Yamaha lança moto de 3 rodas, a Niken, e mostra protótipo de Ténére 700
13 de novembro de 2017 – 10:07 | Comentários desativados

Yamaha lançou na segunda-feira (6), na Itália, sua primeira moto de alta cilindrada de 3 rodas. O modelo Niken já havia aparecido no Salão de Tóquio, mas somente agora a empresa revelou todos os detalhes …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Novidades

Google anuncia Android Auto, sistema operacional para carros

Submitted by on 26 de junho de 2014 – 11:23No Comment

04

O Google anunciou nesta quarta-feira (25) o Android Auto, uma versão do seu sistema operacional móvel feita para carros. De acordo com a empresa, a plataforma sincroniza dados de smartphones Android com o veículo e privilegia o uso de comandos de voz, evitando que o motorista se distraia durante a direção.

O anúncio foi realizado na abertura da conferência Google I/O, realizada em San Francisco (EUA). Durante o evento, a empresa também revelou um serviço Android para televisores e uma prévia do Android L, reinvenção (principalmente) visual do sistema de smartphones e tablets que busca uniformizá-lo para o uso em vários dispositivos.

No carro

O Android Auto é a oferta do Google para concorrer com o CarPlay, plataforma da Apple lançada em março que permite controlar as ferramentas do iPhone diretamente do painel do carro. O Google Maps, por exemplo, mostra mapas com trânsito em tempo real e traça rotas para pontos que você favoritou no smartphone.

Aplicativos de música também são compatíveis, e o Android Auto permite ainda ditar e mandar mensagens enquanto se está dirigindo.

Durante o evento, o Google anunciou que 40 montadoras – como Chevrolet, Fiat, Ford, Honda e Hyundai – firmaram acordo para usar a tecnologia. A plataforma de desenvolvimento do Android Auto será lançada em breve aos desenvolvedores e chega no final do ano para os consumidores.

Na TV

Diferentemente do Chromecast, acessório acoplado ao televisor para espelhar na tela grande o conteúdo de um smartphone ou tablet, o Android TV é uma plataforma que já vem integrada a Smart TVs ou set-top-boxes. Segundo o Google, televisores da Sony, Sharp e TPVision virão com Android TV nos próximos anos.

O dispositivo móvel, por sua vez, pode ser usado como controle remoto e permite escolher atrações da Play Store ou do Netflix, por exemplo. Usando comandos de voz, o usuário também consegue fazer buscas por atores, séries e filmes e ler informações relacionadas. Os relógios inteligentes compatíveis com Android podem ser usados como outra forma de navegação.

Um segundo foco do Android TV é a execução de aplicativos e games em tela cheia. O jogador poderá disputar partidas on-line e ganhar conquistas, como no Xbox e no PlayStation.
O Chromecast também apareceu na conferência. Uma nova versão, ainda em testes, poderá espelhar tudo que se vê na tela do telefone, como a câmera fotográfica ou o aplicativo Google Earth, demonstrado no evento.

No smartphone e tablet

Todas as novidades do Google são permeadas pelo novo sistema móvel Android L, inspirado em “papel e tinta”, de acordo com a empresa.

O Android L é fundamentado por um conceito chamado de design material e tenta unificar as interfaces do Google em todos os dispositivos.

As sombras nos cantos dos menus são destacadas, criando uma noção tridimensional, e a tela reage visualmente a cada toque. Toda mudança no display é animada, da minimização de um app à mudança da tela de contatos para a de ligação, o que dá uma aparência mais ágil ao sistema.

A área de notificações também foi reformulada e não atrapalha o usuário durante um jogo ou uma ligação telefônica, por exemplo. Ao receber o aviso, ele pode atender a chamada ou deslizar a notificação para cancelá-la: tudo sem interromper a atividade que está fazendo.

O Google diz que essa nova versão do Android terá ainda melhorias de desempenho gráfico, buscando aproximar o visual dos jogos de smartphone com os de PCs.

No relógio

O Google também mostrou uma plataforma de desenvolvimento de apps para “smartwatches”, os relógios inteligentes, chamada Android Wear. E apesar de não exibir um modelo próprio, a empresa revelou dois novos aparelhos de LG e Samsung.

A Android Wear mostra notificações importantes ao usuário, evitando que ele fique olhando no telefone todos os dias. A média de visualizações dos usuários é de 125 por dia.

O relógio traz informações sobre voos, mensagens e notificações. O usuário pode escolher que tipo de ponteiros mostrará a hora. Também é possível dar comandos de voz ao relógio para criar lembretes, por exemplo. Tudo é sincronizado com o smartphone em tempo real.

O relógio permite também ver quem está ligando, contar os passos, controlar a reprodução de músicas e responder e ler mensagens. O usuário ainda pode usar comandos de voz para obter as informações sem precisar pegar o celular.

Fonte: G1
Foto: Elijah Nouvelage/Reuters

Comments are closed.