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OLDSMOBILE TORONADO: O MUSCLE CAR ICONOCLASTA

Submitted by on 16 de maio de 2016 – 8:48No Comment

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O mundo nunca mais foi o mesmo ap√≥s os anos 60, uma √©poca de transforma√ß√Ķes sociais prop√≠cia ao acolhimento das novas ideias. Em Detroit, a General Motors surpreendia a ind√ļstria com o Toronado, primeiro autom√≥vel moderno de grande porte a utilizar a tra√ß√£o dianteira. A divis√£o respons√°vel pelo desenvolvimento do enorme cup√™ foi a Oldsmobile, conhecida ent√£o pela engenharia de vanguarda. Foi ela que estreou nos EUA a transmiss√£o autom√°tica (1940), o motor V8 com v√°lvulas no cabe√ßote (1949) e o turbo (1962). As vantagens da tra√ß√£o dianteira j√° eram conhecidas nos modelos europeus, mas faltava provar que era adequada aos autom√≥veis americanos, que eram grandes, pesados e potentes.

Ainda como projeto XP874, ele contou com a participação do célebre piloto Bobby Unser, garoto-propaganda do comercial de estreia, em 1966. Sua dirigibilidade excepcional foi colocada à prova no mesmo ano na tradicional Pikes Peak, onde Bobby ficou a poucos segundos do recorde da prova.O segredo do Toronado era a distribuição de peso: 60% estavam sobre o eixo dianteiro, concentrados em um trem de força compacto e superdimensionado. O coletor de admissão era rebaixado para que o filtro de ar ficasse entre as bancadas do V8 de 7 litros e a suspensão dianteira utilizava barras de torção, para ocupar o menor espaço possível no cofre.

Mais de sete anos foram gastos no aperfei√ßoamento do c√Ęmbio autom√°tico, com direto a uma suspens√£o voltada √† performance, notavelmente firme para a √©poca. Os 385 cv levavam o cup√™ aos 96 km/h em apenas 7,5 segundos, atingindo 215 km/h. S√≥ o freio a tambor destoava: era incapaz de conter o peso do Toronado ‚Äď por isso os discos ventilados passaram a ser oferecidos como opcional j√° em 1967.

O estilo seguia a tend√™ncia da √©poca: fastback, com um longo cap√ī, cabine recuada e teto em queda suave sobre o terceiro volume. Com 5,36 metros (3,02 de entre-eixos), os balan√ßos dianteiro e traseiro eram longos, mas n√£o comprometiam o conjunto.

A estrutura monobloco e a aus√™ncia do t√ļnel central resultavam num aproveitamento de espa√ßo nunca antes visto num carro do seu porte: o assoalho todo plano oferecia √≥timo conforto para seis e o baixo n√≠vel de ru√≠do era resultado do subchassi longitudinal, que isolava vibra√ß√Ķes de motor e suspens√£o.

Seus requintes tecnol√≥gicos foram empregados em outros GM, como Cadillac Eldorado e Buick Riviera, abrindo caminho para a tra√ß√£o dianteira em autom√≥veis de qualquer tamanho e peso. At√© hoje √© considerado o mais radical de todos os modelos fabricados pela Oldsmobile, mesmo ap√≥s ela cair na vala comum dos carros americanos nos anos 70. O prest√≠gio da marca sobreviveu a cinco gera√ß√Ķes, mas foi incapaz de impedir o encerramento de sua carreira em 1993.

Fonte: Quatro Rodas
Texto: Felipe Bitu

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