Corsa vira carro 100% elétrico em sua 6ª geração
24 de maio de 2019 – 15:51 | Comentários desativados em Corsa vira carro 100% elétrico em sua 6ª geração

Modelo, que tem nome do clássico que foi vendido no Brasil, foi revelado pela Opel na Europa e tem 136 cavalos de potência. Marca alemã agora pertence ao grupo Peugeot-Citroën.
A Opel revelou a 6ª geração …

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Mercedes-Benz revela caminhão do futuro

Submitted by on 6 de outubro de 2014 – 13:33No Comment

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A Mercedes apresentou no 65º Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA), em Hannover, na Alemanha, o caminhão Future Truck 2025. Veículo conceito autônomo, o modelo deve começar a rodar em 2025. Um estudo da marca revelou que, em dez anos, os caminhões serão capazes de rodar sem a necessidade de um motorista no comando. Para alcançar esse objetivo, a Mercedes conectou os sistemas de assistência já existentes com sensores aprimorados do piloto automático rodoviário “Highway Pilot”. A montadora afirma que, com isso, a condução autônoma já é possível em velocidades realistas e em situações de trânsito de rodovias expressas.

Ainda de acordo com a fabricante, o motor desse big truck é capaz de produzir 455 cv e 224 kgfm. O câmbio é automatizado de 12 velocidades. No que diz respeito ao design, os engenheiros da Mercedes criaram dispositivos localizados dentro da cabine que substituem os espelhos externos, um para-brisa estilo panorâmico, que lembra um visor e um teto solar com tela de proteção bem diferente. Mas o que chamam mesmo a atenção são os detalhes e o acabamento. A estrela de três pontas está ali, no centro da enorme frente que conta com iluminação em LED.

Um controle de clima indireto substitui as saídas de ar dentro da boleia, que traz ainda teclado em detrimento aos interruptores convencionais e acabamento de couro no painel de instrumentos. A cabine apresenta efeitos de iluminação que conferem requinte ao ambiente e quando o veículo está em movimento, o motorista pode reclinar seu banco e girá-lo a 45 graus. E o condutor conta com um tablet que se encaixa no console central e que lhe garante atividades de comunicação enquanto segue viagem. A tela pode ser configurada de acordo com os requisitos individuais, permitindo a exibição de dados de viagem. Segundo a fabricante, o tablet presente no Future Truck está para a condução autônoma como os pedais e o volante estão para os veículos hoje.

Mas a Mercedes afirma que o ponto alto de toda essa tecnologia é o sistema de piloto automático rodoviário, altamente inteligente, “Highway Pilot”, que lembra um piloto automático de aeronave. Esse sistema é equipado com um sensor de radar na parte baixa da extremidade dianteira, que varre a rodovia à frente, com modos de longo alcance (faixa de 250 metros e segmento de 18 graus) e curto alcance (70 metros e 130 graus). O sensor do radar é a base do sistema de segurança do controle de aproximação e da frenagem emergencial. Um tipo de sistema que já está disponível hoje em alguns veículos.

Uma câmera estereoscópica colocada sobre o painel de instrumentos logo atrás do para-brisa mantém a área à frente do veículo vigiada. O alcance dessa câmera é de 100 metros com capacidade de varredura de 45 graus na horizontal e de 27 graus na vertical. A câmera estereoscópica identifica ainda se as estradas são de faixa única ou dupla, monitora os pedestres, objetos em movimento ou parados nas vias, e todos os objetos dentro da área monitorada, além da superfície da estrada. Como se não fosse o bastante, o equipamento fica a espreita de informações dos sinais de trânsito e reconhece os marcos de sinalização das pistas, principal função de orientação para a condução autônoma.

Há ainda sensores de radar laterais que monitoram a superfície da estrada à esquerda e à direita com alcance de 60 metros e que cobrem um ângulo de 170 graus na direção longitudinal. Esses sensores são os responsáveis pelo funcionamento do “Blind Spot Assist”, assistente de ponto cego. O “Blind Spot Assist” mantém o motorista alerta quando outros veículos estiverem próximos, e alerta para colisões iminentes com obstáculos parados, atuando ainda como um sistema de assistência em caso de mudança de faixa na pista.

Fonte: Auto Esporte
Foto: Divulgação

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