Mercedes e Nissan vão construir carros em conjunto no México
A parceria entre a Daimler – controladora da Mercedes-Benz – e a Aliança Renault-Nissan, assinada em 2010, está perto anunciar novos frutos. Segundo fontes ligadas à Reuters, a expansão de US$ 2 bilhões da fábrica da marca japonesa em Aguascalientes, no México, irá produzir modelos em conjunto das duas marcas. Ainda de acordo com a publicação, o primeiro carro a sair da linha de montagem da “nova” instalação será o Infiniti Q30 – hatch de quatro portas da marca de luxo da Nissan.
O veÃculo nipônico vai compartilhar alguns componentes do chassi e motores com o recém-apresentado Mercedes-Benz GLA. O utilitário alemão, inclusive, é o principal candidato a ser fabricado em terras mexicanas.
Porém, inicialmente os dois carros serão feitos em unidades distintas. O Q30, que terá o conceito apresentado no Salão de Frankfurt, será produzido em Sunderland, na Inglaterra, para atender o mercado europeu. Mais tarde, a fabricação passa para o México de olho nos norte-americanos. Já o jipinho GLA ganhará a versão de produção também no motorshow alemão. O modelo tem produção escalada para a fábrica de Rastatt, na Alemanha.
A Daimler também trabalha em conjunto com a francesa Renault. As duas fabricantes desenvolvem as próximas gerações do Twingo e do Smart ForFour.
Fonte: Raphael Panaro / MotorDream
Foto: Reprodução