FIAT VAI PRODUZIR NA ARGENTINA O SUBSTITUTO DE GRAND SIENA E LINEA
A Fiat Chrysler anunciou hoje (5) um investimento de 500 milhões de dólares na fábrica argentina de Ferreyra, localizada a 900 km da capital Buenos Aires. O dinheiro será destinado ao chamado Projeto X6S, um novo sedã que substituirá de uma só vez o Linea e o Grand Siena no segundo semestre de 2017.
O projeto dará origem também a uma versão hatch, chamada internamente de Projeto X6H. Este último será produzido no Brasil e será o responsável por suceder o Punto. Os dois modelos serão baseados em uma versão estendida da plataforma 326 da Fiat (usada no atual Palio). Ou seja, terá distância entre-eixos e dimensões maiores que Linea e Punto.
Tanto X6S quanto X6H terão duas opções de motores: o GSE 1.3 de 105 cv e o E.Torq 1.8 16V de 128 cv, com câmbio manual de cinco marchas e automática de seis.
O modelo não tem nenhuma relação com o novo Fiat Tipo, sedã global apresentado no ano passado pela marca italiana. Ainda não se sabe se o Tipo será vendido no Mercosul – e nem quando ele poderia ser lançado.
A produção do X6S começará em meados de 2017 na fábrica argentina. Serão cerca de 100 mil unidades por ano, sendo 80% desse montante destinado para exportações. Se essa estimativa se confirmar, o sedã seria o segundo modelo em volume de produção no paÃs vizinho – a primeira é a Toyota Hilux, com 140 mil unidades por ano.
“Será um carro com qualidade suficiente para ser exportado e ser um sucesso em todo o mundo.â€, assegura Cristiano Ratazzi, presidente da Fiat Chrysler Automobiles na Argentina.
FONTE: Uol.com/ Caranddrive
TEXTO: Carlos Cristófalo