Conheça o BMW concept 4, o protótipo que antecipa o série 4 Рsó ele quer ter grade de radiador
13 de setembro de 2019 Р14:45 | Comentários desativados em Conheça o BMW concept 4, o protótipo que antecipa o série 4 Рsó ele quer ter grade de radiador

Estande da BMW no Sal√£o de Frankfurt d√° spoilers sobre as novas gera√ß√Ķes do S√©rie 4, al√©m de novidades para o nicho dos SUV-cup√™ e um novo carro el√©trico.
Uma das atra√ß√Ķes da BMW¬† no Sal√£o …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Curiosidades

GRANDES BRASILEIROS: RAGGE CALIFORNIA

Submitted by on 31 de março de 2016 Р16:12No Comment

qr-666-grandes-brasileiros-01-psd

Sonho de uma geração, o jipinho carioca viveu a vida sob as ondas, foi astro de novela e saiu para conquistar consumidores mundo afora

Considerando a variedade atual de marcas e modelos, poucas pessoas sentem saudade da década de 80, quando os automóveis importados eram privilégio de embaixadas ou de quem não se importava em rodar na ilegalidade. Foi, portanto, o momento propício para o surgimento de fabricantes independentes, especializados em veículos fora de série: o Ragge California foi um dos protagonistas dessa época.

Nascido s√≥ como Ragge (l√™-se ‚Äúraje‚ÄĚ), ele √© fruto dos esbo√ßos do engenheiro J√ļlio Correa Silla: o ex-s√≥cio da f√°brica de bugues Tanger criou a estrutura de um jipinho urbano, nos moldes dos atuais SUVs. Usando pl√°stico refor√ßado com fibra de vidro, as primeiras unidades estrearam em 1986, montadas sobre chassi VW fornecido por clientes ou adquiridos no mercado de usados. Sucesso no Rio, o Ragge cativou as aten√ß√Ķes no 14¬ļ Sal√£o do Autom√≥vel. A boa recep√ß√£o abriu caminho para a parceria com os irm√£os Paulo Roberto e Aldemar d‚ÄôAbreu Pereira, que entraram em cena em 1987. S√≥ ent√£o ele receberia o nome California, al√©m de melhorias no acabamento.

O California usava muitas pe√ßas de outros modelos: os far√≥is principais eram do Fusca e os auxiliares, da Brasilia, que tamb√©m cedia motor, c√Ęmbio, dire√ß√£o e suspens√Ķes. Lanternas do Fiat Pr√™mio, ma√ßanetas do Alfa Romeo 2300, para-brisa e vidros laterais dianteiros do Chevrolet Chevette, vidros laterais traseiros da Fiat Panorama e vigia traseira da VW Saveiro. Para fechar o pacote, rodas Mangels e espelhos Metagal.

As portas tamb√©m eram iguais √†s do Chevette, mas moldadas em fibra de vidro: o material sint√©tico formava uma estrutura monobloco, que se apoiava sobre o chassi de Brasilia encurtado. Dessa maneira, o California estava apto a transitar por regi√Ķes litor√Ęneas protegido da corros√£o provocada pela maresia. Com a capota traseira removida, ele assumia ares de picapinha e desfilava com seu estepe pendurado na traseira.

Mesmo custando o equivalente a um Ford Escort XR3, ele logo conquistou a juventude praiana bem-nascida e bem-criada: a modelo Monique Evans estava entre os proprietários que desfilavam com ele pela orla da zona sul carioca. Sonho de consumo, seis unidades foram sorteadas pela antiga Esso em uma promoção. Cheio de personalidade, o California contracenou no horário nobre da TV com o ator Cássio Gabus Mendes. Astro da novela Roda de Fogo, o modelo estava de malas prontas para Las Vegas, onde fez sucesso no Sema Show de 1987, destinado a carros transformados e acessórios.

A exposi√ß√£o internacional viabilizou os planos de exporta√ß√£o da Ragge: para atender √†s especifica√ß√Ķes americanas, o California ganhou brake-light, far√≥is do tipo sealed beam e banco traseiro rebaixado. Para diminuir o ru√≠do interno, a tampa do motor foi reprojetada e o monobloco recebeu revestimento termoac√ļstico. Al√©m dos EUA, algumas unidades foram exportadas para It√°lia e Jap√£o.

O California foi sucedido pelo modelo Long Beach em 1990: o entre-eixos maior dispensava o corte no chassi VW e o novo desenho da traseira adicionava lanternas do Fiat Uno e janelas laterais exclusivas. Mas poucas unidades foram produzidas: abalado pelas reformas econ√īmicas do Plano Collor, Silla encerrou as atividades automotivas da Ragge no come√ßo da d√©cada de 90.

Ningu√©m sabe ao certo o n√ļmero exato de unidades fabricadas. O exemplar das fotos acima √© um modelo 1989 que pertence ao jornalista Josias Silveira: ‚ÄúBom de lama e bom de praia, ele √© o brinquedo ideal para curtir com minhas netas‚ÄĚ, diz. Entusiasta do modelo, o carioca Henry Miranda √© um dos poucos dispostos a documentar a hist√≥ria do fora de s√©rie: ‚ÄúS√≥ o que sabemos √© que ainda h√° um grande n√ļmero de California em circula√ß√£o, a maioria inc√≥lume nas praias, seu habitat natural. O tempo apenas comprovou a excelente qualidade de constru√ß√£o do Ragge‚ÄĚ.

FONTE: Quatro Rodas
TEXTO: Felipe Bitu

Comments are closed.