Salão de Detroit dá adeus ao inverno e aos preços altos
15 de janeiro de 2019 – 10:39 | Comentários desativados em Salão de Detroit dá adeus ao inverno e aos preços altos

Com dúvidas sobre o futuro do mercado automobilístico, o salão americano vai passar por transformações em 2020.
O Salão de Detroit, principal salão de automóveis americano, tem nesta terça-feira seu segundo dia já com um atrativo …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Mercado

Micro MC-B: um microcarro para resolver o trânsito

Submitted by on 10 de dezembro de 2013 – 12:08No Comment

10

O MC-B é um microcarro que segue de perto projetos como o Nissan Leaf ou mesmo o Smart. Projetado para carregar dois ocupantes em percursos urbanos curtos, o microcarro da Honda foi visto como protótipo há dois anos no Salão de Tóquio, e agora chega mais perto da realidade. Ao menos para as três cidades japonesas que receberão o projeto piloto de testes no início de 2014 – Kumamoto, Saitama e Miyakojima.

Com um motor elétrico de 8 cv recarregável em tomadas caseiras, o MC-B tem autonomia para mais de 80 km, e pode receber uma carga completa em 3 horas (em 220 V) ou em 7 (110v). A velocidade máxima ultrapassa em pouco os 70 km/h, o que se mostra bem veloz na prática para o carrinho de 2,49 de comprimento, 1.28 de largura e 1.54 de altura.

A altura, aliás, pode parecer um problema para quem olha de fora. Estreito e alto, o projeto exigia um formato menos aerodinâmico para comportar dois ocupantes com conforto. Mas a estrutura tubular e o posicionamento da bateria sob o assoalho deixaram o centro de gravidade do compacto bem acertado, sem sacrificar segurança.

A posição para o motorista é central, com um painel bem desenhado e informativo alocado à frente. O (único) passageiro traseiro fica logo atrás, mas posicionado levemente para a esquerda. A disposição permite uma melhor visão do que acontece à frente para quem vai atrás, facilita a conversa entre passageiro e motorista e ainda garante espaço para as pernas – que podem ser esticadas para ficar ao lado do motorista, sem atrapalhar em nada. Não é uma maravilha, mas certamente uma proposta funcional e realista para percursos urbanos.

Nas acelerações, o MC-B mantém-se responsivo e evita qualquer barbeiragem mais perigosa do motorista. O protótipo não tem janelas, a fim de manter a segurança e leveza do projeto. O problema é todo o vento frio que invade o microcarro, indo diretamente para o corpo do passageiro traseiro. Coisas de protótipo. Por outro lado, a visão dos arredores é ampla e o formato do carrinho o torna difícil de não notar.

Por falar em notar, o MC-B já vem com “som de motor” de série. No caso, um efeito sonoro que parece retirado diretamente do desenho Jetsons (para os saudosistas). O som alerta passageiros da presença do veículo, já que o motor elétrico é totalmente silencioso. A função é desativada em velocidades acima de 40 km/h, e também pode ser desligada manualmente.

Um prazo para produção em escala e venda nas lojas ainda não está nos planos da Honda. Mas a rapidez de evolução do projeto nos últimos dois anos permite vislumbrar uma realidade com o MC-B nas ruas nos próximos anos.

Fonte: Alberto Cataldi / Revista Auto Esporte
Foto: Divulgação

Comments are closed.