Carro elétrico: da utopia a um milhão de unidades vendidas
4 de dezembro de 2017 – 8:50 | Comentários desativados

Um dado muito relevante foi divulgado no fim de semana passado pela Focus2move, empresa especializada na coleta de dados sobre o mercado automotivo mundial. Os carros com propulsão elétrica irão superar o volume global de …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Curiosidades, Mercado, Novidades

Pequeno e elétrico, o Renault Twizy já estampa as ruas de São Paulo

Submitted by on 28 de novembro de 2017 – 8:39No Comment

renault-twizy-M09eph1-charging-003.jpg.ximg_.l_full_m.smart_

Nos últimos anos, o mercado automotivo registrou uma crescente procura por veículos híbridos e elétricos. A preocupação com o meio ambiente e com o consumo de combustíveis está mudando conceitos na indústria automobilística, e os carros mais ecológicos estão ganhando espaço nas ruas.

Aqui no Brasil, o uso e comércio de carros híbridos e elétricos ainda é pequeno, porém, novidades estão chegando. Uma delas é o Twizy. Fabricado pela Renault, o carro revolucionou o mercado europeu com seu conceito, design e praticidade, e agora pode ser visto também nas ruas de São Paulo.

Da mesa de projetos para as ruas

A primeira vez que o mundo colocou seus olhos sobre o projeto do Twizy foi em 2009, durante o Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha. Ainda sob o nome de Twizy Z.E Concept, o carro foi apresentado como um projeto futurista, cheio de tons de azul, faróis em formato de colmeia e rodas diferentes das convencionais.

O projeto amadureceu nas mãos dos projetistas da Renault e passou a ser comercializado apenas em 2012, sendo produzido na cidade espanhola de Valladolid. Vendido por aproximadamente 7 mil euros, o modelo fez sucesso rapidamente na Europa e, somente no primeiro mês, foram comercializadas 4 mil unidades.

O Twizy é diferente dos carros que rodam por aí. Ele consegue ser menor que carros ultracompactos, como o Mini e o Smart. Para se ter uma ideia, um Smart tem 2,70m de comprimento e 1,55m de largura. O modelo da Renault é ainda menor: 2,33m por 1,23m!

Suas dimensões bem pequenas facilitam o trânsito pelas cidades, principalmente na hora de encontrar um local para estacionar. Mesmo sendo diminuto, o carro tem espaço para mais um tripulante, que fica atrás do motorista.

A mecânica do Twizy é totalmente elétrica e sua velocidade máxima é de 80 km/h. A bateria possui autonomia para andar cerca de 100 quilômetros e são necessárias três horas para carregá-lo completamente.

Em termos de segurança, o carro conta com airbag frontal e freio a disco. A novidade fica por conta do cinto horizontal, uma adição feita para proteger o motorista em caso de colisão lateral.

O Twizy no Brasil

O mercado de carros elétricos ainda é muito pequeno no Brasil e, por isso, é bem difícil encontrar um Twizy por aí. Existem apenas algumas unidades por aí. Um exemplo é o estado do Paraná, mais precisamente no Parque Nacional de Itaipu e na capital Curitiba, onde a prefeitura adquiriu alguns modelos para sua frota.

Outras 16 unidades podem ser vistas pelas ruas de São Paulo. Uma renomada empresa de seguros adquiriu Twizys para compor a frota de atendimento aos segurados.

Quando chegou ao Brasil, o modelo foi classificado na categoria de veículo importado, o que inicialmente atrapalhou suas vendas devido ao alto imposto de importação que poucos estavam dispostos a pagar. Contudo, em 2015, o Twizy passou a ser considerado um quadriciclo elétrico, o que retirou o imposto de importação e facilitou sua venda.

Apesar da categorização ter ajudado a venda do Twizy no Brasil, ela também trouxe alguns impeditivos. Por ser considerado um quadriciclo, é proibido trafegar com ele em vias rápidas e também nas rodovias, ou seja, o Twizy pode rodar somente para o ambiente em que foi pensado: as ruas das cidades.

Pequeno, divertido, arrojado e sustentável, o Twizy tem muito espaço aqui no Brasil, principalmente nas grandes metrópoles, onde os carros pequenos são cada vez mais úteis. Interessado no Twizy? Então saiba que não é tão fácil assim encontrar um desses. É preciso procurar uma concessionária que realize a importação de veículos da Renault. Na Europa, o valor do modelo é de 8.240 euros, cerca de 31 mil reais.

Texto: Redação

Fonte: 123Carros

Rodão

Comments are closed.