Conheça a moto feita ‘quase completamente’ por uma impressora 3D
7 de dezembro de 2018 – 12:19 | Comentários desativados em Conheça a moto feita ‘quase completamente’ por uma impressora 3D

Chamada de Nera, a motocicleta tem chassi, carenagens e até pneus feitos pelo sistema. Apenas motor e parte elétrica são produzidos de maneira convencional.
A ideia de criar diversos objetos com o uso de uma impressora …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Novidades

Ônibus híbridos da Volvo são novidade no Parque Nacional do Iguaçu

Submitted by on 10 de outubro de 2013 – 10:33No Comment

02

O Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu/PR, decidiu adotar ônibus híbridos da Volvo para fazer o transporte de visitantes dentro da unidade de conservação. Foram entregues nesta terça-feira os primeiros três dos cinco veículos adquiridos pela concessionária Cataratas do Iguaçu S/A. Eles contam com a carroceria especial “double deck” – com dois andares – que possibilitam aos turistas transportados ter uma vista panorâmica do parque das famosas cachoeiras. Os ônibus novos serão integrados á frota já existente, formada por outros 13.

O Volvo Hibribus tem carroceria da Marcopolo e é capaz de reduzir em 50% a emissão de gases poluentes se comparado aos ônibus com tecnologia Euro 5. Em relação aos veículos Euro 3, que circulam no parque atualmente, o novo modelo polui até 90% menos. Ele conta com dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam simultaneamente ou de forma independente. O elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo em baixas velocidades. Já o a diesel começa a funcionar em velocidades mais altas. Ambos ficam desligados quando o veículo está parado para embarque. A energia das frenagens também é usada para carregar as baterias do propulsor elétrico.

Com uma velocidade que varia de 40 a 60 km/h, os ônibus que circulam na área interna do Parque Nacional do Iguaçu transportam em média, por ano, 1,2 milhão de passageiros. Isso equivale a 80% do total de turistas que visitam a unidade. Do total de ônibus em funcionamento, oito já possuem a carroceria especial double deck e trazem imagens da fauna nativa do bioma da Mata Atlântica, onde o parque está localizado. Os animais contemplados nos novos veículos são a cobra-caninana, a gralha-picaça, o puma, o tamanduá-mirim e a jacutinga.

Fonte: David Sharp / MotorDream
Foto: Divulgação

Comments are closed.