Conheça o BMW concept 4, o protótipo que antecipa o série 4 Рsó ele quer ter grade de radiador
13 de setembro de 2019 Р14:45 | Comentários desativados em Conheça o BMW concept 4, o protótipo que antecipa o série 4 Рsó ele quer ter grade de radiador

Estande da BMW no Sal√£o de Frankfurt d√° spoilers sobre as novas gera√ß√Ķes do S√©rie 4, al√©m de novidades para o nicho dos SUV-cup√™ e um novo carro el√©trico.
Uma das atra√ß√Ķes da BMW¬† no Sal√£o …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Novidades

Renault-Nissan apresenta nova arquitetura modular CMF

Submitted by on 20 de junho de 2013 – 11:25No Comment

08

Seguindo a tend√™ncia global de compartilhamento de componentes mec√Ęnicos j√° presente em v√°rias marcas, o grupo Renault-Nissan apresenta a base modular CFM (Common Module Family). Considerado uma arquitetura e n√£o uma plataforma no sentido tradicional, o componente √© formado por um conjunto de diferentes m√≥dulos que incluem itens como cofre do motor, cabine, estruturas inferiores dianteiras e traseiras da carroceria e projeto el√©trico.

Na pr√°tica, a CFM torna-se perfeitamente adapt√°vel para qualquer tipo de ve√≠culo, podendo ser usada em compactos ou at√© em grandes crossovers j√° que apenas os m√≥dulos individuais precisam ser alterados. De acordo com a gigante franco-nip√īnica, os planos s√£o de aplicar a arquitetura a 14 modelos (11 da Renault e 3 da Nissan) e produzir 1,6 milh√£o de carros por ano em mais de dez pa√≠ses. Os sucessores de Qashqai e X-Trail ser√£o os primeiros a se apoiar na nova estrutura j√° no fim deste ano. Os pr√≥ximos Espace, Sc√©nic e Laguna tamb√©m devem us√°-la, mas apenas no final de 2014.

Com a ampla sinergia, o grupo espera alcançar uma redução média de 30 a 40% nos custos com a engenharia, e 20 a 30% em gastos com a produção de peças.

Fonte: CarPlace

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário abaixo, ou Assine o RSS desta página .

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.