Conheça o BMW concept 4, o protótipo que antecipa o série 4 Рsó ele quer ter grade de radiador
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Estande da BMW no Sal√£o de Frankfurt d√° spoilers sobre as novas gera√ß√Ķes do S√©rie 4, al√©m de novidades para o nicho dos SUV-cup√™ e um novo carro el√©trico.
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Pirelli moderniza pneus para motos de 250 a 300 cilindradas

Submitted by on 20 de agosto de 2013 – 11:21No Comment

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A Pirelli lan√ßou primeiro pneu radial de motocicleta fabricado no Brasil, destinado a motos de 250 a 300 cilindradas. Para a introdu√ß√£o do Diablo Rosso II, a empresa investiu R$ 3 milh√Ķes em sua unidade em Gravata√≠ (RS). Mais moderno, o pneu radial para motocicletas era, at√© pouco tempo atr√°s, sin√īnimo de pneu importado.

Em maio, a Michelin havia se antecipado à Pirelli e apresentou o primeiro pneu radial para motos da mesma faixa de cilindrada no Brasil, o Pilot Street, porém, o produto é importado.

As novidades atender√£o o previsto crescimento de vendas no segmento de motos na faixa de 250 a 300 cilindradas, mas mira tamb√©m o f√©rtil mercado de reposi√ß√£o, parque circulante estimado atualmente em quase um milh√£o de motos, de acordo com n√ļmeros da Associa√ß√£o dos Fabricantes de Motocicletas e Similares (Abraciclo).

O Diablo Rosso II tem como objetivo alcançar os atuais donos das Honda CB 300R, CB 250R, Yamaha Fazer YS 250 e Kawasaki Ninja 300 e 250, equipadas com pneus convencionais (ou diagonais) e que procuram por uma performance superior, mais esportiva.

A marca italiana, que é líder do mercado nacional de pneus para motos, também anunciou estar em avançada fase o processo de homologação para que os Diablo Rosso II sejam equipamento de série de modelos do segmento, cuja produção para o ano de 2013 tem previsão de 86 mil unidades.

Oferecido inicialmente em duas medidas para o pneu dianteiro (100/80 e 110/70) e quatro para o pneu traseiro (130/70, 140/60, 140/70 e 150/60), todos para rodas aro 17 polegadas, a principal característica da construção radial em pneus de qualquer tipo é a de oferecer uma estrutura da carcaça que concilia maior resistência com melhores características de desempenho.

Para o modelo ora lançado pela Pirelli, a empresa anuncia uma melhoria de 15% em dirigibilidade, 10% em aderência e estabilidade e 20% em durabilidade e performance no molhado, percentuais estes obtidos pela direta comparação com o Pirelli Sport Demon, o pneu diagonal dedicado atualmente às 250-300 cc, equipamento de série da quase totalidade dos modelos.

Praticamente toda a produção de automóveis mundial é equipada com pneus radiais. Nas motocicletas esta condição atinge apenas os modelos acima dos 500cc, todavia a tendência é de crescimento acelerado do uso de radiais.

Pequenas motos, scooters e motonetas dever√£o ter, dentre pouco tempo, modelos dotados desta tecnologia construtiva de pneus mais avan√ßada. Todavia, isso n√£o implicar√° no desaparecimento dos pneus de estrutura convencional, cuja simplicidade determina custo menor. No entanto, nas motos de cilindrada elevada ‚Äď seja pela pot√™ncia, peso elevado (ou ambos) ‚Äď tem nos pneus radiais um equipamento obrigat√≥rio.

Impress√Ķes
O G1 teve oportunidade de rodar com alguns modelos de motocicletas nacionais da faixa de 250 a 300 cilindradas equipadas com os Pirelli Diablo Rosso II na pista Velo Cittá, em Mogi-Guaçu, SP, por ocasião da apresentação do produto.

Nesta condição de uso, que evidentemente favoreceu as características principais dos pneus radiais ante os diagonais, ou seja, a esportividade, notamos que mudanças rápidas de direção, precisão direcional em curva e estabilidade em frenagem foram nitidamente superiores. Outras esperadas vantagens como a melhor aderência em piso molhado ou durabilidade superior só poderão ser aferidas em uso mais extenso e no dia-a-dia.

Uma característica destes pneus que certamente atrairá a parcela de clientes não apenas interessada em performance global é de ordem visual, uma vez que os Diablo Rosso II apresentam desenho peculiar, anteriormente só encontrado em pneus dedicados a motocicletas superesportivas.

Com a √°rea central e extremidades da banda de rodagem praticamente sem sulcos, reproduzindo os conhecidos pneus “slick” cuja caracter√≠stica principal √© privilegiar a maior √°rea do composto de borracha poss√≠vel em contato com o solo, os Diablo Rosso II efetivamente contribuem n√£o s√≥ para a efic√°cia din√Ęmica como para a est√©tica da motocicleta.

Fonte: G1
Foto: Divulgação

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