Salão de Detroit dá adeus ao inverno e aos preços altos
15 de janeiro de 2019 – 10:39 | Comentários desativados em Salão de Detroit dá adeus ao inverno e aos preços altos

Com dúvidas sobre o futuro do mercado automobilístico, o salão americano vai passar por transformações em 2020.
O Salão de Detroit, principal salão de automóveis americano, tem nesta terça-feira seu segundo dia já com um atrativo …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Dicas

Manutenção dos pneus garante segurança e estabilidade ao veículo

Submitted by on 15 de dezembro de 2018 – 13:02No Comment

É indicado que a revisão seja realizada entre cinco a dez mil quilômetros rodados

Antes de pegar a estrada é preciso fazer uma revisão completa no veículo para a garantia de uma viagem segura, durante a temporada de férias. Apesar destes cuidados serem redobrados quando se pretende fazer trajetos mais longos, a manutenção dos pneus deve ser realizada com frequência, para evitar riscos no trânsito e o desgaste do veículo.

De acordo com o empresário do segmento, Tiago Luiz de Oliveira, a revisão dos pneus deve ocorrer de cinco a dez mil quilômetros rodados , o que vai depender da forma que cada motorista dirige e das condições da rodovia. ‘A durabilidade do pneu é muito relativa, mas para que ele rode mais tempo, é preciso manter o balanceamento e a geometria do veículo em dia’, explica o proprietário da Tiago Pneus.

Oliveira acrescenta que é necessário realizar também o rodízio dos pneus, a troca entre eixos traseiros e dianteiros, para evitar desgastes irregulares e descamação, o que contribui para o aumento da durabilidade do pneu.

Segundo o empresário, o motorista deve ficar atento ao período das revisões. Ruídos, vibração na direção e pneu ‘murcho’ são alguns dos sinais que indicam a necessidade da manutenção. ‘Quando a direção do carro começa a pender para um lado, indica a necessidade de revisão do veículo, pois a causa pode ser desalinhamento da geometria ou pneus em desgaste’, destaca.

A tecnologia também é uma aliada no ramo automobilístico ao trazer mais agilidade, precisão e qualidade na identificação dos problemas com o veículo. ‘Há uns dez anos, realizávamos a geometria computadorizada e, hoje em dia, toda a avaliação é feita em 3D’, salienta. Através deste processo mais avançado, é realizado uma leitura mais aprofundada das condições do veículo, com mais qualidade e em menos tempo. Para Oliveira, o sistema tem contribuído na segurança e praticidade dos serviços.

Cuidados com o carro

Para aumentar a durabilidade dos pneus e o desgaste do carro, o motorista deve evitar arrancadas bruscas, freagens sem necessidade e malabarismos com o veículo. ‘Manter sempre as rodas alinhadas, os pneus calibrados, suspensão, freios e rolamentos revisados também é indicado para o aumento de vida útil dos pneus’, finaliza.

O empresário Moacir Terres realiza a manutenção a cada 20 mil quilômetros rodados e, assim, mantém o veículo em dia. No período de férias, ele sempre agenda a revisão do automóvel antes da viagem. ‘É importante realizar o balanceamento, geometria e conferir o alinhamento das rodas antes de viajar, para garantir a segurança do motorista e da família’, acredita. ‘É melhor investir no veículo para evitar riscos no trânsito’, conclui.

Benefícios de manter os pneus em dia

– Evita a aquaplanagem na pista
– Evita riscos de acidentes mais graves
– Evita riscos de capotamento
– Aumenta a estabilidade do veículo
– Reduz o consumo de combustível

Texto: Taiane Kussler

Fonte: Folha do Mate

Portal Rodão

Comments are closed.