Conheça o BMW concept 4, o protótipo que antecipa o série 4 – só ele quer ter grade de radiador
13 de setembro de 2019 – 14:45 | Comentários desativados em Conheça o BMW concept 4, o protótipo que antecipa o série 4 – só ele quer ter grade de radiador

Estande da BMW no Salão de Frankfurt dá spoilers sobre as novas gerações do Série 4, além de novidades para o nicho dos SUV-cupê e um novo carro elétrico.
Uma das atrações da BMW  no Salão …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Dicas

Off-road – dicas de direção na lama

Submitted by on 19 de dezembro de 2013 – 10:37No Comment

04

Após dar dicas de como conduzir um off-road em terreno arenoso, é a vez do lamaçal. O MotorDream, em parceria com o AutoCosmos/Argentina, traz técnicas importantes para quem quer se aventurar colocando o seu SUV para fazer o que deles se espera: estar em contato com a natureza, fora do asfalto e, principalmente, das grandes cidades. Os conselhos são baseados no curso aplicado pela Citroën e pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) da Argentina.

O primeiro e mais importante detalhe é calçar bem o veículo com pneus adequados. Uma boa escolha é fundamental para rodar com segurança no barro.

– Se a lama é muito espessa e profunda, os pneus indicados serão os mais largos, para gerar um efeito de “flutuação” parecido ao que ocorre na areia, uma vez que será muito complicado alcançar o setor mais firme do solo;

– Os pneus mais finos terão melhor comportamento se alcançarem o piso firme, caso consigam superar a camada de lama mole.

Ao começar a encarar a lama:

– É necessário manter velocidade constante e uma marcha alta para não correr o risco dos pneus patinarem ao acelerar. Deve-se ter levar em conta um fator determinante que é a viscosidade da lama: quanto mais densa, mais difícil será de avançar;

– Não fazer manobras bruscas;

– Escolher o tipo de tração dependendo da viscosidade da lama: se mais espessa e profunda, deve-se usar a tração integral reduzida; caso o barro não esteja tão complicado, apenas a tração 4×4 já é suficiente;

– Nunca deixar de seguir pela trilha, onde o solo é mais firme e apresenta melhor aderência que em outras áreas;

– Evitar viajar em apenas um veículo. Com dois ou mais, após um deles passar por um trecho complicado, deve esperar em solo firme até que o outro também supere o obstáculo. Deste modo, poderá auxiliá-lo em caso de atolamento.

Fonte: AutoCosmos.com/Argentina com exclusividade no Brasil para MotorDream
Foto: Reprodução – AutoCosmos/Argentina

Comments are closed.