Conheça o BMW concept 4, o protótipo que antecipa o série 4 – só ele quer ter grade de radiador
13 de setembro de 2019 – 14:45 | Comentários desativados em Conheça o BMW concept 4, o protótipo que antecipa o série 4 – só ele quer ter grade de radiador

Estande da BMW no Salão de Frankfurt dá spoilers sobre as novas gerações do Série 4, além de novidades para o nicho dos SUV-cupê e um novo carro elétrico.
Uma das atrações da BMW  no Salão …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » F1

Porsche construiu motor para correr na F1 em 2021, revela diretor. Planos foram frustrados por ‘Dieselgate’

Submitted by on 3 de junho de 2019 – 11:16No Comment

Ainda que o regulamento dos motores para 2021 não esteja ainda definido, a Porsche se adiantou e construiu um protótipo de unidade motriz para acelerar na F1, atendendo a um pedido do Grupo Volkswagen, que tinha interesse em entrar na categoria. Contudo, os gastos com o ‘Dieselgate’ e o envolvimento maciço na Fórmula E fizeram a empresa deixar a F1 de lado.

A Porsche não apenas considerou entrar na Fórmula 1 a partir de 2021 como também construiu um motor específico para a categoria com base na mudança de regras prevista para dentro de dois anos. A revelação foi feita por Fritz Enzinger, diretor de esportes a motor do Grupo Volkswagen, em entrevista à revista britânica ‘Autosport’. O executivo contou que a Porsche atendeu a um pedido da matriz alemã e desenvolveu um motor de seis cilindros visando a F1.

No entanto, o ‘Dieselgate’, escândalo protagonizado pela empresa por ter manipulado motores a diesel para driblar os testes de emissão de poluentes, fato que causou enorme prejuízo e queda brusca do valor das ações no mercado, fez com que o Grupo Volkswagen desistisse da F1.

“Em 2017, a F1 deu sinais de que mudaria as regras e que não seria mais necessária a recuperação de energia por meio dos gases de escapamento. No fim daquele ano, recebemos um pedido específico da nossa empresa matriz para montarmos um motor de seis cilindros, altamente eficiente. E não somente no papel, devíamos mesmo montar a unidade motriz. A ideia era que esse motor fosse testado nas pistas em 2019. Foi isso o que nos pediram”, contou o executivo.

Outro fator que contribuiu para que a Porsche desistisse de regressar à F1 foi a resistência, por parte das equipes do grid na atualidade, em mudar as regras. Até o momento, não há nada fechado para 2021 em termos de motores.

A ideia da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) era de desenvolver uma unidade motriz mais simples para atrair mais montadoras, e a Porsche logo se interessou. Mas a demora na definição do regulamento levou a marca a mudar os rumos do seu projeto no esporte a motor para a Fórmula E.

“O caso está nos tribunais desde 2015 e custou caro aos cofres da empresa. Agora, o foco da Volkswagen está nos carros elétricos. Estamos nos envolvendo com a Fórmula E com duas das nossas marcas”, citou o dirigente, mencionando Porsche e também a Audi, empresas do Grupo Volkswagen.

Enquanto a Audi é uma das principais equipes da categoria, a Porsche realiza intenso programa de testes para estrear na Fórmula E a partir da temporada 2019/20. Além da montadora, outra icônica marca alemã vai fazer seu debute na categoria dos carros elétricos a partir da sexta temporada: a Mercedes.

Enzinger afirmou que o propulsor construído pela Porsche deve servir como base para equipar carros urbanos construídos pela marca. “O motor está completo e foi testado no dinamômetro. Agora vamos tentar transferir a experiência adquirida para os carros de rua”, completou.

Texto: Redação

Fonte: Grande Prêmio

Portal Rodão

Comments are closed.