Volks apresenta versão de rali do novo Polo
14 de dezembro de 2017 – 14:48 | Comentários desativados

A Volkswagen revelou junto com a nova geração do Polo GTI (que não vem para o Brasil) a versão de rali que correrá na categoria R5 do WRC 2 (segmento intermediário do Campeonato Mundial de …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Campeonatos

Monteiro ultrapassa Totti na última volta e triunfa em Interlagos

Submitted by on 8 de julho de 2013 – 11:22No Comment

12

Com uma ultrapassagem suada na última volta da etapa de Interlagos, quinta do Campeonato Brasileiro e terceira do Sul-Americano, Beto Monteiro desbancou o atual campeão, Leandro Totti, e conquistou sua primeira vitória na temporada 2013 da F-Truck, sendo a nona em toda a carreira na categoria. Com isso, o pernambucano da Iveco também quebrou a hegemonia dos caminhões Mercedes, que haviam vencido todas as quatro provas anteriores no ano.

O piloto de 36 anos caiu de segundo para quarto na largada, mas subiu um posto ainda na volta 2, quando o pole Roberval Andrade, da Corinthians Scania, entrou aos boxes para verificar uma falha mecânica. Naquele momento, o tricampeão Felipe Giaffone liderava com seu MAN-Volkswagen, após pular do quinto lugar no grid. Totti era um segundo, formando uma dobradinha para a equipe RM.

No meio da prova, o ex-Indy teve de atender a uma ordem da direção de provas, que o mandou para os pits por excesso de fumaça em seu caminhão, e Totti surgiu em primeiro. Nas quatro últimas passagens, a diferença dele para Monteiro caiu de 1s7 para meio segundo, permitindo que o campeão de 2004 tentasse o ataque. Os dois ficaram lado a lado por praticamente toda extensão do giro de encerramento, até que Beto consumasse a ultrapassagem no Bico de Pato.

Monteiro ainda daria uma escorregada na saída da Junção, permitindo uma tentativa tardia de troco, mas se recuperou a tempo de vencer com 213 milésimos de vantagem. Apesar da perda da vitória, o segundo lugar foi suficiente para colocar Totti na liderança dos dois certames da Truck: agora, o londrinense tem 77 pontos no Brasileiro e 59 no Sul-Americano.

O antigo líder, Régis Boessio, se envolveu em um toque com Alberto Catucci depois da largada e danificou a carenagem de seu Mercedes, sendo forçado a uma parada extra ainda no começo. O problema não foi resolvido totalmente e o competidor da ABF acabou abandonando. Paulo Salustiano, segundo colocado até então, também enfrentou problemas e deixou a prova na mesma 15ª passagem. Com isso, Wellington Cirino, sexto colocado em São Paulo (e o melhor entre os Mercedes), tornou-se o vice-líder na competição continental.

Em sua temporada de estreia na categoria, o ex-F1 Alex Caffi obteve seu primeiro pódio, ao superar Valmir Benavides e se garantir em terceiro. Mesmo ultrapassado, “Hisgué” colocou o terceiro caminhão oficial da Iveco na quarta colocação, com Leandro Reis sendo o representante mais bem posicionado da Scania, em quinto. A sexta etapa do Brasileiro de F-Truck será no dia 4 de agosto, em Cascavel. Já a quarta e decisiva rodada do Sul-Americano está marcada para o dia 8 de setembro, no circuito argentino de Córdoba.

Resultado final – Interlagos (dez primeiros):

Pos. Piloto (Estado/Equipe) Tempo
1º. Beto Monteiro (PE/Iveco) 17 voltas em 56min57s745
2º. Leandro Totti (PR/RM MAN-Volkswagen) a 0s213
3º. Alex Caffi (ITA/Dakarmotors Iveco) a 6s404
4º. Valmir Benavides (PR/Iveco) a 8s579
5º. Leandro Reis (GO/Original Reis Scania) a 10s503
6º. Wellington Cirino (PR/ABF Mercedes-Benz) a 11s950
7º. Rogério Castro (GO/ABF Volvo) a 32s647
8º. Djalma Fogaça (SP/DF Ford) a 35s962
9º. Pedro Muffato (PR/Muffatão Scania) a 41s258
10º. Edu Piano (SP/Território Ford) a 1min07s571

Fonte: Leonardo Felix / Tazio
Foto: Orlei Silva/Grelak

Comments are closed.