Elétrico Nissan Leaf é lançado no Brasil por R$ 195 mil
19 de julho de 2019 – 14:11 | Comentários desativados em ElĂ©trico Nissan Leaf Ă© lançado no Brasil por R$ 195 mil

Valor é R$ 16,5 mil mais caro que o da pré-venda. Modelo foi apresentado no Salão do Automóvel de 2018 e teve 20 unidades vendidas até julho.
A Nissan lançou nesta quinta-feira (18) seu primeiro carro …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Mercado

Porsche 911 Turbo faz 40 anos

Submitted by on 14 de novembro de 2014 – 11:00No Comment

20

Foi em 1974 que a Porsche deu uma das suas mais certeiras e definitivas cartadas, quando pela primeira vez um modelo da marca era equipado com um turbocompressor. E coube ao 911, seu mais bem sucedido modelo, a honra de estrear essa tecnologia. Inicialmente batizado como Porsche 930 Turbo, ele ficou conhecido, e até hoje é assim chamado, como 911 Turbo. Apresentado no Salão de Paris para a linha 1975, ele produzia 260 cv e era o automóvel mais veloz produzido na Alemanha na época, alcançando 245 km/h.

O 911 Turbo não foi o primeiro carro de passeio produzido em série com turbo. Esse pioneirismo coube aos americanos Chevrolet Corvair Monza Spyder, também equipado com um motor boxer de seis cilindros refrigerado a ar, e ao Oldsmobile F85 Jetfire, este equipado com um V8, ambos de 1962. A pouca repercussão e o limitado poder de influência dessas duas versões de modelos de vida curta, deixaram para o BMW 2002 assumir a primazia do turbo como uma tradição moderna em 1973. Mas a visibilidade do Porsche serviu como uma vitrine de apelo bem mais forte dessa tecnologia que vários fabricantes passaram a adotar.

Desde os anos 50 a Porsche já explorava a tecnologia do turbo em carros de corrida. Um modelo de pista que marcou época foi o 917, de 1969, com seu motor boxer de 12 cilindros para as provas 24 Horas de Le Mans e Can-Am. Para o 911, a Porsche usou o motor do Carrera RS 2.7, expandido para 3.0 litros e associado a um câmbio manual de quatro velocidades. A primeira geração do 911 Turbo durou até 1989, mas a versão continua sendo produzida até hoje. O atual modelo produz 520 cv e chega a 315 km/h, enquanto o 911 Turbo S produz 560 cv e alcança 318 km/h.

Fonte: Fabiano Pereira / Quatro Rodas

Comments are closed.