Cotada para o Brasil, Opel prepara 8 novidades até 2020
16 de outubro de 2018 – 11:19 | Comentários desativados em Cotada para o Brasil, Opel prepara 8 novidades até 2020

Alemã prepara os sucessores do Corsa e do Mokka X e também na eletrificação da gama
Empresa que atua de uma forma muito transparente na hora de comunicar suas estratégias, algo raramente visto no setor, a …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Novidades

Michelin lança pneu tecnológico de olho em mercado off-road

Submitted by on 14 de maio de 2015 – 14:42No Comment

01

Fabricantes de pneus têm acesso, por razões óbvias, aos mais bem guardados segredos das empresas que produzem veículos. Ao apresentar seu novo pneu LTX Force na Argentina, a Michelin revelou que, até 2018, as marcas lançarão 18 carros de passeio e 30 utilitários esportivos e picapes.

Para atender a essa demanda, a fabricante francesa de pneus lança o LTX Force, apresentada como melhor solução para uso misto, com foco na durabilidade e segurança. Com o apoio de institutos renomados, a Michelin comprovou a qualidade do produto.

São três os atributos em que a empresa mais martela. O primeiro diz respeito à frenagem em trechos molhados. Segundo os testes, o pneu freia 2 metros antes do que a média da concorrência. O segundo argumento é que sua durabilidade é 35% maior do que esses mesmos concorrentes.

Por fim, o pneu proporciona 66% mais controle em aquaplanagens – situação em que o carro desliza sobre uma lâmina d’água sem que se tenha controle dele. As entidades que realizaram os testes foram as multinacionais de origem alemã Dekra e TÜV SÜD Automotive.

“Esse lançamento é significativo para nosso continente, pois é o primeiro projeto 100% liderado pelas equipes da Michelin da América do Sul. Quase todo o mercado sul-americano será atendido com produção local e, em um segundo momento, esse pneu será lançado em outros continentes”, afirma Anoildo Mattos, gerente de marketing para Pneus de Passeio e Caminhonete da Michelin América do Sul.

Para garantir a maior durabilidade, a Michelin utilizou no pneu a tecnologia Compactread. Para ter maior durabilidade, um pneu comum precisa de blocos de borracha mais altos, que são mais sujeitos a deformações, o que causa perda da área de contato com o solo. A tecnologia Compactread consiste na combinação de uma escultura com mais borracha e de um reforço entre os blocos que minimiza essa deformação.

Para enfrentar condições severas, o pneu LTX Force lançou mão de tecnologias vindas de competições. A escultura da banda de rodagem, por exemplo, é inspirada no Rally Dakar, desenhada especialmente para oferecer maior aderência ao solo, com blocos mais altos. Essa escultura avança sobre as laterais do pneu, proporcionando um reforço nessa zona crítica em uso off-road.

Ao mesmo tempo seu composto de borracha é inspirado no Rali WRC (World Rally Championship), proporcionando maior resistência ao desgaste. “A melhor maneira de comprovar a eficiência da utilização mista dos pneus é por meio do mundo das competições automobilísticas, que percorrem as mais diversas regiões do mundo, em todos os tipos de terrenos e solos”, diz Thierry Neuville, piloto do WRC, que participou do lançamento. O modelo é o primeiro pneu com a chancela Michelin Total Performance

Carpress constatou em diversas demonstrações e também em um teste off-road, realizados no autódromo Roberto Mouras, em La Plata, na Argentina, a versatilidade do novo pneu. Como todo produto tecnológico, o LTX Force também tem um preço que também é superior em relação à média da concorrência. Nas medidas 265/70 R16, ele tem preço sugerido de R$ 794,90 por unidade. A fábrica de pneus para automóveis da Michelin no Brasil fica em Itatiaia (RJ).

Fonte : Luís Perez / Carpress

Comments are closed.