Golf 2019 ter√° motor 1.0 TSI com Tiptronic, segundo jornal
10 de maio de 2018 – 9:16 | Coment√°rios desativados

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RAM 1500 DIESEL CHEGA EM 2017 ABAIXO DE R$ 200.000

Submitted by on 25 de outubro de 2016 – 8:48No Comment

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A picape com motor V6 e 243 cv chega para esquentar o segmento das vers√Ķes top de linha

O Grupo FCA, por meio da Ram, está de olho no segmento das picapes top de linha por aqui. Para entrar na briga com Ranger, Amarok, S10 e principalmente Hilux, a Ram 1500 começa a arrumar as malas para vir aoBrasil fazer companhia à Ram 2500, mais cara.

Como t√≠nhamos a miss√£o de ir at√© a sede da FCA, nos Estados Unidos, para conhecer a Pacifica (veja na p√°g. 76), aproveitamos para tomar contato tamb√©m com a picape que deve desembarcar por aqui at√© o segundo semestre de 2017. L√°, avaliamos a 1500 com o novo motor V6 a diesel, o mais cotado para equipar a nossa Ram. O motor, ali√°s, tem gerado pol√™mica na FCA. “A matriz insiste no envio do movido a gasolina, similar ao da minivan Pacifica. Mas nada est√° definido”, afirma uma fonte ligada √† filial brasileira. Ent√£o, vamos √†s impress√Ķes…

√Č bom deixar claro que, apesar das duas Ram utilizarem carrocerias semelhantes, h√° diferen√ßas significativas entre a 2500 e a 1500. Para come√ßo de conversa, o motor seis cilindros 6.7 turbodiesel Cummins com 330 cv e colossais 104 mkgf de torque da 2500 √© substitu√≠do pelo V6 3.0 fornecido pela VM Motori, empresa italiana que pertence ao Grupo FCA desde 2011. Ele √© bastante semelhante ao motor turbodiesel que equipa o Grand Cherokee no Brasil, com 243 cv e 58 mkgf de torque m√°ximo.

Com 5,81 m de comprimento ante 6,03 m, a Ram 1500 √© 22 cm menor. Ela usa suspens√£o independente duplo A no eixo dianteiro e five-link com eixo de tor√ß√£o no traseiro, enquanto a 2500 tem eixo r√≠gido na frente e atr√°s. As suspens√Ķes, ali√°s, s√£o a principal explica√ß√£o para a enorme diferen√ßa de capacidade de carga: 1.050 kg na 2500 e 603 kg na 1500. No peso total, o degrau tamb√©m √© elevado: respectivamente, 3.410 kg e 2.549 kg. Para efeito de compara√ß√£o, uma Toyota Hilux SRX, que custa R$ 189.970, tem 2.090 kg e 45,9 mkgf de torque, com uma rela√ß√£o peso/torque de 45,53 kg/mkgf. Na Ram 1500, a mesma rela√ß√£o indica 43,94 kg/mkgf. Mas a capacidade de carga da Hilux √© maior, 1.000 kg. Isso traz outra vantagem √† Ram: seu motorista pode usar uma habilita√ß√£o comum e n√£o a tipo C, exigida pela 2500.

Tudo isso justifica a proposta de fazer frente às picapes médias. O fato de ter DNA americano (ainda que seja fabricada em Toluca, no México) joga a seu favor no conforto. Se as picapes médias cobram o preço da robustez e da capacidade de carga com uma rodagem quase sempre saltitante, a Ram 1500 coloca o bem-estar dos ocupantes em primeiro lugar.

Motorista e passageiro dianteiro da 1500 sentam em bancos t√£o largos quanto poltronas e ainda sobra espa√ßo para um console central com capacidade quase t√£o grande quanto o porta-malas de um Fiat Mobi – chega a exigir certa dose de contorcionismo do motorista para acessar o porta-luvas. Atr√°s, h√° espa√ßo suficiente para tr√™s adultos se acomodarem sem esbarr√Ķes: da cabe√ßa no teto, das pernas nos bancos dianteiros e at√© de ombros com o vizinho. Difusores de ar-condicionado e tomada 12V independente servem os convidados.

Barreira do som

Para o motorista, a percep√ß√£o de conforto chega a ser exagerada. N√£o se escuta ou sente o motor trabalhando at√© que voc√™ pise mais no acelerador. Com oito marchas, o c√Ęmbio autom√°tico reduz rapidamente e eleva os giros do motor ao m√°ximo. Ainda assim, o f√īlego diminui conforme ganha velocidade.

O que parece √© que esta picape foi feita para se dirigir em longas retas em velocidade constante, com os diversos porta-copos devidamente ocupados, bem ao estilo americano. A dire√ß√£o √© leve e de respostas lentas, combinando com a suspens√£o, que filtra bem qualquer irregularidade do asfalto, mas anestesia as rea√ß√Ķes da carroceria. A √ļnica coisa r√°pida √© a resposta do controle de estabilidade: basta entrar em uma curva mais veloz para que o ESP entre em a√ß√£o antes mesmo dos pneus se dobrarem.

Em termos de cat√°logo, a Ram 1500 Laramie √© a vers√£o mais cotada para virao Brasil. “Ela √© a que pode permitir uma configura√ß√£o cujo pre√ßo fique abaixo dos R$ 200.000″, diz a nossa fonte brasileira. Mesmo se tratando de uma vers√£o intermedi√°ria, o conte√ļdo da Laramie n√£o foge muito ao que se v√™ na 2500 Limited (top de linha nos EUA). Tem central Uconnect com tela de 8,4 polegadas com GPS e dez alto-falantes e um subwoofer, c√Ęmera e sensores de r√©, chave presencial e bancos de couro premium, com ajustes el√©tricos, ventilados e aquecidos – como o volante.

Pelo pre√ßo e por todo o conforto, a 1500 poderia deixar o comprador de picapes de luxo em d√ļvida. Mas s√≥ aqueles cuja garagem comporte uma locomotiva de 5,82 m de comprimento por 2,01 m de largura.

Veredicto

Caso o plano da Ram se concretize e a 1500 chegue com motor diesel e preço competitivo, a concorrência poderá ver nela, uma ameaça real. Descomunal, o status é seu forte. Pesa contra o porte da rede, com só 50 concessionárias.

TEXTO: Péricles Malheiros
FONTE: Quatro Rodas

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