Conheça o BMW concept 4, o protótipo que antecipa o série 4 Рsó ele quer ter grade de radiador
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Pneu de moto pode rodar mais de 20.000 km

Submitted by on 7 de dezembro de 2017 – 10:45No Comment

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A Metzeler apresentou nesta semana o novo pneu Roadtec Street, cuja principal novidade √© a promessa de maior rendimento quilom√©trico, ou seja, o sonho de todo motociclista: um pneu eficiente e dur√°vel. ‚ÄúO rendimento quilom√©trico √© o atributo mais desejado pelos pilotos de motos de baixa cilindrada‚ÄĚ, afirmou Maximiliano Reginato, gerente de Vendas e Reposi√ß√£o da Metzeler na Am√©rica Latina. O executivo lembra que os motofretistas costumam trocar os pneus de suas motos ap√≥s quatro ou cinco meses de uso, em fun√ß√£o de rodarem grandes dist√Ęncias todos os dias.

Destinado √†s motos de baixa cilindrada, o novo pneu da marca, que pertence √† Pirelli, estar√° dispon√≠vel em 15 medidas diferentes, com ou sem c√Ęmara. Ap√≥s seis meses de testes, percorrendo mais de 150.000 km com motos Honda CG em diversos tipos de pisos e trajetos, a Metzeler afirma que o novo Roadtec Street pode rodar mais de 20.000 km antes de ser substitu√≠do. Mas isso √© poss√≠vel?

O executivo da Metzeler garante que sim, mas lembra que para chegar a tal quilometragem com o mesmo pneu √© necess√°rio respeitar as recomenda√ß√Ķes do fabricante da moto e praticar uma pilotagem racional. Exageros na acelera√ß√£o e frenagem, calibragem irregular e outros v√≠cios comprometem a durabilidade do pneu.

Veja algumas dicas para aumentar a durabilidade do pneu da sua moto.

– Na press√£o
O fator primordial para a durabilidade dos pneus √© a calibragem correta. Rodar com a press√£o abaixo do recomendado aumenta o desgaste, diminui a efici√™ncia ‚Äď principalmente em curvas – e compromete a seguran√ßa, podendo at√© causar quedas.

РDe olho na balança
Respeitar as limita√ß√Ķes do fabricante em rela√ß√£o ao peso transportado pela moto (piloto + garupa + bagagem) tamb√©m influencia na durabilidade do pneu. Lembre-se: sempre que for transportar garupa e carga √© necess√°rio calibrar o pneu com a press√£o recomendada.

– Acelera e freia
Cada vez que o piloto acelera transfere a força do motor para o pneu traseiro. Quanto mais brusca for essa transferência, maior será o desgaste da banda de rodagem do pneu. A mesma situação ocorre ao frear ou reduzir a marcha da moto: toda vez que se aumenta o atrito com o solo a borracha é consumida. Portanto, pilotar de forma progressiva vai ajudar o seu pneu a durar mais. Nada de acelerar com tudo e derrapar a roda traseira na hora de frear. Suavidade é a palavra chave nesse caso.

– Mas que calor!
Quanto maior a temperatura do asfalto maior ser√° o desgaste do pneu. A temperatura amolece a borracha que √© consumida pelo asfalto com maior facilidade. Por isso, em regi√Ķes mais quentes o motociclista tem que tomar mais cuidado com a calibragem e o estilo de pilotagem para economizar os pneus da moto.

– Asfalto ou lixa?
Muitas vezes a durabilidade do mesmo pneu pode variar por conta do tipo de asfalto percorrido. Asfaltos mais ‚Äúlisos‚ÄĚ consomem menos o pneu, enquanto pisos mais rugosos ‚Äď com pedras salientes ‚Äď aceleram o desgaste. ‚ÄúO asfalto funciona como uma lixa‚ÄĚ afirma Samuel Barbosa, gerente de engenharia da Pirelli.

Texto: Agencia Infomoteo

Fonte: WM1

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