Toyota Yaris sedã começa a chegar às concessionárias
12 de julho de 2018 – 8:51 | Comentários desativados

 Configuração sedã do Yaris começou a ser fabricada na semana passada e já chegou a concessionárias da marca no país
O Toyota Yaris sedã já começou a chegar às concessionárias da marca, de acordo com informações …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Curiosidades

Primeiro Porsche da história foi recuperado

Submitted by on 29 de janeiro de 2014 – 13:30No Comment

07

Ao contrário do que muitos pensam, o primeiro carro com o “selo” Porsche foi criado ainda no século XIX. Trata-se do Egger-Lohner Eletric Vehicle C.2 Phaeton Model, produzido no longínquo ano de 1898 por Ferndinand Porsche – o fundador da marca de luxo alemã.

Eternizado na história como Porsche P1 – devido ao nome original ser muito longo e sua construção ter sido feita pelas mãos do homem que deu seu sobrenome à fabricante – o modelo foi recuperado e fará parte da coleção permanente do museu da marca, a partir do dia 31 de janeiro, quando será realizada uma cerimônia exclusiva e restrita a poucos convidados. Recuperado e não restaurado, teve peças originais importantes de sua carroceria substituídas por placas de acrílico para recriar sua antiga e “verdadeira” imagem.

O Porsche P1 era um modelo elétrico com potência máxima de 5 cv no “modo sobrecarga” – o modo Sport de hoje, na época. Apesar de muito pouco para os dias atuais, o carro conseguia chegar a 35 km/h e tinha autonomia de 80 km. No entanto, dirigí-lo não era tarefa das mais fáceis, já que era necessário controlar 12 instrumentos diferentes.

Mas a história do veículo não para por aí. Em setembro de 1899 o fundador da marca de Stuttgart conduziu o P1 em uma corrida de 40 quilômetros. Mesmo participando da prova com outros três passageiros a bordo do carro, Ferdinand conseguiu vencê-la com mais de 18 minutos de vantagem para o segundo classificado. Além deste considerável desempenho, o primeiro modelo da Porsche já foi considerado o automóvel com menor consumo energético em perímetro urbano.

Fonte: David Sharp / MotorDream
Foto: Divulgação

Comments are closed.