Conheça o BMW concept 4, o protótipo que antecipa o série 4 Рsó ele quer ter grade de radiador
13 de setembro de 2019 Р14:45 | Comentários desativados em Conheça o BMW concept 4, o protótipo que antecipa o série 4 Рsó ele quer ter grade de radiador

Estande da BMW no Sal√£o de Frankfurt d√° spoilers sobre as novas gera√ß√Ķes do S√©rie 4, al√©m de novidades para o nicho dos SUV-cup√™ e um novo carro el√©trico.
Uma das atra√ß√Ķes da BMW¬† no Sal√£o …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Motos

Motos ganham tecnologia e conectividade

Submitted by on 22 de março de 2019 Р13:22No Comment


Conectividade é cada vez mais comum em modelos de 2 rodas e facilita a vida do piloto.

As motos ganharam nos √ļltimos anos tecnologias antes presentes s√≥ em carros, como assistente de partida em rampa. Agora, chegou a hora de os modelos de duas rodas come√ßarem a trazer a enxurrada de itens de conectividade que t√™m sido incorporados aos autom√≥veis.

A integra√ß√£o de motos aos smartphones, por exemplo, permite ao motociclista atender chamadas ou mudar m√ļsicas. H√° ainda uso de c√Ęmeras, acesso a dados de consumo e at√© altera√ß√£o de mapas de pot√™ncia via Bluetooth. Essas fun√ß√Ķes interativas j√° est√£o presentes em alguns modelos de duas rodas vendidos no Brasil. Em outros, chegam em breve.

Google e GoPro
Uma das maiores inova√ß√Ķes de conectividade foi apresentada pela Triumph. A fabricante inglesa, em parceria com as empresas GoPro e Google, conseguiu implementar um sistema de integra√ß√£o das c√Ęmeras da primeira e do sistema de mapas da segunda aos pain√©is virtuais de suas motos.

Com isso, ser√° poss√≠vel comandar as c√Ęmeras GoPro (a partir da vers√£o 5) pelos punhos de comando e pelo painel de motos com a Scrambler 1200, que chega no segundo semestre ao Pa√≠s. O sistema tamb√©m estar√° dispon√≠vel nas Tiger 800 e 1200, na Speed Triple e na Street Triple.

Pelo aplicativo MyTriumph, ser√° poss√≠vel definir uma rota, que ser√° mostrada no painel da moto com indica√ß√Ķes por meio de setas. A parceria com a Google vai facilitar o acesso do sistema aos pontos de interesse (restaurantes, lojas, postos de combust√≠vel).

As Yamaha 250F, 450F e 450FX oferecem um aplicativo que permite mudar, al√©m dos modos de condu√ß√£o, par√Ęmetros que s√≥ poderiam ser alterados por meio de um controle da central eletr√īnica. Entre eles est√£o mapa de igni√ß√£o e abertura do acelerador. Batizado de Power Tuner, ele exige conex√£o do smartphone com a motocicleta via Wi-Fi.

KTM e Ducati
Na KTM, o aplicativo MyRide, dispon√≠vel para a 390 Duke no Brasil, permite atender a chamadas e controlar sistema de m√ļsica caso o capacete esteja equipado com um intercomunicador. Bem semelhante √© o ConnectedApp, da BMW, para as GS 850 e 1200.

As duas motos têm painel de TFT. A mais que o da KTM, o sistema tem a opção de indicar a direção, por meio de GPS.

Para a linha Multistrada, a Ducati tem o LinkApp. Al√©m das fun√ß√Ķes que KTM e BMW oferecem, grava √Ęngulos de inclina√ß√£o, velocidade e as √ļltimas rotas. Tamb√©m permite compartilhar esses dados com a adi√ß√£o de fotos dos locais.

O aplicativo permite ainda alterar ajustes dos modos de condução (ABS, controle de tração e suspensão) pelo smartphone, mais fácil de usar que o sistema nativo da motocicleta.

Texto: José Antonio Leme

Fonte: Jornal do Carro Estad√£o

Portal Rod√£o

Comments are closed.