecedor de carro oficial de luxo na Alemanha Oriental. Por fim, a disputa foi vencida pela Tatra.

O P240, mesmo assim, foi fabricado entre 1956 e 1959, tendo sido feitos mais de 1.382 unidades do sedã, perua e conversível de quatro portas. A meta original era de 15.000 veículos. Após o fim de linha do modelo, a VEB Horch a fazer tratores e o simpático Trabant em Zwickau.

Somente em 1969, cinco exemplares do P240 conversível foram produzidos com visual moderno, sendo chamados de Repräsentant e feitos para comemorar os 20 anos da DDR. Outro conversível, do modelo clássico, desfilou por Berlim Oriental em 1963 com o cosmonauta russo Yuri Gagarin.

TEXTO: Redação
FONTE: Noticias Automotivas

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