Toyota Yaris sedã começa a chegar às concessionárias
12 de julho de 2018 – 8:51 | Coment√°rios desativados

 Configuração sedã do Yaris começou a ser fabricada na semana passada e já chegou a concessionárias da marca no país
O Toyota Yaris sed√£ j√° come√ßou a chegar √†s concession√°rias da marca, de acordo com informa√ß√Ķes …

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Porsche lidera ranking de qualidade de 2013 divulgado pela J.D. Power

Submitted by on 25 de junho de 2013 – 11:24No Comment

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A empresa de consultoria J.D. Power divulgou o ranking de qualidade inicial de 2013 dos veículos vendidos nos Estados Unidos, liderado pela Porsche. A fabricante alemã superou a Lexus, líder do ranking de 2012 e que caiu para terceiro lugar com a surpreendente segunda colocação da GMC.

O estudo, j√° em seu 27¬ļ ano, analisa 100 ve√≠culos de cada marca durante os primeiros 90 dias ap√≥s a sa√≠da da concession√°ria, com o objetivo de detectar falhas de produ√ß√£o e problemas t√©cnicos enfrentados pelos seus compradores. As pontua√ß√Ķes mais baixas indicam um resultado melhor. A m√©dia da ind√ļstria norte-americana neste ano foi de 113 problemas por 100 ve√≠culos (PP100).

A Porsche, em primeiro lugar entre as marcas incluídas no estudo de 2013, apresentou uma média de apenas 80 PP100. A GMC ficou em segundo lugar com 90 PP100 e a Lexus ficou em terceiro lugar com 94 PP100.

O segundo lugar da GMC, que figurou na parte de cima do ranking pela primeira vez na hist√≥ria do estudo, n√£o foi a √ļnica surpresa deste ano. A Scion, marca da Toyota, ficou em √ļltimo no estudo deste ano, com m√©dia de 161 PP100.

Quanto aos resultados individuais de veículos, os proprietários do modelo Lexus LS ainda experimentam a menor quantidade de problemas, com o sedan de luxo com média de apenas 59 PP100. O pior veículo classificado foi o Ford C-Max, que recebeu uma pontuação PP100 de 222.

Vale lembrar que o estudo foi mudado neste ano, de modo que ambos os defeitos relacionados ao design (principalmente recursos de tecnologia) e fabricação foram contados. Por exemplo, um problema relacionado ao design pode significar que um componente está funcionando como projetado, mas os proprietários considerem como sendo um problema, pois pode ser difícil de compreender ou operar.

No final, quase dois ter√ßos dos problemas vividos nos primeiros 90 dias ap√≥s a compra foram relacionados ao design do ve√≠culo, em oposi√ß√£o aos componentes que funcionaram mal. Culpados comuns foram o reconhecimento de voz ou a tecnologia ‚Äúhands free‚ÄĚ, o sistema Bluetooth para telefones celulares e tamb√©m os sistemas de navega√ß√£o. Infelizmente, na maioria dos casos, os reparos n√£o s√£o poss√≠veis.

De acordo com os pesquisadores da J.D. Power, alguns destes problemas podem ser suavizados no ato da compra, com o vendedor explicando como usar a tecnologia, e outros podem ser remediados com mudan√ßas de software. No entanto, as fun√ß√Ķes que s√£o dif√≠ceis de operar para propriet√°rios, dif√≠ceis de compreender, ou inconvenientemente localizadas no ve√≠culo permanecer√£o provavelmente um problema durante a vida √ļtil do ve√≠culo.

Fonte: Alexandre Ciszewski / Quatro Rodas

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