Placas padrão Mercosul são suspensas temporariamente pela Justiça
22 de outubro de 2018 – 16:23 | Comentários desativados em Placas padrão Mercosul são suspensas temporariamente pela Justiça

Decisão partiu da desembargadora federal Daniele Maranhão Costa, do Tribunal Regional Federal da 1º Região, em caráter liminar
SÃO PAULO – A adoção das placas do Mercosul no Brasil foi suspensa na quinta-feira (11) pela desembargadora …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Curiosidades

QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS MOTORES BOXER?

Submitted by on 23 de setembro de 2016 – 8:24No Comment

toyota_gt86_20899_hires

O arranjo de cilindros opostos permite reduzir a altura do motor e as vibrações. Mas há desvantagens

Quais as vantagens e desvantagens dos motores boxer com cilindros opostos? РAndr̩ Lorena, por email.

O motor boxer é aquele que tem cilindros contrapostos. Quando trabalhando paralelamente ao solo, na horizontal, também é chamado de flat..

A grande qualidade desses motores é a possibilidade de reduzir a altura do motor, tornando o centro de gravidade do carro mais baixo, o que melhora a estabilidade. O comprimento no sentido longitudinal também pode ser reduzido em relação a um com cilindros em linha. Nos Porsche com motor traseiro, por exemplo, isso ajuda a diminuir a massa que fica atrás do eixo traseiro, evitando um desequilíbrio maior.

Outra vantagem é que, nessa configuração, o sentido de movimento dos cilindros opostos ajuda a reduzir o índice de vibrações, trazendo, portanto, mais suavidade. O ronco característico pode ser considerado uma vantagem para os puristas.

Apesar disso, hoje apenas Porsche e Subaru (entre as grandes marcas) produzem motores boxer com quatro ou seis cilindros. Isso se deve a alguns fatores. Apesar de menor em altura e comprimento, propulsores com cilindros na horizontal tendem a ser mais largos que os com cilindros em V ou em linha.

Eles são montados em sentido longitudinal, configuração cada vez menos utilizada na indústria em favor dos transversais, principalmente no caso de automóveis com motor e tração dianteiros, limitando a aplicação dos boxers a quem já tem o expertise e desenvolve seus carros de acordo com as características desse tipo de motor.

Motores de cilindros opostos também costumam apresentar complexidade maior que os em linha. Como no caso dos cilindros em V, eles precisam de dois cabeçotes e de todas as partes mecânicas associadas a isso. Quando o cofre do motor é pequeno, a dificuldade de manuseio pode ser mais alta.

TEXTO: Redação
FONTE: Quatro Rodas

Comments are closed.