Conheça o Stan: robô que estaciona carros começa a operar este mês
16 de março de 2019 – 15:25 | Comentários desativados em Conheça o Stan: robô que estaciona carros começa a operar este mês

Empresa responsável promete aumento de cerca de 50% no número de vagas com automatização; serviço começa ainda em março, na França.
Um novo estacionamento controlado por robôs entrará em funcionamento no aeroporto Lyon-Saint-Exupéry, na cidade de …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Curiosidades

Nova Saveiro 2017 muda e se distancia do Gol

Submitted by on 17 de mar̤o de 2016 Р13:32No Comment

volkswagen-saveiro-2017-fundo-branco-NA-5-700x469

Após 33 anos, a Saveiro deixa de ter inspiração na família Gol e passa a ter identidade própria. Com mudanças no visual exterior e interior, a picape da Volkswagen também ganhou importantes alterações na parte mecânica e em tecnologia embarcada, destacando as novas multimídias.

Disponível nas versões Trendline, Highline e Cross, a Nova Saveiro 2017 ganhou ainda uma nova opção, a Robust, que entra focada em frotistas e locadoras, embora esteja também disponível para o consumidor comum. A picape preserva os motores 1.6 8V de até 104 cv e 1.6 16V com até 120 cv, além de transmissão manual.

O consumo médio é de 11,1/10,8 km/litro com gasolina na Cross CE e CD, respectivamente. Com etanol, a média fica em 7,8/7,6 km/litro, respectivamente. Nas demais versões, as médias com gasolina com cabines simples, estendida e dupla é de 11,4/11,7/11,4 km/litro respectivamente, enquanto com etanol ficaram todas em 8,0 km/litro. Detalhes você confere em fotos na galeria.

Com preços a partir de R$ 43.530, a Nova Saveiro 2017 chega com visual mais robusto e diferenciado em relação à dupla Gol e Voyage. A frente ficou mais alta graças ao capô modificado, que foi elevado. Além disso, a grade passa a ser chanfrada e adiciona dois frisos cromados, bem como acabamento em preto brilhante nas versões mais caras.

Inspiração na Amarok

Os faróis ganham novo formato, mais horizontal e projetores duplos inspirados na Amarok. O desenho interno entra em harmonia com os frisos da grade, assim como já visto nos modelos mais recentes da VW. Já o para-choque ganhou um novo contorno, mais abaulado nas laterais e com vincos mais pronunciados.

O protetor muda bastante da versão Cross para as demais opções. Neste topo de linha, os vincos laterais são mais pronunciados, tendo ainda novos faróis de neblina, bem como grade com elementos hexagonais e spoiler integrado em tonalidade cinza. O protetor está mais alto e aumenta também o ângulo de ataque, que agora é de 20,1°.

Nas demais versões, o para-choque tem um formato mais suavizado nas laterais, ganhando igualmente faróis de neblina exclusivos (agora com funções neblina, milha e curva), assim como a grade inferior. O estilo é mais fluído e esportivo, tendo inclusive acabamento em preto nas molduras dos faróis e grade com elementos hexagonais. Os retrovisores possuem repetidores de direção dependendo da versão.

Na traseira, a Nova Saveiro 2017 ganhou novo para-choque, além de lanternas redesenhadas e com baixo relevo nas lentes, assim como alteração na tampa da caçamba de carga, cuja abertura é feita agora pelo logotipo. Esta, por sinal, agora dispõe de um primeiro estágio de abertura, impedindo que desça imediatamente. O sistema de amortecimento a gás continua. A altura livre do solo foi ampliada para 198 mm com elevação da suspensão na versão Cross.

Na versão Robust, para-choques, retrovisores, maçanetas e outros detalhes são na cor preta. Na Cross, a caçamba ganhou um novo santantonio, além de barras longitudinais no teto. As rodas de liga leve permanecem em 15 polegadas, mas agora os pneus são 205/60 R15 e na versão Cross, há opção de pneus de uso off-road.

Ambiente novo e conectado

No interior, as mudanças ocorreram em todas as versões, mas vale ressaltar que a Robust preserva o painel anterior, agora com tonalidade diferenciada. No entanto, o volante é o mesmo do Golf, só que dotado de aparência muito simples. Nas demais versões, o painel é o mesmo dos Novos Gol e Saveiro.

A diferença fica para a padronização do friso horizontal, que muda de acordo com a versão da Nova Saveiro 2017. Destaque para o volante multifuncional com acabamento em preto brilhante, bem como ajuste de profundidade e acabamento em couro.

O cluster é igualmente semelhante ao da dupla e dotado de computador de bordo. A picape também adiciona as novas multimídias da Volkswagen, já presentes nos compactos da marca, exceto o up!. A nova cor Azul Ravenna é destaque na Cross.

Tecnologia embarcada

Além do antigo rádio com Bluetooth, CD, USB e auxiliar, a Nova Saveiro 2017 vem também com opções dos dispositivos Media, Composition Touch (tela de 5 pol. com MirrorLink) e Discover Media, este último com tela de 6,33 pol., navegador, Car Play, Android Auto e MirrorLink, entre outros. O suporte de celular também é um item oferecido pela picape.

A Nova Saveiro 2017 ainda dispõe de ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, entre outros. Nos itens de segurança, o modelo continua oferecendo airbag duplo, ABS e EDB, assim como na versão Cross, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, ABS off-road e frenagem de emergência. Mas, agora adiciona assistente de controle de descida e sensor de estacionamento frontal.

Mecanicamente, a Nova Saveiro 2017 mantém os motores 1.6 MSI 8V com 101/104 cv a 5.250 rpm e 15,4/15,6 kgfm a 2.500 rpm para as versões Robust, Trendline e Highline, enquanto a Cross vem com o 1.6 MSI 16V de 110/120 cv a 5.750 rpm e 15,8/16,8 kgfm a 4.000 rpm.

A picape mede 4,47 m nas demais versões e 4,49 m na Cross, tendo ainda carga útil variando entre 611 e 715 kg. As carrocerias continuam sendo com cabine simples, estendida ou dupla. Airbag duplo, freios ABS com EDB, disco nas quatro rodas e luzes de emergência (ESS) são itens de série. As cores disponíveis são: Sólidas – Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Flash; Metálicas – Azul Night, Prata Sirius, Azul Ravenna e Cinza Platinum. Especial: Laranja Canyon.

FONTE: Noticias Automotivas
TEXTO: Redação

Comments are closed.