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Mercedes-Benz vai exibir o Benz Prinz Heinrich de 1910 nos EUA

Submitted by on 9 de agosto de 2013 – 11:00No Comment

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A Mercedes-Benz Classic marcar√° sua presen√ßa no tradicional Concours d’√Čl√©gance de Pebble Beach, este ano, com a exibi√ß√£o um Benz “Prinz Heinrich” 1910. Restaurado pela Mercedes-Benz Classic, o ve√≠culo √© considerado um dos primeiros carros verdadeiramente esportivos j√° fabricados. Outro autom√≥vel que tamb√©m estar√° exposto no evento √© o Benz 24/40 hp landaulet 1907.

O Concours d’√Čl√©gance de Pebble Beach √© realizado no estado americano da Calif√≥rnia e acontece tradicionalmente no terceiro domingo de agosto. O cl√°ssico evento, que acontece no 18¬ļ “green” do campo do Pebble Beach Golf Links, √© uma das exposi√ß√Ķes de carros cl√°ssicos mais prestigiosas do mundo.

O Prinz Heinrich Benz representante dos primeiros anos das corridas de automóvel nos Estados Unidos. Com mais de 100 anos de idade, o veículo inovou com tecnologias que até hoje são utilizadas, como a dupla ignição e quatro válvulas por cilindro.

O carro esteve na competi√ß√£o “Prince Heinrich Fahrt”, batizada em honra do irm√£o do imperador da Alemanha, era uma das mais importantes corridas de autom√≥veis realizadas na Europa. O “Kaiserlicher Automobil-Club” (Clube Imperial de Automobilismo Alem√£o) realizou o evento entre 1908 e 1910, permitindo a participa√ß√£o apenas de ve√≠culos de produ√ß√£o com quatro lugares, o que vetava totalmente os carros de corrida.

Para a prova de 1910, ‚ÄĒ que foi realizada entre os dias 2 e 8 de junho, cobrindo uma dist√Ęncia total de 1.945 quil√īmetros de Berlim a Bad Homburg vor der H√∂he, em Hesse, e passando por Brunswick, Kassel, Nuremberg, Stuttgart, Strasbourg e Metz ‚ÄĒ foram constru√≠dos dez carros de passeio especiais inteiramente novos. Quatro deles tinham motores de 5,7 litros, enquanto os outros seis usavam motores com 7,3 litros. Todos eram equipados com eixo card√£ e possu√≠am carrocerias aerodin√Ęmicas, com uma traseira alongada caracter√≠stica.

Por isso, o ve√≠culo especial Benz verde escuro, com o n√ļmero 38 usado na competi√ß√£o, √© considerado por muitos historiadores como o primeiro ve√≠culo verdadeiramente esportivo j√° fabricado. Ele √© um dos dois √ļnicos ve√≠culos no mundo constru√≠dos pela Benz para a Prince Heinrich Tour de 1910 que sobreviveram em sua forma original desde a corrida, h√° mais de cem anos.

O ve√≠culo da cole√ß√£o da Mercedes-Benz Classic foi 11¬ļ colocado na prova e, no mesmo ano, participou tamb√©m da Tsar Nicholas Tour. At√© hoje, o carro mant√©m o mesmo motor modificado, com cilindrada reduzida para 5,4 litros, de 80 cavalos, com que foi equipado para essa corrida na R√ļssia. Ele atinge velocidade m√°xima de 126 km/h.
Iandaulet 1907

O segundo veículo a ser apresentado pela Mercedes-Benz Classic em Pebble Beach é um landaulet Benz 24/40 hp. O modelo 24/40 hp foi produzido na Benz na primeira década do século como parte de uma série completa de novos produtos com motores de 28, 35, 40 e 45 hp (21, 26, 29 e 33 kW). Todos eles apresentavam uma série comum de características técnicas, como os motores com os quatro cilindros fundidos em dois pares.

O eixo de comando de v√°lvulas posicionado lateralmente era acionado por engrenagens. Duas velas por cilindro recebiam
corrente da ignição por magneto e a transmissão com quatro marchas era operada por um mecanismo deslizante. Apesar de ser oferecido opcionalmente com sistema de transmissão por eixo cardã, o exemplar do 24/40 hp da coleção da Mercedes-Benz Classic tem a força do motor transmitida às rodas traseiras por correntes.

Como era comum na √©poca, havia diferentes varia√ß√Ķes de carroceria, entre elas uma vers√£o landaulet, em que o espa√ßo do motorista era aberto, com pouca prote√ß√£o, enquanto damas e cavalheiros podiam se proteger da inclem√™ncia do tempo abrigados sob um teto convers√≠vel bem isolado. O ve√≠culo da cole√ß√£o da Mercedes-Benz Classic foi vendido, logo ap√≥s fabricado, para um propriet√°rio na regi√£o sul da prov√≠ncia de Buenos Aires, na Argentina, e l√° permaneceu rodando at√© 1966. O modelo atinge velocidade m√°xima de 80 km/h.

Fonte: G1
Foto: Divulgação

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