Conheça o BMW concept 4, o protótipo que antecipa o série 4 – só ele quer ter grade de radiador
13 de setembro de 2019 – 14:45 | Comentários desativados em Conheça o BMW concept 4, o protótipo que antecipa o série 4 – só ele quer ter grade de radiador

Estande da BMW no Salão de Frankfurt dá spoilers sobre as novas gerações do Série 4, além de novidades para o nicho dos SUV-cupê e um novo carro elétrico.
Uma das atrações da BMW  no Salão …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Curiosidades

Primeiro Porsche da história foi recuperado

Submitted by on 29 de janeiro de 2014 – 13:30No Comment

07

Ao contrário do que muitos pensam, o primeiro carro com o “selo” Porsche foi criado ainda no século XIX. Trata-se do Egger-Lohner Eletric Vehicle C.2 Phaeton Model, produzido no longínquo ano de 1898 por Ferndinand Porsche – o fundador da marca de luxo alemã.

Eternizado na história como Porsche P1 – devido ao nome original ser muito longo e sua construção ter sido feita pelas mãos do homem que deu seu sobrenome à fabricante – o modelo foi recuperado e fará parte da coleção permanente do museu da marca, a partir do dia 31 de janeiro, quando será realizada uma cerimônia exclusiva e restrita a poucos convidados. Recuperado e não restaurado, teve peças originais importantes de sua carroceria substituídas por placas de acrílico para recriar sua antiga e “verdadeira” imagem.

O Porsche P1 era um modelo elétrico com potência máxima de 5 cv no “modo sobrecarga” – o modo Sport de hoje, na época. Apesar de muito pouco para os dias atuais, o carro conseguia chegar a 35 km/h e tinha autonomia de 80 km. No entanto, dirigí-lo não era tarefa das mais fáceis, já que era necessário controlar 12 instrumentos diferentes.

Mas a história do veículo não para por aí. Em setembro de 1899 o fundador da marca de Stuttgart conduziu o P1 em uma corrida de 40 quilômetros. Mesmo participando da prova com outros três passageiros a bordo do carro, Ferdinand conseguiu vencê-la com mais de 18 minutos de vantagem para o segundo classificado. Além deste considerável desempenho, o primeiro modelo da Porsche já foi considerado o automóvel com menor consumo energético em perímetro urbano.

Fonte: David Sharp / MotorDream
Foto: Divulgação

Comments are closed.