Carro voador chinês pode ser o primeiro a ser comercializado normalmente
6 de outubro de 2018 – 16:34 | Comentários desativados

A corrida em busca de produzir o primeiro carro voador comercialmente viável pode estar perto de ter um vencedor: é a Terrafugia, uma empresa chinesa que já desenvolve seu veículo com asas chamado Transition há …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Novidades

GM registra patente de Chevrolet Silverado no Brasil – Será que vem?

Submitted by on 21 de setembro de 2018 – 15:10No Comment

SILVERADO

A General Motors registrou no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial – a patente da Chevrolet Silverado da nova geração, que é comercializada atualmente na América do Norte e em algumas poucas regiões do mundo. O arquivamento dos dados referentes à picape não significam que a picape full size americana será de fato vendida aqui, mas se for o caso, esse passo é fundamental.
Acontece que os fabricantes precisam registrar patentes de seus produtos em diversas regiões do mundo para se protegerem de possíveis plágios ou clonagens, como acontece em alguns casos envolvendo principalmente carros chineses, embora estes não sejam exclusivos, vide o caso da Mahindra com a Jeep nos EUA. Assim, mesmo que os carros não sejam lançados, é necessária essa garantia.
Bom, mas no caso da Chevrolet Silverado 2019, a picape americana poderia ser lançada sim no mercado brasileiro. O modelo é atualmente feito em quatro plantas da GM na América do Norte, sendo uma delas no Canadá (Oshawa), duas nos EUA (Flint e Roanoke) e uma no México, onde a empresa possui uma fábrica de picapes em Silao, estado de Guanajuato.
Nesse último caso, a GM produz tanto a Chevrolet Silverado (Cheyenne no México) quanto a GMC Sierra, ambas da atual geração. No começo do ano, a CEO Mary Barra garantiu a manutenção da produção das duas picapes no México, reforçando o compromisso da montadora com o NAFTA. Assim, uma eventual chegada do modelo se dará logicamente através da unidade latina.
Isso garantiria que a Silverado chegasse ao Brasil com igualdade de condições com a RAM 2500, que já é vendida no país há bastante tempo e é a única do segmento full size que ainda permanece por aqui, custando R$ 264.900. O preço sem dúvida serviria de referência para a Chevrolet, mas não no caso de uma rival direta, como a Silverado HD. Então, o preço precisaria ser menor que isso.
A patente acima é da Silverado, mas do modelo 1500, mais leve e semelhante à RAM 1500 em proposta. Devemos lembrar que a FCA mostrou essa variante no último salão nacional. As 2500 precisam da CNH categoria D para o motorista, mas as 1500 não, o que aumenta o leque de clientes nesse caso.
E o que viria? Assim como a RAM 2500 (e eventualmente a 1500), a Silverado provavelmente só chegaria ao país com motor diesel e, no caso, com o novo seis em linha turbodiesel 3.0 Duramax com Start&Stop e câmbio Hydra-Matic de 10 marchas, o mesmo de Mustang e Camaro. Ainda não se sabe a potência do motor, mas provavelmente ficará na casa dos 240 cavalos, como a RAM 1500 EcoDiesel. Será que vem?

Texto: Ricardo de Oliveira

Fonte:  Notícias Automotivas

Portal Rodâo

Comments are closed.