Surpresa! Xiaomi anuncia entrada no mercado de automóveis com seu primeiro SUV
12 de abril de 2019 – 12:07 | Comentários desativados em Surpresa! Xiaomi anuncia entrada no mercado de automóveis com seu primeiro SUV

A gigante chinesa Xiaomi já faz, com muita competência, smartphones, computadores, pulseiras inteligentes, scooters e todo os tipo de produto que ajuda a nossa vida, mas faltava, talvez, a cereja do bolo. A empresa, agora …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Motos

Invasão verde da BMW chega à linha de motocicletas

Submitted by on 27 de setembro de 2013 – 10:52No Comment

04

A expressão “propulsão elétrica” realmente se tornou assunto recorrente para a BMW. Inclusive no universo de duas rodas. A fabricante bávara oficializou a entrada da scooter ecologicamente correta C Evolution em sua gama. O modelo usa um motor elétrico com arrefecimento líquido e conta ainda com toda a bagagem tecnológica utilizada pela BMW Motorrad em segmentos superiores. O Evolution se refere não só à propulsão elétrica, mas também à nova linha de maxi-scooters da BMW Motorrad, lançada no ano passado, com os modelos C600 Sport e C650 GT.

Apesar de utilizar propulsão 100% elétrica, a BMW também espera colocar a C Evolution para brigar no segmento de maxi-scooters. Para isso, conta com um motor capaz de produzir números próximos aos de outras motos do segmento. Instalada na extremidade do monobraço traseiro, a unidade elétrica gera 47 cv de potência máxima a 4.650 rpm. O torque máximo, de 7,34 kgfm, é entregue aos 4.500 giros. A scooter “verde” alcança a velocidade máxima de 120 km/h. Os modelos C600 e C650, com 60 cv, têm até mais potência, mas perdem em torque – produzem apenas 6,73 kgfm.

A C Evolution tem autonomia para até 100 km com uma carga completa. As baterias que alimentam a moto são do tipo íon de lítio e precisam de quatro horas para serem totalmente carregadas. A scooter tem um sistema de frenagem regenerativa, que converte em energia a carga gerada pelos freios – equipados também com ABS.

O modelo conta ainda com quatro modos de mapeamento do motor, todos, segundo a BMW, para otimizar a relação entre a entrega de potência e a autonomia da moto. O modo “Dynamic” entrega à C Evolution todo o torque e a potência para gerar o máximo de aceleração, com o sistema de regeneração de energia também em sua máxima capacidade. Com o modo “Road” selecionado, o potencial de aceleração é o mesmo, mas apenas 50% da energia é recuperada pelos freios. O “Eco Pro” prioriza a autonomia com a redução do poder de aceleração e aumento da recuperação de energia. Já o modo “Sail” desliga a frenagem regenerativa.

Por fora a C Evolution aproveita aspectos das outras maxi-scooters da BMW. O largo escudo frontal e os retrovisores com as luzes indicadoras de direção em led são semelhantes aos da C 650 GT. Já a C 600 Sport cedeu à C Evolution a carenagem, os faróis triangulares menores e o estilo com a traseira mais alta, com o assento em dois níveis. A princípio, terá apenas a mescla entre verde, cinza e branco. A scooter só começa a ser vendida na Europa em 2014.

Ficha técnica
BMW C Evolution
Motor: Elétrico, síncrono com ímã permanente, refrigerado a água e alimentado por baterias de íons de lítio de 60 Ah e voltagem nominal de 3,7 volts.
Câmbio: Automático de uma marcha com transmissão por corrente.
Potência máxima: 48 cv.
Torque máximo: 7,34 kgfm.
Suspensão: Dianteira com garfo invertido telescópico de 40 mm de diâmetro e 120 mm de curso. Traseira com balança monobraço com amortecedor ajustável em sete níveis e curso de 115 mm.
Pneus: 120/70 R15 na frente e 160/60 R15 atrás.
Freios: Disco duplo flutuante de 270 mm na frente e disco simples de 270 mm atrás. Oferece ABS de série
Dimensões: 2,19 metros de comprimento total, 0,94 m de largura, 1,59 m de distância entre-eixos e 0,78 m de altura do assento.
Peso: 265 kg.
Autonomia: 100 km.
Tempo de recarga: 4 horas.
Produção: Munique, Alemanha.
Lançamento mundial: 2014.

Fonte: Michael Figueredo / Auto Press / MotorDream
Foto: Divulgação

Comments are closed.