GM registra patente de Chevrolet Silverado no Brasil – Será que vem?
21 de setembro de 2018 – 15:10 | Comentários desativados

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Off-road – técnicas de direção segura

Submitted by on 18 de dezembro de 2013 – 10:03No Comment

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Para usufruir de um carro off-road é necessário entender sobre condições climáticas e outros obstáculos da natureza. Com a chegada do verão, é natural que usuários menos experientes queiram experimentar seus SUVs em terrenos “naturais”, após te-los usado somente no asfalto ao longo do ano. O AutoCosmos da Argentina, parceiro do MotorDream, participou de uma clínica aplicada pela Citroën e CESVI Argentina e conta como se deve manusear um 4×4 nestas condições.

O curso é livre, qualquer um pode fazê-lo. Mesmo assim, É possível adquirir conhecimentos valiosos capazes de derrubar diversos mitos que podem tornar nada agradável a experiência de um leigo. O carro usado na clínica é um C4 Aircross, pois conta com uma dinâmica mais simples para aprender e lidar.

Para dirigir um veículo com tração integral sobre terrenos arenosos, é necessário conhecer conceitos básicos. Abaixo seguem algumas dicas

1- Antes de começar o trajeto:

- Saber bem as características do caminho que será percorrido e dispor de informações climáticas atualizadas;

- Tomar cuidado e evitar terrenos que possuam areias mais fofas, onde é mais fácil afundar e atolar;

2- Ao chegar no local escolhido:

- Baixar a pressão dos pneus antes de transitar por terrenos arenosos. Dependendo do veículo, a pressão ideal vai entre 15 a 23 libras. Recomenda-se liberar, pelo menos, 30 ou 40% da pressão recomendada pela fabricante;

- Ativar a tração nas quatro rodas. Deste modo, a potência do motor se repartirá e isso diminuirá a possibilidade de ter pneus “patinando” em solos instáveis;

3- Ao começar a circular sobre o terreno arenoso:

- Todas as manobras devem ser progressivas e suaves. Evitar manobras bruscas e curvas fechadas;

- Para subir uma duna, deve-se sempre seguir em linha reta. Nunca encará-la na diagonal ou lateralmente, porque a inclinação lateral pode causar capotamento. Recomenda-se marchas mais baixas – segunda ou terceira – com aceleração constante e sem pressionar a embreagem. Para descer também não se deve pisar no pedal da esquerda e tampouco acelerar.

- Certificar de que não há veículos e pedestres na “contramão”;

- Ao perceber que o veículo afunda, não se deve acelerar. Recomenda-se soltar o acelerador e deixar o veículo estabilize no solo. Uma vez estabilizado, não se deve tentar virar e sim dar marcha a ré e tentar seguir um caminho mais estável;

- Para frear – principalmente em descidas – deve-se fazer controlando com o acelerador. O freio é para ser usado suavemente e apenas em situações necessárias;

- Evitar terrenos com maior acúmulo de água, pois podem estar muito “moles” e torna mais provável do veículo atolar;

- Não ultrapassar os 50 km/h, devido à irregularidade do terreno e a baixa pressão dos pneus. Além disso, pode haver pedras, poços, motos ou pessoas no caminho. Uma surpresa dessas forçará o motorista a mudar de direção bruscamente, o que pode provocar derrapagem ou problema com pneu;

- Nunca sair com apenas um veículo 4×4. Recomenda-se pelo menos dois para, caso haja a necessidade, um resgatar e desatolar o outro com uma corda;

- Caso não haja outro veículo para ajudar no resgate, deve-se usar pá ou chapa de desatolamento;

- Ao sair do terreno arenoso e voltar ao asfalto, é recomendado recalibrar os pneus imediatamente. Caso não seja possível fazê-lo logo, deve-se conduzir em baixíssima velocidade para evitar que ele se esquente e isso produza deformações nas ligas metálicas da roda.

Fonte: AutoCosmos.com/Argentina com exclusividade no Brasil para MotorDream
Foto: Reprodução – AutoCosmos/Argentina

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