Toyota Yaris sedã começa a chegar às concessionárias
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Novo Audi TT impressiona pela performance e tecnologia

Submitted by on 18 de maio de 2015 – 14:28No Comment

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O Novo Audi TT chega para dar continuidade à linhagem esportiva e tecnologia da marca de luxo alemã no mercado mundial e agora também no Brasil. Desde a primeira geração, o pequeno bólido germânico usou e ousou em materiais mais leves, a fim de oferecer uma excelente performance.

Nesse primeiro contato com o Novo Audi TT, pudemos ver que o esportivo alemão continuará agradando aos que querem desempenho e eficiência, mas com uma boa dose de inovação. Oferecido com preços sugeridos de R$ 209.990 para a versão Attraction e R$ 229.990 para a Ambition, o modelo tem um pacote de equipamentos bom e poucos opcionais.

Entre estes, está o MMI Plus com navegador para a Attraction por R$ 11.000, bem como os pacotes Advanced (incluindo o som Bang&Olufsen, sensor de estacionamento dianteiro e entrada/partida sem chave) por R$ 11.000 e o pacote esportivo S-Line, que custa R$ 8.000.

Sem definir metas, a Audi propõe ao cliente algo ousado através de uma campanha publicitária agressiva. O Novo Audi TT mantém sua posição de carro da imagem para representar a esportividade da marca e em breve ganhará a versão Roadster, assim como o mais radical TT-S. Ambos chegarão no segundo semestre.

O Novo Audi TT conta com um estilo sofisticado e eficiente em sua proposta, não sendo nada radical ou mesmo agressivo demais. O equilíbrio das linhas chama atenção e em algumas cores, tais como Amarelo Vegas e Cinza Nano, ele impressiona um pouco mais. O cupê alemão ainda pode ser adquirido nas cores Azul Scuba, Branco Geleira, Branco Íbis, Cinza Monsão, Prata Florete, Preto Brilhante, Preto Mito e Vermelho Tango.

Na frente, destaque para os faróis de LED da versão Ambition, que vem acompanhados por LEDs verticais e horizontais, que servem como luzes diurnas e repetidores de direção. A grade é estreita e bem aerodinâmica, tendo o logotipo dos quatro anéis sobre o capô.

O para-choque tem desenho agressivo com duas grandes entradas de ar, enquanto a grade hexagonal tem ângulos mais retilíneos e acabamento interno em preto brilhante. Ela é envolvida por frisos cromados. Na versão Ambition, há também sensores de estacionamentos opcionais (pacote Advanced).

Sem ser musculoso, o Novo Audi TT reforça a robustez do conjunto com saias de rodas abauladas, enquanto o teto curvo cai suavemente sobre a traseira. Os retrovisores apresentam repetidores de direção e no teto, uma pequena antena estilo barbatana.

Chama atenção a grande vigia traseira e o bocal do tanque em estilo de competição, utilizando o mesmo sistema de abastecimento dos carros de corrida. As rodas de liga leve são aro 19 com pneus 245/35 ZR19 na versão Ambition e apresentam estilo bem agressivo, diferentemente do aro 18 com pneus 245/40 ZR18 da Attraction, que tem visual mais contido.

Na traseira, as lanternas são de LED e a tampa do porta-malas tem um defletor de ar que se eleva automaticamente a partir de 120 km/h, mas pode ser acionado manualmente no painel interno. O para-choque apresenta difusor de ar e duas saias de escape cromadas, sendo que uma delas (a esquerda) apresenta uma válvula de pressão, que pode ser vista facilmente.

Por dentro, o Novo Audi TT apresenta um ambiente bastante esportivo, porém, muito funcional. Não há muitos botões centralizados ou mesmo uma multimídia tradicional ao centro. Desta vez, o passageiro ficou um pouco mais de lado, enquanto o motorista tem para si praticamente todas as inovações da terceira geração do cupê.

A posição de dirigir é naturalmente esportiva e chama atenção o conjunto volante/cluster. O controle direcional tem fundo chato, revestimento em couro e estrutura em alumínio polido. Nele ficam os comandos do Virtual Cockpit (quadro de instrumentos) e controles de mídia e telefonia. Há também paddle shifts para trocas manuais.

Virtual Cockpit

O Novo Audi TT é um carro bem intuitivo em seu ambiente, mas o quadro de instrumentos requer mais atenção do que o normal. A tela digital de 12,3 polegadas é totalmente configurável e vem com grafismos e mapas em 3D. O visual é muito legal, sendo um atrativo a mais para o condutor e até para o “distante” passageiro. Há dois modos básicos de visualização: clássico e progressivo.

O clássico apresenta dois mostradores circulares grandes e informações centralizadas, enquanto o progressivo reduz estes instrumentos e cria um plano de fundo tridimensional para o mapa de navegação, bem como um seletor virtual de funcionalidades, tais como mapas, navegação, mídia, sons, configuração, etc. Com ele, o Novo Audi TT dá adeus à tela central de multimídia, comuns nos carros “normais”.

Ao centro, a pouca diversão do passageiro será manusear talvez o ar condicionado automático (apenas no Ambition), cujos displays ficam no centro dos difusores de ar, que possuem formato de turbina. Basta girar o aro central para os ajustes. Logo abaixo, ficam os comandos do Audi Drive Select, que permite três modos de condução, bem como acionamento do spoiler traseiro, desligamento do controle de estabilidade e do Start&Stop, bem como a luz de alerta.

No console central, o botão de partida (Ambition) está presente, bem como um porta-objetos com tampa e a tradicional alavanca da transmissão S tronic. O MMI Plus agora tem menos botões para seleção das funções, mas mantém o touchpad, que possibilita até escrever. Botões do freio de estacionamento eletrônico e do Auto Hold ficam próximos.

Os bancos são esportivos e apresentam regulagens elétricas, inclusive lombar, tanto para motorista quanto para passageiro, mas não há memorização. O acabamento é em couro nas laterais e Alcantara (Ambition) na parte central. Esse mesmo material reveste a parte central das portas.

O espaço na frente é suficiente para dois, mas atrás, apenas duas crianças ou dois adultos de baixa estatura poderão se acomodar com muita dificuldade e ainda levando prejuízo em conforto para quem vai na frente. O teto e as colunas são pretos, enquanto as luzes de leitura são em LED e com acionamento sensível ao toque.

O porta-luvas na versão Ambition vem de série com o MMI Plus, que inclui entrada para CD/DVD e duas portas SD Card. O sistema ainda tem Bluetooth e HD interno de 10 GB. No porta-malas, o Novo Audi TT oferece 305 litros, suficientes para um casal sem filhos ou um solteiro. O banco traseiro é bipartido e ajuda a ampliar o espaço, que ainda conta com rede de segurança e estepe fino sob o assoalho. A tampa pode ser acionada pela chave eletrônica.

Impressões ao dirigir

A Audi promoveu um test drive do Novo TT entre as regiões de Rio Bonito e São Pedro da Aldeia, região dos lagos no Rio de Janeiro. Na famosa Via Lagos, rodamos com o novo esportivo da marca alemã e pudemos aproveitar muito do potencial do veículo.

Com posição de dirigir esportiva, o condutor se sente bem à vontade a bordo do cupê. O volante tem boa empunhadura e os comandos são bem acessíveis, exceto os de faróis. A direção elétrica apresenta boas respostas e varia de acordo com o modo de condução, que no Audi Drive Select é basicamente comfort, dynamic e individual. O condutor pode escolher também o modo efficiency.

Puxando 1.230 kg, o propulsor 2.0 TFSI com dupla injeção de combustível (direta e indireta) e turbocompressor, garante excelentes arrancadas e aceleração bastante linear em modo Drive, mas bem mais agressiva no modo Sport, que ainda permite as trocas manuais.

O Novo Audi TT tem disponíveis 230 cv entre 4.500 e 6.200 rpm e 35,7 kgfm entre 1.600 e 4.300 rpm. O motor é bem elástico e extremamente silencioso quando em marcha lenta. Nem dá para percebe-lo funcionando, mesmo estando do lado de fora.

Acelerando o carro parado, o som do motor não empolga, muito menos os escapes. Chega a parecer um carro comum com motor pequeno. Sem dúvida, o baixo nível de ruído é algo surpreendente em um esportivo. No entanto, a coisa muda de figura quando se está em velocidades mais altas.

O ronco do motor se faz bem presente no interior e fica bom de ouvir. Acima de 120 km/h, quando abre o defletor traseiro, o Novo Audi TT começa a empolgar. Os giros em modo Sport sobem muito rápido e ver o ponteiro chegando na faixa vermelha é um estímulo a mais para pisar fundo. O câmbio S tronic proporciona trocas rápidas e suaves, bem como ajuda nas excelentes retomadas.

Se o condutor decidir aliviar o pé e andar de forma mais comedida, a rotação em modo Drive ficará em 2.000 rpm. Bom para o conforto a bordo, que não é o objetivo final do modelo, e ainda ajuda no consumo. O Inmetro divulgou média de 12,7 km/litro na estrada e 9,9 km/litro na cidade, classificando o Novo Audi TT com nota “A” em sua categoria. Muito bom!

Potente, esperto e frugal, o 2.0 TFSI garante diversão ao condutor e passageiro, apesar da tração dianteira. Rodas aro 19 e suspensão adaptativa agregada ao Audi Select Drive, reduzem as características indesejadas da força apenas na frente, deixando o cupê bem colado ao chão. O ajuste é firme mesmo no modo comfort e dá para perceber imediatamente as alterações de um modo para outro.

A direção elétrica é bem direta, enquanto os freios agem com muita eficiência, mesmo durante frenagens mais bruscas, garantindo controle ao condutor. Nas curvas, os bancos ajudam a manter o motorista bem firme. A estabilidade foi um ponto bem acertado no Novo TT, mas a Audi reserva naturalmente algo melhor no TT-S, que vem com tração nas quatro rodas Quattro. Isso sem contar o propulsor bem mais potente.

Conclusão

O Novo Audi TT mantém o espírito esportivo da marca de luxo alemã. É pequeno, ágil e muito rápido. Para quem buscar um diferencial em meio aos carros tradicionais, tendo ainda desempenho e até economia de combustível, o cupê tem uma boa oferta.

Os preços não são dos mais atrativos, mas na realidade do Brasil e do segmento em que ele se encontra, estão equilibrados. Com opcionais, o Novo TT Ambition alcança quase R$ 250.000. Nessa faixa, por exemplo, temos o Chevrolet Camaro. No entanto, apesar de esportivos, eles possuem características bem distintas.

A Audi foca em clientes entre 31 e 50 anos, evocando a ideia de que o consumidor só chamava atenção quando andava em carrinho de bebê. Agora, a ideia é novamente chamar a atenção, mas com um carro muito, muito diferente…

Fonte : Notícias Automotivas

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