Conheça o BMW concept 4, o protótipo que antecipa o série 4 Рsó ele quer ter grade de radiador
13 de setembro de 2019 Р14:45 | Comentários desativados em Conheça o BMW concept 4, o protótipo que antecipa o série 4 Рsó ele quer ter grade de radiador

Estande da BMW no Sal√£o de Frankfurt d√° spoilers sobre as novas gera√ß√Ķes do S√©rie 4, al√©m de novidades para o nicho dos SUV-cup√™ e um novo carro el√©trico.
Uma das atra√ß√Ķes da BMW¬† no Sal√£o …

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Novo Audi TT impressiona pela performance e tecnologia

Submitted by on 18 de maio de 2015 – 14:28No Comment

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O Novo Audi TT chega para dar continuidade √† linhagem esportiva e tecnologia da marca de luxo alem√£ no mercado mundial e agora tamb√©m no Brasil. Desde a primeira gera√ß√£o, o pequeno b√≥lido germ√Ęnico usou e ousou em materiais mais leves, a fim de oferecer uma excelente performance.

Nesse primeiro contato com o Novo Audi TT, pudemos ver que o esportivo alemão continuará agradando aos que querem desempenho e eficiência, mas com uma boa dose de inovação. Oferecido com preços sugeridos de R$ 209.990 para a versão Attraction e R$ 229.990 para a Ambition, o modelo tem um pacote de equipamentos bom e poucos opcionais.

Entre estes, est√° o MMI Plus com navegador para a Attraction por R$ 11.000, bem como os pacotes Advanced (incluindo o som Bang&Olufsen, sensor de estacionamento dianteiro e entrada/partida sem chave) por R$ 11.000 e o pacote esportivo S-Line, que custa R$ 8.000.

Sem definir metas, a Audi prop√Ķe ao cliente algo ousado atrav√©s de uma campanha publicit√°ria agressiva. O Novo Audi TT mant√©m sua posi√ß√£o de carro da imagem para representar a esportividade da marca e em breve ganhar√° a vers√£o Roadster, assim como o mais radical TT-S. Ambos chegar√£o no segundo semestre.

O Novo Audi TT conta com um estilo sofisticado e eficiente em sua proposta, n√£o sendo nada radical ou mesmo agressivo demais. O equil√≠brio das linhas chama aten√ß√£o e em algumas cores, tais como Amarelo Vegas e Cinza Nano, ele impressiona um pouco mais. O cup√™ alem√£o ainda pode ser adquirido nas cores Azul Scuba, Branco Geleira, Branco √ćbis, Cinza Mons√£o, Prata Florete, Preto Brilhante, Preto Mito e Vermelho Tango.

Na frente, destaque para os far√≥is de LED da vers√£o Ambition, que vem acompanhados por LEDs verticais e horizontais, que servem como luzes diurnas e repetidores de dire√ß√£o. A grade √© estreita e bem aerodin√Ęmica, tendo o logotipo dos quatro an√©is sobre o cap√ī.

O para-choque tem desenho agressivo com duas grandes entradas de ar, enquanto a grade hexagonal tem √Ęngulos mais retil√≠neos e acabamento interno em preto brilhante. Ela √© envolvida por frisos cromados. Na vers√£o Ambition, h√° tamb√©m sensores de estacionamentos opcionais (pacote Advanced).

Sem ser musculoso, o Novo Audi TT reforça a robustez do conjunto com saias de rodas abauladas, enquanto o teto curvo cai suavemente sobre a traseira. Os retrovisores apresentam repetidores de direção e no teto, uma pequena antena estilo barbatana.

Chama atenção a grande vigia traseira e o bocal do tanque em estilo de competição, utilizando o mesmo sistema de abastecimento dos carros de corrida. As rodas de liga leve são aro 19 com pneus 245/35 ZR19 na versão Ambition e apresentam estilo bem agressivo, diferentemente do aro 18 com pneus 245/40 ZR18 da Attraction, que tem visual mais contido.

Na traseira, as lanternas s√£o de LED e a tampa do porta-malas tem um defletor de ar que se eleva automaticamente a partir de 120 km/h, mas pode ser acionado manualmente no painel interno. O para-choque apresenta difusor de ar e duas saias de escape cromadas, sendo que uma delas (a esquerda) apresenta uma v√°lvula de press√£o, que pode ser vista facilmente.

Por dentro, o Novo Audi TT apresenta um ambiente bastante esportivo, por√©m, muito funcional. N√£o h√° muitos bot√Ķes centralizados ou mesmo uma multim√≠dia tradicional ao centro. Desta vez, o passageiro ficou um pouco mais de lado, enquanto o motorista tem para si praticamente todas as inova√ß√Ķes da terceira gera√ß√£o do cup√™.

A posição de dirigir é naturalmente esportiva e chama atenção o conjunto volante/cluster. O controle direcional tem fundo chato, revestimento em couro e estrutura em alumínio polido. Nele ficam os comandos do Virtual Cockpit (quadro de instrumentos) e controles de mídia e telefonia. Há também paddle shifts para trocas manuais.

Virtual Cockpit

O Novo Audi TT √© um carro bem intuitivo em seu ambiente, mas o quadro de instrumentos requer mais aten√ß√£o do que o normal. A tela digital de 12,3 polegadas √© totalmente configur√°vel e vem com grafismos e mapas em 3D. O visual √© muito legal, sendo um atrativo a mais para o condutor e at√© para o ‚Äúdistante‚ÄĚ passageiro. H√° dois modos b√°sicos de visualiza√ß√£o: cl√°ssico e progressivo.

O cl√°ssico apresenta dois mostradores circulares grandes e informa√ß√Ķes centralizadas, enquanto o progressivo reduz estes instrumentos e cria um plano de fundo tridimensional para o mapa de navega√ß√£o, bem como um seletor virtual de funcionalidades, tais como mapas, navega√ß√£o, m√≠dia, sons, configura√ß√£o, etc. Com ele, o Novo Audi TT d√° adeus √† tela central de multim√≠dia, comuns nos carros ‚Äúnormais‚ÄĚ.

Ao centro, a pouca diversão do passageiro será manusear talvez o ar condicionado automático (apenas no Ambition), cujos displays ficam no centro dos difusores de ar, que possuem formato de turbina. Basta girar o aro central para os ajustes. Logo abaixo, ficam os comandos do Audi Drive Select, que permite três modos de condução, bem como acionamento do spoiler traseiro, desligamento do controle de estabilidade e do Start&Stop, bem como a luz de alerta.

No console central, o bot√£o de partida (Ambition) est√° presente, bem como um porta-objetos com tampa e a tradicional alavanca da transmiss√£o S tronic. O MMI Plus agora tem menos bot√Ķes para sele√ß√£o das fun√ß√Ķes, mas mant√©m o touchpad, que possibilita at√© escrever. Bot√Ķes do freio de estacionamento eletr√īnico e do Auto Hold ficam pr√≥ximos.

Os bancos são esportivos e apresentam regulagens elétricas, inclusive lombar, tanto para motorista quanto para passageiro, mas não há memorização. O acabamento é em couro nas laterais e Alcantara (Ambition) na parte central. Esse mesmo material reveste a parte central das portas.

O espaço na frente é suficiente para dois, mas atrás, apenas duas crianças ou dois adultos de baixa estatura poderão se acomodar com muita dificuldade e ainda levando prejuízo em conforto para quem vai na frente. O teto e as colunas são pretos, enquanto as luzes de leitura são em LED e com acionamento sensível ao toque.

O porta-luvas na vers√£o Ambition vem de s√©rie com o MMI Plus, que inclui entrada para CD/DVD e duas portas SD Card. O sistema ainda tem Bluetooth e HD interno de 10 GB. No porta-malas, o Novo Audi TT oferece 305 litros, suficientes para um casal sem filhos ou um solteiro. O banco traseiro √© bipartido e ajuda a ampliar o espa√ßo, que ainda conta com rede de seguran√ßa e estepe fino sob o assoalho. A tampa pode ser acionada pela chave eletr√īnica.

Impress√Ķes ao dirigir

A Audi promoveu um test drive do Novo TT entre as regi√Ķes de Rio Bonito e S√£o Pedro da Aldeia, regi√£o dos lagos no Rio de Janeiro. Na famosa Via Lagos, rodamos com o novo esportivo da marca alem√£ e pudemos aproveitar muito do potencial do ve√≠culo.

Com posição de dirigir esportiva, o condutor se sente bem à vontade a bordo do cupê. O volante tem boa empunhadura e os comandos são bem acessíveis, exceto os de faróis. A direção elétrica apresenta boas respostas e varia de acordo com o modo de condução, que no Audi Drive Select é basicamente comfort, dynamic e individual. O condutor pode escolher também o modo efficiency.

Puxando 1.230 kg, o propulsor 2.0 TFSI com dupla injeção de combustível (direta e indireta) e turbocompressor, garante excelentes arrancadas e aceleração bastante linear em modo Drive, mas bem mais agressiva no modo Sport, que ainda permite as trocas manuais.

O Novo Audi TT tem disponíveis 230 cv entre 4.500 e 6.200 rpm e 35,7 kgfm entre 1.600 e 4.300 rpm. O motor é bem elástico e extremamente silencioso quando em marcha lenta. Nem dá para percebe-lo funcionando, mesmo estando do lado de fora.

Acelerando o carro parado, o som do motor n√£o empolga, muito menos os escapes. Chega a parecer um carro comum com motor pequeno. Sem d√ļvida, o baixo n√≠vel de ru√≠do √© algo surpreendente em um esportivo. No entanto, a coisa muda de figura quando se est√° em velocidades mais altas.

O ronco do motor se faz bem presente no interior e fica bom de ouvir. Acima de 120 km/h, quando abre o defletor traseiro, o Novo Audi TT come√ßa a empolgar. Os giros em modo Sport sobem muito r√°pido e ver o ponteiro chegando na faixa vermelha √© um est√≠mulo a mais para pisar fundo. O c√Ęmbio S tronic proporciona trocas r√°pidas e suaves, bem como ajuda nas excelentes retomadas.

Se o condutor decidir aliviar o p√© e andar de forma mais comedida, a rota√ß√£o em modo Drive ficar√° em 2.000 rpm. Bom para o conforto a bordo, que n√£o √© o objetivo final do modelo, e ainda ajuda no consumo. O Inmetro divulgou m√©dia de 12,7 km/litro na estrada e 9,9 km/litro na cidade, classificando o Novo Audi TT com nota ‚ÄúA‚ÄĚ em sua categoria. Muito bom!

Potente, esperto e frugal, o 2.0 TFSI garante divers√£o ao condutor e passageiro, apesar da tra√ß√£o dianteira. Rodas aro 19 e suspens√£o adaptativa agregada ao Audi Select Drive, reduzem as caracter√≠sticas indesejadas da for√ßa apenas na frente, deixando o cup√™ bem colado ao ch√£o. O ajuste √© firme mesmo no modo comfort e d√° para perceber imediatamente as altera√ß√Ķes de um modo para outro.

A direção elétrica é bem direta, enquanto os freios agem com muita eficiência, mesmo durante frenagens mais bruscas, garantindo controle ao condutor. Nas curvas, os bancos ajudam a manter o motorista bem firme. A estabilidade foi um ponto bem acertado no Novo TT, mas a Audi reserva naturalmente algo melhor no TT-S, que vem com tração nas quatro rodas Quattro. Isso sem contar o propulsor bem mais potente.

Conclus√£o

O Novo Audi TT mant√©m o esp√≠rito esportivo da marca de luxo alem√£. √Č pequeno, √°gil e muito r√°pido. Para quem buscar um diferencial em meio aos carros tradicionais, tendo ainda desempenho e at√© economia de combust√≠vel, o cup√™ tem uma boa oferta.

Os preços não são dos mais atrativos, mas na realidade do Brasil e do segmento em que ele se encontra, estão equilibrados. Com opcionais, o Novo TT Ambition alcança quase R$ 250.000. Nessa faixa, por exemplo, temos o Chevrolet Camaro. No entanto, apesar de esportivos, eles possuem características bem distintas.

A Audi foca em clientes entre 31 e 50 anos, evocando a ideia de que o consumidor só chamava atenção quando andava em carrinho de bebê. Agora, a ideia é novamente chamar a atenção, mas com um carro muito, muito diferente…

Fonte : Notícias Automotivas

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