Yamaha lança moto de 3 rodas, a Niken, e mostra protótipo de Ténére 700
13 de novembro de 2017 – 10:07 | Comentários desativados

Yamaha lançou na segunda-feira (6), na Itália, sua primeira moto de alta cilindrada de 3 rodas. O modelo Niken já havia aparecido no Salão de Tóquio, mas somente agora a empresa revelou todos os detalhes …

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FLAGRA: FIAT TORO 2.4 MULTIAIR FLEX

Submitted by on 20 de janeiro de 2017 – 10:15No Comment

A Fiat aposta pesado na nova versão 2.4 da Toro. O modelo flagrado por Nilcemar Ferreira em Belo Horizonte (MG) entrega a nova motorização na combinação de versão e câmbio apontada pelos emblemas. O flagra feito na Avenida Amazonas, não muito longe da fábrica de Betim, diz tudo: não há versão Freedom 2.0 turbodiesel AT9, a versão de entrada terá câmbio automático de nove marchas apenas com o novo motor 2.4. A estimativa de preço inicial da nova configuração ficará na faixa entre os R$ 82.930 pedidos pela Toro Freedom 1.8 automática e os R$ 98 .730 cobrados pela Freedom 2.0 diesel manual, ou seja, algo próximo dos R$ 90 mil.

A nova motorização é uma evolução do antigo motor global 2.4 usado pela Chrysler. A união com a Fiat levou o fabricante americano a dar uma bela atualizada no propulsor, que passou a se valer do cabeçote MultiAir. Lá fora, são 186 cv e 24 kgfm de torque, porém, os valores devem subir para mais de 190 cv e 24,5 kgfm por aqui graças ao uso de sistema de taxa de compressão mais elevada e sistema flex de injeção. Um belo incremento face os 139 cv e 19,2 kgfm da Toro 1.8 flex (com etanol).

Lembrando que a tecnologia MultiAir utiliza o controle eletrohidráulico de abertura das válvulas de admissão para dar um bom torque a baixos e médios regimes, ou seja, podemos esperar por um desempenho superior ao da Toro 2.0 turbodiesel de entrada, capaz de ir de zero a 100 km/h em anunciados 9,5 segundos. Um dos carros mais rápidos da Fiat brasileira será uma picape, quem diria.

O objetivo será conquistar justamente o público mais urbano ou que roda a maior parte do tempo no asfalto, mas que deseja mais do que o pálido rendimento da Toro 1.8 E.torQ. A picape tem mais de 1.600 kg de peso na versão mais leve, um propulsor de maior litragem é algo mais do que desejado. Contudo, ao contrário dos modelos equipados com motor 2.0 MutiJet turbodiesel, a nova Toro 2.4 MultiAir não terá opção de tração integral, apenas dianteira.

Por que não o 2.0?

O impacto do IPI sobre veículos utilitários não é baseado sobrea litragem do motor, o que não mostraria vantagem em usar o 2.0 16V flex do Jeep Compass. Bem mais potente, o 2.4 MutiAir é o ideal para uma picape como a Toro, sem comprometer o desempenho ou a capacidade de carga.

Não será a única estreia de novo motor no estande da Fiat. O Mobi ganhará o novo 1.0 Firefly de três cilindros, que estreou recentemente no Uno e que virá em conjunto com a direção elétrica no subcompacto. O objetivo não é tirar o Mobi equipado com motor Fire de linha, ele permanece como a versão de entrada do carro.

Texto:  Júlio Cabralfiat-toro-estepe-4

Fonte: Auto Esporte

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