Carro voador chinês pode ser o primeiro a ser comercializado normalmente
6 de outubro de 2018 – 16:34 | Comentários desativados

A corrida em busca de produzir o primeiro carro voador comercialmente viável pode estar perto de ter um vencedor: é a Terrafugia, uma empresa chinesa que já desenvolve seu veículo com asas chamado Transition há …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Curiosidades

Marcas que não fazem apenas carros

Submitted by on 24 de junho de 2013 – 11:29No Comment

16

O que um avião da Ponte Aérea Rio-São Paulo pode ter em comum com um dos carros mais caros do mundo? E um trator com um dos esportivos mais desejados do mundo? Ou mesmo um robô que leva a mesma marca de sua moto? Ou uma determinada TV com um campeão de rali? Pois é, todos eles têm algo em comum e não é material. É algo que custa caro, muito caro. Na realidade, em todos os casos acima, vale bilhões de dólares cada uma. Isso é a marca do fabricante, impressa no produto.

Quando pensamos em carros, logo imaginamos o trabalho que é construir um carro e naturalmente temos o fabricante como aquela “montadora” que uma hora adoramos, outra odiamos. Mas nem todas essas empresas vivem ou viveram de fazer automóveis. Muitas nem mesmo surgiram com essa finalidade. Outras são de tempos em que um carro seria como um OVNI no Central Park.

A Rolls-Royce ainda imprime sua marca em turbinas navais (caso das fragatas da Marinha do Brasil), mas você também já deve ter voado alguma vez em jatos comerciais com turbinas da RR, que equipam desde o popular B737 ao gigante A380. Hoje a divisão de carros pertence à BMW e não tem nada a ver com os demais setores onde a marca atua.

Da mesma forma, o arado de uma fazenda na Itália é feito com um trator muito lento, mas o touro fixado sobre o cofre do motor roda muito rápido quando está em um cupê de tração integral a mais de 300 km/h. A famosa Lamborghini começou na velocidade dos arados da zona rural e ainda hoje se orgulha de produzir máquinas agrícolas. Ver junto os dois lados do touro de Sant´Aghata é algo quase surreal.

Robôs, equipamentos ergométricos, exoesqueleto. Estamos falando de uma empresa do século 21? Não, mas de um famoso fabricante de automóveis, a Honda. Ela própria desenvolve esses e outros projetos distantes das duas rodas. Ou seria das quatro rodas? Nos dois casos não importa, pois ela nasceu fazendo bicicletas com motor e depois motos, sendo que se tornou a maior do mundo no segmento um ano depois de produzir seu primeiro carro. Ela também faz painéis solares, ainda faz bicicletas, avião, bombas, geradores, cercas, barco inflável, cortador de grama e por aí vai…

E quem pode ter em casa um carro e uma TV da mesma marca? A Mitsubishi vive bem nos dois mundos, o dos eletrônicos e o dos automóveis. Mas ela também voa. Foram os três diamantes que criaram o temido avião de caça Zero da Segunda Guerra e hoje em dia faz aviões comerciais e de defesa, além de atuar nos setores de petróleo, petroquímica, energia atômica, aeroespacial, indústria pesada, indústria naval, entre outros.

Existem outras marcas bastante conhecidas, como a Saab, cuja história se confunde com os aviões. Hoje ela atua no segmento de defesa, eletrônica e aeronáutica militar, como no caso do caça Gripen (foto), que disputa concorrência da FAB. Infelizmente a divisão de carros faliu, mas pode retornar em breve. Alguns aviões da VASP foram feitos pela Saab nos anos 60 e aqui o mais conhecido é o caminhão Scania, marca associada até hoje, mesmo sob controle parcial da Volkswagen. A Volvo também faz turbinas aeronáuticas e motores navais, além de caminhões, ônibus e os conhecidos automóveis.

Já uma que faz quase tudo é a Hyundai, de navios a aparelhos eletrônicos. A Ford é outra que já se envolveu com TVs, quem não se lembra? Antes dos carros atuais, vimos também aqui bicicletas da Peugeot e antes de ser rival da VW, a Opel fazia máquinas de costura. Outra do ramo eletrônico é a Samsung. Enfim, são muitas marcas que nasceram ou entraram em segmentos distantes dos automóveis.

Fonte: Ricardo de Oliveira / Notícias Automotivas

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário abaixo, ou Assine o RSS desta página .

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.