Nissan planeja ofensiva ‘verde’ com Leaf e produ√ß√£o de h√≠bridos no Brasil
22 de agosto de 2018 – 15:44 | Coment√°rios desativados

Enquanto prepara mais vers√Ķes da Frontier, agora produzida na Argentina, e a nova gera√ß√£o do March para os pr√≥ximos anos, a Nissan quer incluir o Brasil na onda dos ve√≠culos el√©tricos e h√≠bridos, que consomem …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Mercado

Porsche 911 Turbo faz 40 anos

Submitted by on 14 de novembro de 2014 – 11:00No Comment

20

Foi em 1974 que a Porsche deu uma das suas mais certeiras e definitivas cartadas, quando pela primeira vez um modelo da marca era equipado com um turbocompressor. E coube ao 911, seu mais bem sucedido modelo, a honra de estrear essa tecnologia. Inicialmente batizado como Porsche 930 Turbo, ele ficou conhecido, e até hoje é assim chamado, como 911 Turbo. Apresentado no Salão de Paris para a linha 1975, ele produzia 260 cv e era o automóvel mais veloz produzido na Alemanha na época, alcançando 245 km/h.

O 911 Turbo n√£o foi o primeiro carro de passeio produzido em s√©rie com turbo. Esse pioneirismo coube aos americanos Chevrolet Corvair Monza Spyder, tamb√©m equipado com um motor boxer de seis cilindros refrigerado a ar, e ao Oldsmobile F85 Jetfire, este equipado com um V8, ambos de 1962. A pouca repercuss√£o e o limitado poder de influ√™ncia dessas duas vers√Ķes de modelos de vida curta, deixaram para o BMW 2002 assumir a primazia do turbo como uma tradi√ß√£o moderna em 1973. Mas a visibilidade do Porsche serviu como uma vitrine de apelo bem mais forte dessa tecnologia que v√°rios fabricantes passaram a adotar.

Desde os anos 50 a Porsche j√° explorava a tecnologia do turbo em carros de corrida. Um modelo de pista que marcou √©poca foi o 917, de 1969, com seu motor boxer de 12 cilindros para as provas 24 Horas de Le Mans e Can-Am. Para o 911, a Porsche usou o motor do Carrera RS 2.7, expandido para 3.0 litros e associado a um c√Ęmbio manual de quatro velocidades. A primeira gera√ß√£o do 911 Turbo durou at√© 1989, mas a vers√£o continua sendo produzida at√© hoje. O atual modelo produz 520 cv e chega a 315 km/h, enquanto o 911 Turbo S produz 560 cv e alcan√ßa 318 km/h.

Fonte: Fabiano Pereira / Quatro Rodas

Comments are closed.