Conheça o BMW concept 4, o protótipo que antecipa o série 4 Рsó ele quer ter grade de radiador
13 de setembro de 2019 Р14:45 | Comentários desativados em Conheça o BMW concept 4, o protótipo que antecipa o série 4 Рsó ele quer ter grade de radiador

Estande da BMW no Sal√£o de Frankfurt d√° spoilers sobre as novas gera√ß√Ķes do S√©rie 4, al√©m de novidades para o nicho dos SUV-cup√™ e um novo carro el√©trico.
Uma das atra√ß√Ķes da BMW¬† no Sal√£o …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Mercado

Nos EUA, Uber e Lyft apostam em transporte coletivo

Submitted by on 18 de agosto de 2016 – 16:13No Comment

upperbus-700x366

Parece que o servi√ßo de transporte particular por aplicativo n√£o tem mais limites. Seja na terra ou no ar ‚Äď ainda n√£o temos conhecimento por mar ‚Äď basta utilizar o smartphone para obter uma corrida mais barata que o transporte tradicional.

Agora, nos EUA, uma nova modalidade abre um novo leque de possibilidades. Uber e Lyft, empresas que atuam através de aplicativos, agora apostam no transporte coletivo, mas operando de forma diferente daquela realizada com automóveis.

O programa ainda √© experimental e est√° sendo executado em duas cidades (Condado de Pinellas e Altamonte Springs) da Fl√≥rida e uma no Colorado, esta √ļltima em Centennial, sub√ļrbio de Denver.

Em todos os casos, as administra√ß√Ķes locais firmaram uma parceria com Uber e Lyft para opera√ß√£o de linhas de baixa demanda mediante subs√≠dios. Das 48 linhas de Pinellas, duas foram exclu√≠das e o Uber assumiu, tendo a prefeitura arcado com 50% do custo, enquanto o restante ser√° pago pelo usu√°rio. O limite do subs√≠dio √© de US$ 3,00.

Apesar da ajuda, a administra√ß√£o municipal de Pinellas deve gastar um quarto do montante normalmente desembolsado para opera√ß√£o de √īnibus regulares, o que significa US$ 40 mil por ano. Ainda na Fl√≥rida, Altamonte Springs o subs√≠dio √© de 20%, mas pode chegar a 25% em linhas conectadas com esta√ß√Ķes de trens.

J√° em Centennial, Colorado, a Lyft opera carros no lugar dos √īnibus. Com isso, o gasto da prefeitura com o transporte cai para um quinto dos US$ 20 normalmente disponibilizados pelos cofres p√ļblicos para cada viagem entre o bairro de Denver e a esta√ß√£o de trem mais pr√≥xima. Estima-se em 280 viagens por dia, seis vezes mais do que com os √īnibus.

Ainda assim, h√° d√ļvidas sobre como usu√°rios sem smartphone poderiam utilizar o servi√ßo, bem como a acessibilidade dos ve√≠culos, que atualmente n√£o s√£o adaptados. Al√©m disso, existe o temor de que muitos abandonem o carro e alimentem mais o novo servi√ßo, o que obrigaria o retorno da frota convencional.

A ideia √© que servi√ßos por aplicativo atendam apenas rotas de baixa demanda, onde o custo do poder p√ļblico √© maior. No M√©xico, o Uber j√° testa a ideia ‚Äď batizada de UpperBus ‚Äď com um √īnibus de dois andares e at√© 2018, espera-se testes em tr√™s cidades. Na Cidade do M√©xico, a tarifa ser√° equivalente a US$ 4,85, pagos atrav√©s de cart√£o de cr√©dito, d√©bito, PayPal ou transfer√™ncia banc√°ria. Aqui, algo assim ainda n√£o foi testado.

TEXTO: Redação
FONTE: Noticias Automotivas

Comments are closed.