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Le Mans: Audi preparada para enfrentar Toyota e Porsche

Submitted by on 17 de janeiro de 2014 – 10:28No Comment

Jubilaeumsmagazin Motorsport

Na edi√ß√£o 2014 das 24 Horas de Le Mans, a nova gera√ß√£o do Audi R18 e-tron quattro h√≠brido vai dar continuidade √† linha de inova√ß√Ķes t√©cnicas da marca para a prova na Fran√ßa. A cerca de 150 dias da corrida marcada para 14 de junho, a expectativa para o evento j√° √© excepcionalmente alta. Pela primeira vez, Audi e Porsche ‚Äď as duas maiores vencedoras da prova ‚Äď v√£o se enfrentar na pista.

E a Toyota, que desafiou os alem√£es nos √ļltimos dois anos, parece cada vez mais disposta a quebrar a sequ√™ncia de vit√≥rias da Audi. Al√©m disso, a 82¬™ edi√ß√£o da prova vai estrear uma s√©rie de novas regras que visam a efici√™ncia energ√©tica dos carros. Para a Audi, inventora da tecnologia TDI, ser√° a chance de provar, mais uma vez, sua vasta experi√™ncia t√©cnica n√£o apenas nas ruas, mas, tamb√©m, nas pistas.

Seja com seus motores, sistemas h√≠bridos, design leve, ou estabelecendo novos padr√Ķes de seguran√ßa, os prot√≥tipos da Audi em Le Mans s√£o l√≠deres em termos de desempenho esportivo e tecnologia. ‚ÄúLe Mans √© um laborat√≥rio √ļnico para as nossas tecnologias‚ÄĚ, diz o Prof. Dr. Ulrich Hackenberg, respons√°vel pelo desenvolvimento t√©cnico no conselho administrativo da AUDI AG. ‚ÄúA ampla gama de desenvolvimento tecnol√≥gico no nosso novo carro para Le Mans conta, entre outras coisas, com far√≥is a laser. Eles s√£o capazes de iluminar at√© 800 metros √† frente. Em uma vers√£o para carros de produ√ß√£o, eles podem alcan√ßar at√© 500 metros, que √© o dobro do alcance dos far√≥is de LED. Com isso, a Audi est√° fazendo uma importante contribui√ß√£o para a seguran√ßa na pista e no tr√Ęnsito‚ÄĚ.

Tecnologias visam o máximo de eficiência do motor

Em 2001, um inovador motor V8 equipou o Audi R8. O sistema TFSI de inje√ß√£o direta de gasolina reduziu o consumo do propulsor, melhorou sua capacidade de resposta, e, devido √† capacidade do motor para ligar imediatamente, reduziu o tempo das paradas de box. Assim, logo ap√≥s a primeira vit√≥ria em Le Mans, os clientes da Audi tiveram acesso aos primeiros modelos de produ√ß√£o equipados com inje√ß√£o direta de gasolina. Um princ√≠pio de funcionamento que logo evoluiu para grandes volumes de produ√ß√£o e hoje contribui para a redu√ß√£o de emiss√Ķes de CO2 em milh√Ķes de carros.

Cinco anos depois dessa estreia, a Audi apresentou outra tecnologia pioneira. Na temporada 2006, o Audi R10 TDI foi equipado por um motor de inje√ß√£o direta de diesel e venceu as 24 Horas de Le Mans em sua estreia. Na √©poca, vencer a prova com um carro movido a diesel era considerado uma ilus√£o. Hoje √© a realidade. Foram sete vit√≥rias da Audi com modelos baseados na tecnologia TDI, com aprendizado e evolu√ß√£o significativos nos projetos de c√°rter, pist√Ķes, injetores de combust√≠vel e outros conjuntos.

Conjunto híbrido e-tron quattro venceu, também

A Audi tamb√©m foi a primeira participante a vencer em Le Mans com um sistema de motor h√≠brido. Este novo cap√≠tulo na hist√≥ria foi escrito em 2012, com a vit√≥ria do Audi R18 e-tron quattro: um prot√≥tipo cujo eixo traseiro era impulsionado pelo motor a combust√£o TDI, e o eixo dianteiro, movido por um motor el√©trico. Um controle totalmente eletr√īnico era a √ļnica conex√£o entre os dois sistemas ‚Äď um projeto que foi expandido para a linha de produ√ß√£o, com modelos h√≠bridos.

A próxima geração está pronta para ser lançada. Nas ruas, o ano será o lançamento do Audi A3 Sportback e-tron, a mais nova geração de híbridos de produção. Nas pistas, a nova especificação do R18 e-tron quattro é uma espécie de porta para o futuro. Os engenheiros da Audi redesenharam o carro desde suas bases, para buscar o ponto de equilíbrio entre máximo desempenho e eficiência energética.

Solu√ß√Ķes sofisticadas para seguran√ßa e redu√ß√£o de peso

Al√©m das solu√ß√Ķes pioneiras no trem de for√ßa, a Audi tamb√©m tem estabelecido padr√Ķes em outras √°reas. A combina√ß√£o perfeita entre design leve e m√°xima seguran√ßa passiva √© manifestada nas c√©lulas de seguran√ßa dos carros de corrida. O monocoque feito em fibra de carbono e refor√ßado com pl√°sticos (CFRP) do carro de 2013 pesa a metade dos que eram usados pela primeira gera√ß√£o de prot√≥tipos da Audi, em 1999 ‚Äď mesmo com as restri√ß√Ķes impostas pelos regulamentos. Este material j√° provou seu valor em ve√≠culos de produ√ß√£o, e foi usado em componentes dos Audi R8, R8 Spyder e RS3.

A seguran√ßa ativa tamb√©m foi elevada pelas inovadoras tecnologias de ilumina√ß√£o. As luzes diurnas em LED do Aud R10 TDI (2006-2008) foram seguidas pelos far√≥is full LED do R18 TDI (2011), pela tecnologia matrix LED no R18 e-tron quattro (2012-2013) e culminaram no inovador sistema de far√≥is a laser do novo R18 e-tron quattro (a partir de 2014). O espelho retrovisor digital que mostra as imagens de uma c√Ęmera voltada para a traseira do carro, ou a tela de AMOLED no cockpit ‚Äď usados desde 2012 ‚Äď simbolizam outras tend√™ncias para o futuro dos carros.

‚ÄúO p√ļblico em geral e, especialmente, o p√ļblico de automobilismo espera da Audi esses exemplos de tend√™ncias para o futuro‚ÄĚ, destaca Dr. Wolfgang Ullrich, chefe da Audi Motorsport. ‚ÄúEstamos orgulhosos por estar na lideran√ßa destas inova√ß√Ķes em nosso comprometimento com o automobilismo, enquanto a Audi Sport se beneficia em ser uma parte do desenvolvimento t√©cnico da AUDI AG diariamente. Nosso objetivo √© continuar provando nosso lema ‚ÄėVorsprung durch Technik‚Äô em condi√ß√Ķes duras de corrida com os prot√≥tipos no futuro ‚Äď especialmente em 2014, que tem sido nosso maior desafio at√© hoje em Le Mans‚ÄĚ.

Fonte: Amigos da Velocidade

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