Toyota Corolla está mais barato, mas só na versão de entrada
3 de abril de 2018 – 9:22 | Comentários desativados

O Toyota Corolla já está em 2019. Mas tamanha antecipação na mudança de ano/modelo só influenciou nos preços. Enquanto a versão de entrada ficou mais barata, as demais encareceram. A partir de agora a versão …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Novidades

Ford desenvolve sistema de câmeras para reconhecimento de passageiros

Submitted by on 7 de julho de 2014 – 10:16No Comment

06

Para tentar tornar seus carros mais inteligentes, a Ford está desenvolvendo em parceria com a empresa de tecnologia Intel uma nova tecnologia que conta com câmeras monitorando os passageiros. Contando com reconhecimento fácil, o sistema habilita ou desabilita funções de acordo com quem está ao volante, se há passageiros ou não e se é o motorista ou o passageiro quem comanda a central multimídia. Ainda não há, porém, previsão de que a novidade seja disponibilizada para o mercado.

A tecnologia é chamada de Mobile Interior Imaging e foi testada em um Ford Everest. Uma das principais funcionalidades é o reconhecimento de quem está ao volante. Assim que o motorista entra no carro, a câmera compara a imagem capturada com os rostos salvos e ajusta as configurações do carro para aquela pessoa. Ou seja, a central multimídia passa a exibir as informações mais interessam, como os contatos do celular, as rotas frequentemente traçadas e as músicas preferidas. O sistema também reconhece quando um passageiro entra no carro e passa a exibir na central multimídia somente informações “públicas”, como a rota do GPS. Durante esse período, a imagem de um cadeado é exibida no pára-brisas para que o motorista saiba que o carro está no modo de privacidade.

Já se o sistema não reconhecer o rosto de quem sentou no banco do condutor, o dono do carro recebe a foto da pessoa em seu celular e pode autorizá-la a dirigir o veiculo ou não. Ainda, é possível configurar os sistemas de segurança e limitar a velocidade, a quantidade de passageiro e o raio pelo qual o carro pode circular com o motorista temporário. Além disso, o sistema alerta o dono do carro caso o novo motorista faça “atividades impróprias”.

Outra funcionalidade bastante interessante permite que a tela sensível ao toque seja comandada somente pelo passageiro. O sistema entende quando o motorista quer ativar alguma função e impede o funcionamento dos comandos por toque. Assim, o reconhecimento por voz é ativado e permite que o condutor faça solicitações evitando distrações no trânsito. Já quando o passageiro tenta comandar a tela por toque, o sistema funciona normalmente.

Ainda com o objetivo de evitar distrações ao volante, o Mobii permite que o motorista combine alguns gestos com falas para ativar comandos. Caso ele queira, por exemplo, abrir o teto solar, basta apontar o dedo para o alto e dizer “abra”. Para fazer uma ligação, é preciso apontar para a frente do carro e dizer “ligar para…”. E mesmo fora do carro a novidade pretende continuar ajudando os motoristas mais esquecidos. Basta abrir o app do Mobii para ter acesso às imagens das câmeras internas. Assim, dá para conferir se você esqueceu a bolsa ou um casaco dentro do carro.

Fonte: Auto Esporte
Foto: Editora Globo

Comments are closed.