Toyota testará carro ‘falante’ e autônomo até 2020
17 de outubro de 2017 – 11:54 | Comentários desativados

A Toyota Motor disse nesta segunda-feira (16) que começará a testar um carro elétrico autônomo em torno de 2020, o modelo usará inteligência artificial (IA) para interagir com os motoristas.
O carro, cujo modelo conceito foi …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Mercado

Mégane R.S. é o ápice esportivo da Renault

Submitted by on 9 de agosto de 2013 – 10:56No Comment

08

Se existisse um podium de esportividade dos modelos da Renault, o Sandero GT Line, carro com aparência esportiva, estaria no terceiro lugar. O Fluence GT, mais potente e com aparência esportiva, mas ainda tendo como base um veículo “normal”, estaria no segundo degrau e, no mais alto, apareceria o Mégane R.S., esportivo do começo ao fim.

Apesar de a marca francesa não dizer com todas as letras que o carro vem para o Brasil – e o martelo só será batido em setembro, uma vez que na França em agosto é mês em que praticamente tudo para –, só o fato de levar diversos públicos para conhecê-lo (e acelerá-lo) em uma pista já é um bom indício.

Carpress acelerou o modelo no aeródromo do Broa, na cidade de Itirapina (SP), a 220 km de São Paulo, próximo a Rio Claro, em duas situações: um circuito misto, em que o importante era fazer um tempo rápido e um retão (a pista dos aviões), em que era possível atingir sua velocidade máxima sem infringir regras de trânsito.

Produzido em Palência (Espanha), o Mégane R.S. tem motor 2.0 turbo de 265 cv a gasolina e torque (força) de 36,7 kgfm com uma curva bastante constante, a ser explorada tanto nas estradas como nas pistas. Traz ainda equipamentos específicos dedicados à condução esportiva, como o R.S. Dynamic Management (ESP trimodal) e R.S. Monitor (telemetria embarcada).

São duas versões: Sport, para conduzir no dia a dia, e Cup, para mais desempenho, sobretudo em pista. Dados de fábrica indicam que o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 6 segundos e atinge 254 km/h de velocidade máxima. Durante o teste realizado só foi possível chegar a 211 km/h.

Mas quando o carro deve custar no Brasil? Segundo Glaucia Krefer, chefe de produto de marketing da Renault do Brasil, na Europa ele parte de 32 mil euros. A marca não aponta concorrentes por aqui, mas o Citroën DS5, que tem a mesma faixa de preço na França, custa R$ 124.970. Sim, são pegadas diferentes, mas é possível ter uma ideia.

Além do design ousado, que remete logo à esportividade, o modelo traz diversos detalhes que demonstram valentia. Isso acontece inclusive no interior, feito para remeter a um espírito esporte-chique, com combinações em carbono escuro e toques de amarelo Sport no fundo do mostrador do conta-giros e no volante.

No Pack Acabamento Amarelo, o modelo proporciona um toque de cor aos cintos de segurança, aos revestimentos bicolores em amarelo nos bancos, além de detalhes nos painéis das portas e do pomo da alavanca de câmbio. No cockpit do Mégane R.S., o condutor adota uma posição de dirigir esportiva, sem contudo ser muito cansativa. O volante também foi trabalhado, tanto em conforto quanto esportividade. O acabamento é completado pela pedaleira e o apoio de pés de alumínio.

Suas medidas são: 4,30 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,44 m de altura e 2,64 m de entre-eixos. Pesa 1.387 kg. Com mais de 21 mil unidades vendidas em cerca de 30 países desde seu lançamento, em 2004, o Mégane R.S. (de Renault Sport) é considerado um sucesso comercial. Pioneiro em sua categoria na França, ele logo se afirmou como um dos esportivos compactos mais competitivos de seu segmento.

Fonte: Luís Perez / Carpress

Comments are closed.