Avaliação: Honda Civic 2018 muda para recuperar terreno
19 de junho de 2018 – 11:45 | Comentários desativados

A linha 2018 do Civic trouxe leves retoques e central multimídia disponível em todas as versões. Tudo para ajudá-lo a vencer a concorrência
Em 2009, comprei um Honda Civic LXS, com o qual fiquei por três …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Novidades

Roda especial transforma bicicletas comuns em elétricas

Submitted by on 31 de janeiro de 2014 – 10:18No Comment

07

Em 2009, o MIT SENSEable City Lab apresentou o projeto da Copenhagen Wheel. Trata-se de de uma roda especial, com novas funcionalidades, que é introduzida na parte traseira da bicicleta. Cinco anos mais tarde, a ideia se desenvolveu e conseguiu tornar real a possibilidade de uma bike normal se tornar elétrica. O processo é simples: basta substituir a roda traseira original pela Copenhague Wheel que integra um motor elétrico, bateria de íons de lítio e sensores de torque no eixo da roda.

E a tecnologia não para por aí. Através de um sistema sem fio, a jante se conecta ao smartphone – que deve estar preso ao guidão – para funcionar como um painel digital que informa a carga da bateria, a potência do motor e até programa a velocidade. Para fazê-la funcionar é só pedalar. Quanto mais forte o fizer a roda armazenará a energia adicional. Se for necessário ajuda para manter a velocidade estipulada no celular, o motor fará o serviço.

Quanto às especificações técnicas, a Copenhagen Wheel tem motor elétrico de 350W na Europa e 250W na versão que será vendida nos Estados Unidos. A bateria funciona a 48 V e fornece uma autonomia média de 50 quilômetros com cada carga. A principal desvantagem desta primeira geração da “roda motorizada inteligente” é sua compatibilidade, pois só pode ser instalada em bicicletas de aro 26, sem marchas ou com câmbio de 9 ou 10 velocidades.

A Copenhagen Wheel está disponível para pré-venda com preço de 699 dólares – cerca de R$ 1700. O produto pertence à marca Superpedestrian. A previsão de lançamento é para março deste ano.

Fonte: AutoCosmos.com/México
exclusivo no Brasil para MotorDream
Foto: Reprodução – AutoCosmos/México

Comments are closed.